Suinicultura nacional cresce à boleia das exportações

Suinicultura nacional cresce à boleia das exportações

[Fonte: Vida Rural]

O Executivo anunciou esta quinta-feira (24 de maio) a abertura do mercado indiano às exportações de carne de suíno nacional. De acordo com a secretaria de Estado da Agricultura, com o acordo agora firmado, “os preços pagos ao produtor atingem o segundo melhor preço da União Europeia” – 165 euros/100 kg de carcaça.

A Índia é um mercado com um potencial de consumo que ultrapassa os mil milhões de consumidores, razão pela qual, segundo o Governo, é um dos países mais atrativos para as exportações nacionais, nomeadamente para a carne de suíno.

Numa nota enviada às redações, Capoulas Santos, ministro da Agricultura, refere a abertura deste mercado às exportações nacionais “são boas notícias para a produção nacional”. “Os esforços que o Ministério e a produção, em conjunto, fizeram para ultrapassar a difícil crise em que a fileira estava afundada quando este Governo tomou posse”, acrescenta.

A internacionalização tem sido uma das maiores apostas deste Governo. Desde que tomou posso, o Executivo já abriu 45 mercados, para 153 produtos (113 da área animal e 40 de origem vegetal), esperando-se ainda mais 53 mercados para viabilização da exportação de 210 produtos, sendo 158 da área animal e 52 da área vegetal.

Comente este artigo

O artigo Suinicultura nacional cresce à boleia das exportações foi publicado originalmente em Vida Rural

Anterior Abertura do mercado da Índia à carne de suíno. Preço pago ao produtor é o 2º melhor da UE
Próximo El CES europeo lo tiene claro: “Los pagos directos de la PAC solo deberían destinarse a los agricultores activos”

Artigos relacionados

Nacional

Aquatropolis Academy é “absolutamente decisiva” para a renovação da economia do mar

[Fonte: Agricultura e Mar]
“A Aquatropolis Academy é um exemplo de sucesso, onde a formação vai ser decisiva para a renovação e requalificação de vários sectores da economia do mar”, disse Rui Pedrosa, vice-presidente do Politécnico de Leiria, na cerimónia de lançamento da Aquatropolis Academy, […]

Últimas

APAS Floresta faz acção de formação em motosserras. Inscrições abertas

[Fonte: Agricultura e Mar]

A APAS Floresta — Associação de Produtores Florestais, em parceria com a TreeFormação — Silvicultura, 4develop e a Stihl irá realizar nos dias 9, 10 e 11 de Outubro, uma acção de formação em motosserras, nas suas instalações em Cadaval. […]

Nacional

Comissão Europeia aprova novas medidas para uma política comercial mais equilibrada

[Fonte: Vida Rural]
A Comissão Europeia apresentou recentemente um conjunto de medidas que têm como objetivo desenvolver uma política comercial “mais equilibrada” e que impulsione a aplicação normas comunitárias.
O documento intitulado ‘Uma política comercial equilibrada e progressiva para controlar a globalização’ conta com cinco medidas que têm como finalidade criar um ecossistema equitativo para o comércio. […]