Suinicultores criam prémio para promoção do ambiente

Suinicultores criam prémio para promoção do ambiente

[Fonte: Voz do Campo]

A Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores – FPAS assinou um protocolo que permite a criação do Prémio Especial Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, na presença do Secretário de Estado de Alimentação e Veterinária, Luís Medeiros Vieira. Uma das distinções a ser atribuída no evento anual Porco D’Ouro, a gala que distingue os melhores produtores a nível nacional e que este ano será realizada a 21 de junho.

O Prémio Especial Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural decorre da assinatura de um protocolo de colaboração com a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária e visa, entre outros aspetos, premiar as explorações suinícolas que manifestem um melhor desempenho ambiental na prossecução da sua atividade.

Ao mesmo tempo foi também apresentado o novo Sistema Informativo da Sanidade dos Suínos, uma plataforma informática acessível através da internet e na qual todos os intervenientes poderão atualizar os registos relevantes no que respeita à sanidade animal nas suas explorações. “Um dos principais benefícios desta inovação é a facilitação dos procedimentos relativos à exportação de carne de porco e de animais vivos, uma vez que, para qualquer país de destino, o conhecimento do estatuto sanitário dos animais é uma das condições essenciais para a decisão de compra. O facto de esta plataforma permitir um controlo em tempo real da situação sanitária do país é para nós de extrema relevância”, afirma Vítor Menino, Presidente da FPAS que acrescenta “esta plataforma permite, igualmente, conhecer os procedimentos relativos ao ambiente e biossegurança nas explorações, questões que não podem ficar de fora na avaliação da qualidade de quem produz”.

Comente este artigo

O artigo Suinicultores criam prémio para promoção do ambiente foi publicado originalmente em Voz do Campo

Anterior Cantabria convoca ya las ayudas europeas de la PAC incluidas en la solicitud única para 2019
Próximo Candidaturas abertas aos prémios "Mais Alqueva, Mais Valor"

Artigos relacionados

Últimas

Debate virtual: A construção da rede de competências regional sobre agroecologia nos países de língua portuguesa – 11 a 24 de Setembro 2017

Rede da Sociedade Civil para a Segurança Alimentar e Nutricional na Comunidade de Países da Língua Portuguesa
Desenvolvida e explorada a partir dos conhecimentos científicos da ecologia e dos conhecimentos ancestrais dos povos desde sempre ligados ao trabalho e co-construção da natureza (agricultores familiares, camponeses, pastores, […]

Últimas

Governo reitera “abertura” para acolher conferência dos Oceanos em Portugal

Lisboa, 04 jul (Lusa) – A ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, reiterou hoje a “abertura” do Governo de Portugal para acolher, em 2020, a segunda conferência dos Oceanos, depois de uma primeira ter decorrido este ano nos Estados Unidos.

“É uma obrigação [de Portugal] dar um sinal de abertura para a futura conferência dos Oceanos”, […]

Nacional

Governo apoia “exclusivamente” proprietários que cumpram regras de ordenamento florestal

FOTO DR

O Ministério da Agricultura diz que o processo de reflorestação da região Centro vai ter que obedecer à legislação em vigor, indicando que esta é “condição indispensável” à obtenção de apoio por parte dos proprietários afetados pelos incêndios.
“O Ministério da Agricultura está e sempre esteve atento às florestações e reflorestações que aprovou, […]