Projeto de implementação de sistema de alerta de aluviões na Madeira vai custar 342 mil euros

Projeto de implementação de sistema de alerta de aluviões na Madeira vai custar 342 mil euros

[Fonte: O Jornal Económico]

Uma portaria publicada na passada terça-feira no Jornal Oficial da Região Autónoma da Madeira (JORAM), referente ao projeto de implementação do sistema de alerta de aluviões na região – estudo do leque aluvionar da baía do Funchal, vai custar 342 mil e 500 euros.

Este ano a Região vai pagar 334 mil e 500 euros, e no ano de 2020 vão ser pagos 8 mil euros, diz a portaria publicada no JORAM.

Um estudo publicado em 2018 que avaliava o risco de aluviões na Madeira diz que “uma aposta séria nas acções de monitorização e de investigação deste tipo de fenómenos, poderá a prazo contribuir para melhoria significativa da capacidade de previsão e alerta precoce deste tipo de fenómenos (aluviões)”.

António Betâmio de Almeida, um dos especialistas responsáveis pela elaboração do Estudo de Avaliação do Risco de Aluviões, vincou também que a implementação de um sistema de previsão e aviso de aluviões é uma das medidas mais importantes.

“No esquema que a equipa propõe ao Governo Regional há um indicador de limiar crítico de precipitação que pode induzir a deslizamentos e à formação de aluviões”, disse o especialista.

Agora, nove anos depois do temporal do 20 de fevereiro, e dos 700 milhões de euros investidos na recuperação da Região, o Governo madeirense garante a instalação do sistema de alerta de aluviões.

Comente este artigo

O artigo Projeto de implementação de sistema de alerta de aluviões na Madeira vai custar 342 mil euros foi publicado originalmente em O Jornal Económico

Anterior El Gobierno no va a esperar a la reforma de la PAC y ya quiere incluir cambios en la campaña 2020
Próximo Oferta de emprego - Operador/a de Drones - Vidigueira e Alentejo Litoral

Artigos relacionados

Últimas

Governo português apoia agricultura angolana

[Fonte: Portugal Governo]
«O Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, participou hoje no Fórum Empresarial Angola-Portugal, com uma intervenção sobre “disposição de espaços e terras, política monetária e cambial para a facilitação da realização do investimento privado e políticas alfandegárias para facilitação das importações e exportações”. […]

Nacional

Continente compra 1.000 toneladas de legumes a produtores da madeira

O Clube de Produtores Continente acaba de assegurar mais de 1.000 toneladas de hortícolas madeirenses para este verão, através de compras a 15 produtores locais. Os frescos serão disponibilizados nas 15 lojas Continente da ilha da Madeira.
Os produtores madeirenses asseguram assim o escoamento de uma parte das suas produções, […]

Nacional

“Hoje estamos ajustados aos desafios modernos”

[Fonte: Voz do Campo]

Benvindo Maçãs, diretor da Estação Nacional de Melhoramento de Plantas
Na Estação Nacional de Melhoramento de Plantas temos o grande desafio tecnológico de ajustarmos os nossos programas às novas ferramentas moleculares e de biotecnologia. Por via de uma reorganização do INIAV hoje as nossas equipas integram pessoas que estão noutros locais e que trouxeram essas ferramentas, […]