Proteção Civil: “Grande parte do incêndio em fase adiantada de rescaldo. Tarde vai trazer dificuldades”

Proteção Civil: “Grande parte do incêndio em fase adiantada de rescaldo. Tarde vai trazer dificuldades”

[Fonte: O Jornal Económico]

Os incêndios florestais em Mação e em Vila de Rei, que lavram desde o fim-de-semana, estão em fase de rescaldo, na sua maioria, segundo a Proteção Civil.

“A situação está consideravelmente mais favorável: 90% do incêndio esta em resolução. Uma grande parte do incêndio esta numa fase adiantada do seu rescaldo.”, disse o comandante operacional Luís Belo Costa, em conferência de imprensa esta terça-feira, 23 de julho.

“O incêndio ontem foi travado em zonas extraordinariamente difíceis. Os trabalhos durante a noite foram frutíferos: este trabalho foi feito com recurso a maquinaria pesada e forças apeadas”, explicou o responsável na conferência de imprensa na Sertã.

“Vamos ver se conseguimos que durante a manha terminemos esta tarefa e consigamos melhorar os resultados”, afirmou.

Para o dia de hoje, Luís Belo Costa alertou para as condições meteorológicas adversas. “O dia vai ser semelhante aos últimos dias com temperaturas muito elevadas. O vento vai intensificar a partir da hora de almoço. A tarde vai nos trazer dificuldades”, avisou o comandante para as dificuldades que as autoridades esperam enfrentar durante esta terça-feira.

O comandante explicou que as autoridades estiveram a delinear o plano de ação para as próximas horas “Estivemos a delinear plano de ação que passa por intensificar o trabalho com maquinaria pesada nestas frentes. Vamos intensificar as manobras nos 10% de perímetro que nos falta consolidar”, adiantou Luís Belo Costa.

Comente este artigo

O artigo Proteção Civil: “Grande parte do incêndio em fase adiantada de rescaldo. Tarde vai trazer dificuldades” foi publicado originalmente em O Jornal Económico.

Anterior “Onde há poucas pessoas, há pouco investimento público”, critica presidente da Câmara Municipal de Foz Côa
Próximo Quando só fogo trava o fogo

Artigos relacionados

Sugeridas

Cristas quer apoios para agricultores se adaptarem às alterações climáticas

[Fonte: Rádio Renascença]
“Temos de apoiar os agricultores, os produtores, em vários domínios, em vários investimentos, […]

Sugeridas

Protocolo entre o ICNF e a Resipinus atribui competências de vigilância da floresta aos resineiros

[Fonte: Gazeta Rural]

O Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a Resipinus – Associação dos Destiladores e Exploradores de Resina assinaram em Proença-a-Nova um protocolo que permite que cerca de uma centena de resineiros possam acumular a atividade de resinagem com a vigilância da floresta contra os incêndios florestais. […]

Nacional

Ministério da Agricultura paga 73 milhões de euros de apoios aos agricultores

[Fonte: Agricultura e Mar]

O Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, liderado por Luís Capoulas Santos, […]