Proteção Civil está a enviar SMS à população a alertar para risco de incêndio

Proteção Civil está a enviar SMS à população a alertar para risco de incêndio

[Fonte: O Jornal Económico]

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) está a enviar mensagens de texto à população para alertar para o risco de incêndio.

Os SMS com o remetente AvisoPROCIV têm sido enviados ao longo do dia desta sexta-feira, 13 de setembro, pela ANEPC. “Risco extremo de incêndio rural. Fique atento. Evite o uso do fogo. Em caso de dúvida: 800 246 246 ou www.prociv.pt/anepc”.

As mensagens estão a ser enviadas depois de a ANEPC ter declarado o alerta vermelho para 10 distritos de Portugal:  Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Lisboa, Portalegre, Santarém, Setúbal, Vila Real e Viseu.

A ANEPC emitiu assim “um aviso à população por SMS, de modo a informar os cidadãos acerca da situação de risco extremo de incêndios rurais”, segundo esta autoridade.

“A mensagem de aviso é emitida com o remetente AvisoPROCIV e inclui a referência a um número de atendimento da ANEPC (800 246 246, acessível nas 24 horas seguintes ao envio do SMS), através do qual os cidadãos poderão esclarecer as suas dúvidas, caso necessitem”, explica a ANEPC.

A Proteção Civil esclarece que o “SMS não tem quaisquer custos para o utilizador, e não requer qualquer adesão por parte do mesmo”.

O país está a ser assolados por vários incêndios na tarde desta sexta-feira. Na Sertã, distrito de Castelo Branco, um incêndio florestal está a ser combatido por mais de 300 operacionais, 85 viaturas e oito meios aéreos, segundo a Lusa.

Já em Valpaços, distrito de Vila Real, um incêndio florestal está a ser combatido por 282 operacionais, apoiados por 86 viaturas e cinco meios aéreos.

Incêndios: Mais de 100 concelhos de 13 distritos em risco máximo

Comente este artigo

O artigo Proteção Civil está a enviar SMS à população a alertar para risco de incêndio foi publicado originalmente em O Jornal Económico.

Anterior O olival intensivo ocupa apenas “1,5% do conjunto da área do Alentejo”?
Próximo Mais de 200 operacionais combatem fogo em Miranda do Corvo

Artigos relacionados

Últimas

Semente nacional certificada é o caminho para valorizar a agricultura portuguesa 

O dia 26 de Junho de 2017 ficará para história da Agricultura Portuguesa pelo consenso alcançado entre entidades públicas e privadas em torno da ideia de que Portugal precisa de reduzir a sua dependência do exterior em matéria de semente certificada. […]

Nacional

Estudo de viabilidade do ‘Projeto Tejo’ vai avançar

Um ano depois da sua apresentação pública, o ‘Projeto Tejo – Aproveitamento Hidráulico de Fins Múltiplos do Tejo e Oeste’ vai começar a ser estudado pelo Executivo que quer avaliar a sua viabilidade técnica e financeira, […]

Nacional

Festival do Vinho do Douro Superior reafirma identidade da região

O Festival do Vinho do Douro Superior (FVDS) assinala a sua 8.ª edição, com data marcada para os dias 17, 18 e 19 de maio de 2019. […]