Suinicultura nacional cresce à boleia das exportações

Suinicultura nacional cresce à boleia das exportações

[Fonte: Vida Rural]

O Executivo anunciou esta quinta-feira (24 de maio) a abertura do mercado indiano às exportações de carne de suíno nacional. De acordo com a secretaria de Estado da Agricultura, com o acordo agora firmado, “os preços pagos ao produtor atingem o segundo melhor preço da União Europeia” – 165 euros/100 kg de carcaça.

A Índia é um mercado com um potencial de consumo que ultrapassa os mil milhões de consumidores, razão pela qual, segundo o Governo, é um dos países mais atrativos para as exportações nacionais, nomeadamente para a carne de suíno.

Numa nota enviada às redações, Capoulas Santos, ministro da Agricultura, refere a abertura deste mercado às exportações nacionais “são boas notícias para a produção nacional”. “Os esforços que o Ministério e a produção, em conjunto, fizeram para ultrapassar a difícil crise em que a fileira estava afundada quando este Governo tomou posse”, acrescenta.

A internacionalização tem sido uma das maiores apostas deste Governo. Desde que tomou posso, o Executivo já abriu 45 mercados, para 153 produtos (113 da área animal e 40 de origem vegetal), esperando-se ainda mais 53 mercados para viabilização da exportação de 210 produtos, sendo 158 da área animal e 52 da área vegetal.

Comente este artigo

O artigo Suinicultura nacional cresce à boleia das exportações foi publicado originalmente em Vida Rural

Anterior Abertura do mercado da Índia à carne de suíno. Preço pago ao produtor é o 2º melhor da UE
Próximo El CES europeo lo tiene claro: “Los pagos directos de la PAC solo deberían destinarse a los agricultores activos”

Artigos relacionados

Últimas

Fuga de toiro faz quatro feridos e danifica carros em Arruda dos Vinhos

[Fonte: Público]

O recinto desenvolve-se no centro da vila a partir do largo situado entre os Paços do Concelho e o chafariz pombalino

Um toiro que fugiu do recinto onde se realizam as tradicionais largadas das Festas de Nossa Senhora da Salvação, […]

Últimas

Açores querem mais verbas da PAC no pós 2020

O secretário regional da Agricultura e Florestas defendeu esta quinta-feira que uma “boa Política Agrícola Comum (PAC)” pós 2020 para os Açores terá de ter uma dotação financeira superior ao atual quadro comunitário de apoio.
Além disso, terá também de ter um aumento das ajudas aos pagamentos diretos, […]

Nacional

Pedrógão Grande. Caixa negra da Proteção Civil revela pedidos de ajuda sem resposta por falha do SIRESP

[Fonte: Observador]

Os pedidos de socorro de pelo menos dez pessoas terão ficado sem resposta por parte dos meios de socorro no incêndio de Pedrógão Grande devido a falhas no sistema de comunicações SIRESP. A fita do tempo, a que os jornais Público e Jornal de Notícias tiveram acesso, […]