Projecto Winetwork leva 3 anos de estudo das doenças da vinha a Vila Real

Projecto Winetwork leva 3 anos de estudo das doenças da vinha a Vila Real

[Fonte: Agricultura e Mar]

O projecto Winetwork, formado por onze parceiros de sete países europeus, promoveu durante três anos o intercâmbio de conhecimento sobre duas importantes doenças da vinha: as doenças do lenho e a flavescência dourada (FD). É agora o tempo deste projecto europeu colaborativo, financiado pelo Horizonte 2020, dinamizado em Portugal pela ADVID — Associação Desenvolvimento da Viticultura Duriense, apresentar e discutir os resultados recolhidos no projecto junto do sector vitivinícola.

Assim, no próximo dia 23 de Outubro, realiza-se o workshop “Plataforma de conhecimento Winetwork”. O evento tem lugar no Régia-Douro Park, em Vila Real, e vai apresentar as várias ferramentas de disseminação produzidas e que irão ser disponibilizadas oportunamente, no Repositório de Conhecimento, criado para o efeito. O evento, com organização da ADVID, conta com a colaboração da DRAP Norte — Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Norte.

Transferência de conhecimento inovador

Saliente-se que o Winetwork visa o intercâmbio e a transferência de conhecimento inovador entre regiões vitícolas europeias, no sentido de fomentar a produtividade e a sustentabilidade do sector vitícola.

O evento conta com tradução simultânea português-francês-português.

A ADVID informa ainda que as inscrições na sessão prática de campo, que faz parte do workshop, a decorrer nos Vinhos Verdes, já se encontram encerradas. No entanto, poderá ainda fazer a sua inscrição para a manhã do Workshop, aqui ou através do email advid@advid.pt.

Pode ver o programa do workshop aqui.

O projecto

As doenças do lenho e a flavescência dourada são bem conhecidas tendo vindo a ganhar importância em diferentes países europeus, pelo impacto económico que têm no sector vitivinícola europeu. Pelo facto de muitos viticultores estarem a testar abordagens inovadoras e sustentáveis na luta contra estas doenças, é importante promover a partilha dessas experiências entre os vários países europeus.

O projecto Winetwork baseia-se numa abordagem que assenta na interacção entre uma rede de agentes facilitadores, grupos técnicos de trabalho regionais e dois grupos científicos de trabalho europeus. Esta abordagem participativa permitirá a transferência de resultados científicos e do conhecimento prático para ferramentas de divulgação adaptadas aos utilizadores finais.

Segundo os participantes no projecto, esta rede irá potenciar interacções entre cientistas e profissionais para promover a recolha e a partilha de experiências e de conhecimento entre os diferentes actores das principais regiões europeias produtoras de vinho. O projecto pretende também identificar os temas mais relevantes a serem explorados após o seu término, oferecendo importantes oportunidades de replicação e de sustentabilidade desta rede de conhecimento.

Agricultura e Mar Actual

Comente este artigo

Receba este artigo na Newsletter do Agroportal

O artigo Projecto Winetwork leva 3 anos de estudo das doenças da vinha a Vila Real foi publicado originalmente em Agricultura e Mar

Anterior Ministério da Agricultura lança plataforma electrónica contra desperdício alimentar
Próximo Produtores de castanha de Bragança falam em calamidade e pedem ajuda ao Governo

Artigos relacionados

Últimas

Câmara Municipal de Pedrógão Grande exige saber o que “não correu bem”

[Fonte: Correio da Manhã]

A Câmara de Pedrógão Grande aprovou esta quinta-feira uma moção, por unanimidade, em que exige o apuramento “do que não correu bem” com o incêndio que começou no concelho e que causou a morte de 64 pessoas. […]

Últimas

Guarda e Castelo Branco em risco máximo de incêndio

[Fonte: Correio da Manhã]

Vários concelhos nos distritos da Guarda e de Castelo Branco estão esta sexta-feira em risco máximo de incêndio, de acordo com informação disponibilizada na página oficial da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) na Internet.
Em risco muito elevado estão vários concelhos nos distritos de Bragança Vila Real, […]

Nacional

Wow! Antigos armazéns de vinho do Porto dão lugar ao World of Wine

[Fonte: Observador]
A notícia é mesmo de gerar um “Wow!” por parte do leitor. Antigos armazéns de envelhecimento e engarrafamento de vinho do Porto, deixados ao abandono em pleno centro histórico de Vila Nova de Gaia, vão dar lugar ao World of Wine, […]