Sílvia Fagnani na Fito entrevista, Diretora Executiva do Sindiveg.

Sílvia Fagnani na Fito entrevista, Diretora Executiva do Sindiveg.

[Fonte: Anipla - fitoentrevista]

Esta semana entrevistamos Sílvia Fagnani, Diretora Executiva do Sindiveg, a associação brasileira para a defesa da indústria de proteção das plantas.

Fundado em 1941, o Sindiveg é composto por 37 empresas do setor e tem um papel de relevo no Brasil, na representação das suas associadas junto dos poderes públicos e da sociedade civil.

Sílvia Fagnani está na associação desde 2013, tendo assumido a direção em Julho de 2015. Com uma agenda preenchida na defesa de um sector mal compreendido, o seu mandato tem ficado marcado pela forte luta contra a contrafação de fitofármacos ilegais.

1. Na sua perspectiva, qual a importância que a agricultura tem na alimentação mundial?

A agricultura é essencial na alimentação mundial; sem ela não teríamos a produção de alimentos, energia, vestimentas, borracha, etc. Pequenos, médios e grandes produtores trabalham incansavelmente todos os dias para produzir alimentos com qualidade, variedade e quantidade suficiente para alimentar milhares de pessoas no mundo.

2. Considera que a população está ciente dos desafios da agricultura?

Não. Principalmente, a população urbana ainda precisa conhecer as dificuldades passadas pelo agricultor e também os benefícios e a presença do agronegócio no dia-a-dia.

3. Na sua perspectiva, quais os maiores mitos existentes, por parte do consumidor, sobre a agricultura moderna?

Muitos mitos são gerados por essa falta de conhecimento da população sobre o agronegócio. É importante esclarecer a população de que os alimentos seguros e saudáveis vêm das mãos do agricultor.

4. Quais são, na sua visão, os desafios ao setor agrícola para os próximos anos?

A produção sustentável sem desperdício de alimentos (segundo a FAO, 30% dos alimentos produzidos anualmente são desperdiçados) e uma melhor distribuição de alimentos produzidos.

5. Que medidas considera que deveriam ser tomadas pelo setor agrícola para aproximar o consumidor da agricultura moderna?

Campanhas de comunicação para apresentar o que é a agricultura, como são produzidos os alimentos, quais os elementos da produção e porque precisam de ser utilizados. A importância da agricultura para a produção de alimentos com qualidade, variedade e quantidade suficiente para alimentar populações do mundo inteiro. E que os alimentos convencionais são seguros para consumo.

Comente este artigo

O artigo Sílvia Fagnani na Fito entrevista, Diretora Executiva do Sindiveg. foi publicado originalmente em Anipla - fitoentrevista

Anterior Los agricultores, “perplejos” ante unos datos de la renta agraria que ven como “una tomadura de pelo”
Próximo La cebada frena su tendencia alcista en la semana del Puente y el maíz toma aire

Artigos relacionados

Nacional

Prescrição de frutas e legumes: americanos querem curar doenças com hortofrutícolas

[Fonte: Vida Rural]
E se quando fosse ao médico recebesse uma prescrição de frutas e legumes em vez dos habituais medicamentos? Nos Estados Unidos da América, uma organização não-governamental está a levar a cabo uma experiência piloto que pretende fazer isso mesmo e os resultados estão a ser satisfatórios, […]

Nacional

Aconselhamento agrícola e florestal passa a ter apoio de 100% das despesas até 1.500 euros

[Fonte: Jornal económico]

As despesas até 1.500 euros com serviços de aconselhamento agrícola e florestal feitas a partir de 17 de outubro vão passar a ser apoiadas a 100%, segundo uma portaria publicada hoje em Diário da República.
Segundo a primeira alteração à […]

Últimas

ANEBE tem dez novos membros

[Fonte: Vida Rural]
A Associação Nacional de Empresas de Bebidas Espirituosas (ANEBE) reforçou a sua estrutura com a entrada de dez novos membros – Gin Tinto e Licores Cantares de Portugal, Gin Gold Grall, Gin e Aguardente Bagaceira ADAMUS, Licor Dom Cristina, […]