Sete ilhas dos Açores sob aviso laranja devido à depressão Carlos

Sete ilhas dos Açores sob aviso laranja devido à depressão Carlos

[Fonte: Açoriano Oriental]

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou sob aviso laranja os grupos central e ocidental, o primeiro por agitação marítima e o segundo devido à mesma situação e também por ventos fortes.

Em nota do instituto, é estabelecido o aviso laranja no grupo central – Terceira, Graciosa, Pico, São Jorge e Faial – para todo o dia de sexta-feira, embora na quinta-feira haja um aviso amarelo para ventos fortes a partir das 18 horas (hora dos Açores).

Já o grupo ocidental – Flores e Corvo – está sob aviso laranja devido ao vento a partir das 18 horas de quinta-feira e agitação marítima durante toda a sexta-feira.

O grupo oriental – São Miguel e Santa Maria – estará em aviso amarelo na sexta-feira devido à previsão de vento forte e agitação marítima.

O IPMA diz que a depressão Carlos deve posicionar-se na quinta-feira a noroeste do arquipélago dos Açores, deslocando-se para este-sueste e provocando “um aumento da intensidade do vento e da agitação marítima em toda a região”.

Também a Autoridade Marítima Nacional emitiu uma nota recomendando a “adoção de medidas de precaução, nomeadamente o reforço da amarração e vigilância apertada das embarcações atracadas” e “o evitar de passeios junto ao mar, em especial nos molhes, e nas praias”.

“A população deve evitar as zonas costeiras, em especial as expostas à agitação marítima e junto à orla marítima, manter uma atitude vigilante, tendo em conta que nestas condições extremas, o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras”, diz ainda a autoridade.

Comente este artigo

O artigo Sete ilhas dos Açores sob aviso laranja devido à depressão Carlos foi publicado originalmente em Açoriano Oriental

Anterior Um deputado perigoso e um primeiro-ministro encurralado?
Próximo 191 milhões de euros para promoção dos produtos agroalimentares europeus, na UE e no estrangeiro

Artigos relacionados

Sugeridas

Atelier de Inovação de Produção Animal – 18 Julho 2017

Os ateliers de inovação chegam ao fim, amanhã, dia 18 de Julho com o tema da produção animal. O último atelier de inovação decorrerá na ESAS – Escola Superior Agrária de Santarém.
Como é habitual o atelier de inovação decorre através de um workshop de um dia, […]

Últimas

I Jornadas Clínicas de Produção de Leite

[Fonte: Voz do Campo]

A Associação de Estudantes de Medicina Veterinária da Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro (AEMV-UTAD) vai organizar um novo evento na área de bovinos, as “I Jornadas Clínicas de Produção de Leite”.
Na procura de maior proximidade com a maioria dos intervenientes, […]

Nacional

Bem-vindos ao “comboio mágico da inovação”. Destino? Idanha-a-Nova

[Fonte: Eco]
Setenta empreendedores juntaram-se num comboio. Destino? Idanha-a-Nova e o segundo bootcamp da maior iniciativa europeia no ramo da sustentabilidade. Neste comboio, o futuro parece mais verde.

De Lisboa a Idanha-a-Nova são mais de 260 quilómetros: de campo, céu azul e, este fim de semana, […]