Syngenta celebra 10 anos de Operation Pollinator na Feira Nacional de Agricultura

Syngenta celebra 10 anos de Operation Pollinator na Feira Nacional de Agricultura

[Fonte: Syngenta]

O Operation Pollinator é um programa internacional da Syngenta para incremento das populações de insetos polinizadores e estímulo da Biodiversidade nos campos agrícolas.

O 10º aniversário do projeto é assinalado na Feira Nacional de Agricultura, em Santarém, com um debate no dia 13 de Junho à tarde, e uma exposição fotográfica patente na feira.

Programa:

14:30 Receção e acreditação dos convidados, com visita à exposição fotográfica dos “10 Anos Operation Pollinator”

15:00 Sessão de abertura:

• Boas vindas pela Eng.ª Felisbela Torres de Campos (Responsável Registo & Assuntos Corporativos da Syngenta Portugal)
• Discurso Inaugural pelo Eng.º Eduardo Oliveira e Sousa (Presidente da CAP)

15:20 Apresentação do relatório do The Good Growth Plan e da nova estratégia Syngenta para acelerar a inovação

Eng.º António Saraiva, Responsável de Assuntos Corporativos da Syngenta AME e Sul da Europa

15:35 Balanço dos 10 Anos do Operation Pollinator em Portugal

Eng.ª Felisbela Torres de Campos, Responsável Registo & Assuntos Corporativos da Syngenta Portugal

15:45 Debate “Biodiversidade e Agricultura, uma aliança necessária”:

Moderador do debate: Eng.º José Diogo Albuquerque (Gestor do site de agricultura “Agroportal” e ex-Secretário de Estado da Agricultura)

17:00 Formalização da assinatura de protocolos entre a Syngenta e duas empresas do setor agroalimentar

17:15 Cerimónia de entrega dos prémios “10 Anos de Operation Pollinator”

17:45 Encerramento do evento com vinho da Lagoalva

O Operation Pollinator teve início há 15 anos no Reino Unido e decorre atualmente em oito países europeus, incluindo Portugal, onde começou em 2009. A nível nacional foi implementado em várias quintas-piloto: Estação Agrária de Viseu (macieiras), Escola Superior Agrária de Castelo Branco (olival e cerejeiras), Sogrape (vinha), Quinta do Vilar (macieiras), Quinta da Ermegeira (pereiras), Quinta da Cholda (milho), Vitacress (hortícolas de ar livre), Herdade do Pinheiro (arroz) e, mais recentemente, na Bacalhôa Vinhos.

Durante o evento na Feira Nacional de Agricultura serão formalizados novos protocolos para implementação do Operation Pollinator nos campos agrícolas de duas empresas Agroalimentares de referência em Portugal.

O projeto Operation Pollinator consiste na instalação de margens multifuncionais nas parcelas agrícolas para atrair insetos polinizadores e outra fauna auxiliar benéfica para a agricultura. Estas margens multifuncionais são corredores verdes, com 1,5 m a 5 m de largura, que alternam com as culturas agrícolas, ou podem ser instaladas em zonas marginais das parcelas agrícolas, ocupando em geral 3% a 6% da área da exploração.

Em parceria com centros de investigação e universidades, a Syngenta estudou as espécies autóctones de plantas aromáticas e herbáceas mais indicadas para usar nas margens multifuncionais, e selecionou a mistura de sementes ideal para que estes corredores verdes se mantenham floridos durante a maior parte do ano, atraindo os polinizadores que aí encontram condições para se fixar, alimentar e reproduzir-se. As sementes são fornecidas pela empresa portuguesa Fertiprado e usadas em todas as explorações agrícolas da Península Ibérica que participam no Operation Pollinator.

A criação de habitats para os polinizadores foi comprovada por estudos independentes, que atestam que o Operation Pollinator pode contribuir para  aumentar o número de abelhas silvestres até 600%, o número de borboletas até 12 vezes e de outros insetos mais de 10 vezes, num ciclo de 3 anos.

A presença de polinizadores e outros insetos benéficos nos campos agrícolas permite um maior equilíbrio das pragas e maior produção e qualidade das culturas agrícolas que dependem da polinização. O Operation Pollinator também ajuda a reduzir significativamente a erosão do solo e a proteger os valiosos recursos hídricos de eventuais contaminações.

Na Península Ibérica este programa já ajudou a incrementar a biodiversidade em 16.257 hectares de terrenos agrícolas e a nível mundial já totaliza 6,4 milhões de hectares beneficiados. O Operation Pollinator faz parte do The Good Growth Plan, o plano de compromissos da Syngenta para com os  Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Comente este artigo

O artigo Syngenta celebra 10 anos de Operation Pollinator na Feira Nacional de Agricultura foi publicado originalmente em Syngenta

Anterior Carta da Lusomorango apela a soluções para problemas no Perímetro de Rega do Mira
Próximo Projetos agrícolas herdados do QREN deixam por aplicar 30% do apoio atribuído

Artigos relacionados

Comunicados

CAP visita Bloco Logístico e o Modelo de Loja Eficiente da Mercadona

O Presidente da CAP, Eduardo Oliveira e Sousa, e o Secretário-Geral Luís Mira visitaram hoje as instalações da Mercadona em Madrid.
A agenda do dia incluiu a visita ao Bloco Logístico Século XXI, em Ciempozuelos, e a visita a um supermercado da Mercadona com o Novo Modelo de Loja Eficiente. […]

Comunicados

EUROPA – Press releases – server inaccessibility

[Fonte: Comissão Europeira]
Serveur de communiqués de presse indisponible actuellement
Le serveur des communiqués de presse est actuellement indisponible.Vous pouvez néanmoins accéder aux derniers communiqués de presse en cliquant iciNous sommes désolés pour les inconvénients occasionnés. […]

Comunicados

FNA 2019 – 56.ª Feira Nacional de Agricultura / 66.ª Feira do Ribatejo

[Fonte: GPP]
De 8 a 16 junho na Feira Nacional de Agricultura, no CNEMA em Santarém, o GPP disponibiliza uma zona institucional na Nave A (stand 62), com a participação de várias entidades da área governativa da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural. […]