PS quer lançar campanha nacional sobre “qualidades” e “benefícios” do consumo de leite

PS quer lançar campanha nacional sobre “qualidades” e “benefícios” do consumo de leite

[Fonte: O Jornal Económico]

Grupo Parlamentar do PS apresentou projeto de resolução que insta o Governo a desenvolver uma “campanha de informação sobre as qualidades do leite e dos seus benefícios para a saúde”. Deputados socialistas criticam “bebidas apresentadas como ‘alternativas’ ao leite e que utilizam de forma ilegal a denominação de ‘leite’”.

“Nos últimos anos em Portugal, tem-se assistido uma instabilidade no setor leiteiro, particularmente grave ao nível da produção”, começa por salientar o projeto de resolução entregue pelo Grupo Parlamentar do PS na Assembleia da República, a 14 de junho, recomendando ao Governo que desenvolva uma “campanha de informação sobre as qualidades do leite e dos seus benefícios para a saúde”.

“As razões para este são diversas, quer de origem externa – como o fim das quotas leiteiras, o embargo russo ou a crise económica – mas, também de origem interna, derivadas do decréscimo no consumo de leite e dos seus derivados. A diminuição do consumo interno de leite e de produtos lácteos deve-se, entre outras razões, ao aparecimento, e o aumento do consumo, de bebidas apresentadas como ‘alternativas’ ao leite que utilizavam e utilizam de forma ilegal a denominação de ‘leite’”, acusam os deputados do PS, na exposição de motivos do diploma.

“Constata-se, igualmente, a difusão de verdadeiras campanhas, pelos mais diversos meios de comunicação, contra o consumo de leite. Estas campanhas de desinformação, sem qualquer suporte científico, associam ao consumo de leite influências negativas no bem-estar e saúde humanas, contribuindo para um aumento das preocupações dos consumidores relativamente a este produto”, criticam os deputados socialistas. “Neste contexto, a reflexão sobre a pertinência do consumo de leite, o seu valor nutritivo e benefícios para a saúde, torna-se necessária, contribuindo para um melhor esclarecimento ao consumidor. Assumem, neste âmbito, particular relevo, as entidades públicas ou devidamente credenciadas, que possam atestar as propriedades do leite e dos seus derivados”.

Através do projeto de resolução, o Grupo Parlamentar do PS recomenda ao Governo que “desenvolva uma campanha de informação, de âmbito nacional, com a participação do Ministério da Saúde, do Ministério da Educação, do Ministério da Agricultura Florestas e Desenvolvimento Rural, do Ministério da Ciência e Tecnologia, do Ministério da Economia e do Ministério do Trabalho e da Segurança Social, sobre as qualidades do leite e os benefícios do seu consumo para a saúde da população”.

Comente este artigo

O artigo PS quer lançar campanha nacional sobre “qualidades” e “benefícios” do consumo de leite foi publicado originalmente em O Jornal Económico.

Anterior Incêndios. PSD vai avaliar trabalho do Governo no final da época de fogos
Próximo Hoje há debate quinzenal com o primeiro-ministro sobre políticas ambientais e de valorização do território

Artigos relacionados

Últimas

Estratégias de controlo do aranhiço vermelho em fruticultura em Seminário

[Fonte: Voz do Campo]

Vai ter lugar já no próximo dia 23 de maio, em Alcobaça, no INIAV (Auditório da Estação Nacional de Fruticultura Vieira Natividade, um seminário sobre estratégias de controlo do aranhiço vermelho em fruticultura.
Programa:16.00h – Receção dos participantes16.15h – […]

Ofertas

Oferta de emprego – Comercial (M/F) – Part-Time

O MAPO Mercado Agrícola Português Online pretende reforçar a equipa comercial.

Nacional

Dia de Campo / Acção de demonstração do grupo operacional MaisSolo

[Fonte: Revista Frutas Legumes e Flores]

A 26 de Fevereiro, vai realizar-se o Dia de campo / Acção de demonstração do Grupo Operacional MaisSolo. Tendo como ponto de encontro a Agromais Plus, na Golegã, esta iniciativa é promovida pelo Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional (Cothn) e vai consistir na visita aos campos piloto deste projecto. […]