Projeto SeaBioData – Ferramenta Web

Projeto SeaBioData – Ferramenta Web

[Fonte: IPMA]

Projeto SeaBioData – Ferramenta Web

teste2018-12-27 (IPMA)

Projeto SeaBioData – Desenvolvimento de uma ferramenta web para monitorizar a atividade da pesca em Áreas Marinhas Protegidas (AMPs)

O projeto SeaBioData (Portuguese Seamounts Biodiversity Data Management, PT02-0017 EEA Grants), uma parceria entre o IPMA e o INESC-TEC, foi desenvolvido com o objetivo de aumentar a capacidade nacional de avaliação e previsão do estado ambiental em águas marinhas, mediante o desenvolvimento de um sistema de aquisição e organização de dados. No mesmo sistema, é igualmente disponibilizado um conjunto de serviços interoperáveis para disseminação desses dados, permitindo a consulta e extração de informação agregada.

No âmbito do SeaBioData, foi desenvolvida uma ferramenta web para produzir e visualizar informação sobre as pressões humanas, concretamente a intensidade de pesca, numa área geográfica relativa aos montes submarinos do complexo geológico Madeira-Tore (NE Atlântico), definida pela Administração Portuguesa como uma potencial futura AMP. A informação proveniente do sistema de monitorização contínua de embarcações (VMS) e do diário de pesca dos navios portugueses que operam nessas áreas, previamente analisada pelo IPMA no âmbito do projeto BIOMETORE, foi incorporada nesta aplicação, que inclui um conjunto de funcionalidades incluindo a exploração e visualização de dados, mostrando resultados sobre a intensidade da pesca selecionada por tipo de arte, espécie e período temporal. A interface será disponibilizada em breve no site do IPMA aos potenciais utilizadores finais – administração, pescadores e comunidade científica.

Imagens associadas

Siga-nos no:

Comente este artigo

O artigo Projeto SeaBioData - Ferramenta Web foi publicado originalmente em IPMA

Veja a previsão do tempo e oportunidade para pulverizar na nossa página de Meteorologia powered by Syngenta 

Anterior Los ganaderos acudirán al Parlamento Europeo a defender el toro bravo en la negociación de la PAC
Próximo Cultivares de Oliveira: Cordovil de Serpa

About author

Artigos relacionados

Ofertas

Oferta de Emprego – Engenheiro Agrónomo (M/F) – Vila Franca de Xira

A Associação de Beneficiários da Lezíria Grande de Vila Franca de Xira (ABLGVFX), responsável pela gestão do Aproveitamento Hidroagrícola da Lezíria Grande de Vila Franca de Xira (AHLGVFX), pretende admitir Eng. Agrónomo (m/f) para integrar o Departamento de Planeamento, Projectos, Conservação e Exploração.

Dossiers

Oferta de emprego – Operadores de Armazém – Olhão

A Madre Fruta está a recrutar Operadores de Armazém para reforço do seu Departamento Comercial e Logístico durante o período de campanha da framboesa (Janeiro a Junho), com possibilidade de integração permanente na empresa.

Dossiers

​Portugal vai ter novo plano contra incêndios

[Fonte: Rádio Renascença]

Veja também:

Depois de ter estado na equipa que preparou uma proposta, após os trágicos incêndios de 2003-2005, de um plano de defesa da floresta contra incêndios, Tiago Oliveira volta a estar na génese do seu substituto. Nas mãos do Governo está […]