Produção mundial de vinho bate recorde: 292,3 milhões de hectolitros em 2018

[Fonte: Agricultura e Mar]

O director-geral da OIV — Organização Internacional da Vinha e do Vinho, Pau Roca, apresentou no dia 11 de Abril, na sede da Organização em Paris, informações sobre a produção de vinhos, o consumo de vinhos e as trocas internacionais em 2018.

A área global de vinhos em 2018 é estimada em 7,4 milhões de hectares. Um nível equivalente ao registado em  2017. A produção mundial aumentou em 42,5 milhões de hl, estimando a OIV uma produção total de 292,3 milhões de hectolitros, próximo do nível muito elevado de 2004.

Desde 2014, regista-se um declínio constante na área da vinha mundial, principalmente através da redução da área de vinha na Turquia, Irão, Estados Unidos e Europa, em particular em Portugal.

A área de vinha cresceu em Itália entre 2017 e 2018, em cerca de 5.000 ha, chegando aos 706 mil ha, ao contrário de outros países europeus que mostram uma estabilização das áreas de vinha.

Espanha continua a liderar área plantada

No entanto, Espanha continua na liderança do ranking mundial com 969 milhões de ha. Na Ásia, após mais de 10 anos de forte crescimento, o crescimento da vinha na China diminui, enquanto a da Turquia vê o seu tamanho a estabilizar em 2018 após a diminuir progressivamente desde 2003. Nas Américas, a vinha aumenta especialmente no México.

Crescimento da produção em 2018

Após uma produção historicamente baixa em 2017, a produção mundial aumentou em 42,5 milhões de hl, estimando a OIV uma produção total de 292,3 milhões de hectolitros, próximo do nível muito elevado de 2004.

A Itália confirma a posição de primeiro produtor mundial com 54,8 milhões de hl, seguida pela França com 49,1 milhões e Espanha com 44,4 milhões.

Por outro lado, as condições climáticas foram menos favoráveis ​​para alguns países europeus. Em Portugal (6,1 milhões de hl), o míldio e o oídio tiveram impacto na produção em 2017, o qual, no entanto, permaneceu acima da média nos últimos anos.

Na Grécia (2,2 milhões de hectolitros) e Bulgária (1 milhão de hl) registou-se uma queda de produção.

Na China, os dados disponíveis apontam para uma produção de 9,3 milhões de hectolitros em 2018 (-2,3 milhões face a 2017) .

Pode consultar todos os dados aqui.

Agricultura e Mar Actual

Comente este artigo

O artigo Produção mundial de vinho bate recorde: 292,3 milhões de hectolitros em 2018 foi publicado originalmente em Agricultura e Mar

Anterior Importe definitivo de los pagos acoplados a la vaca nodriza y el vacuno de leche
Próximo Cotações – Bovinos – Informação Semanal – 22 a 28 Abril 2019

Artigos relacionados

Nacional

Cultivares de Oliveira: Cordovil de Castelo Branco

[Fonte: Vida Rural]
Cordeiro, A.M.; Calado, M.L.; Morais, N.; Miranda, A. & Carvalho, M.T.
INRB / L-INIA / URGEMP
Aspectos Gerais
Sinonímias reconhecidas: Cordovil.
Disseminação: Beira Baixa.
Divulgação actual da variedade: Azeite e conserva em verde.

Descrição Agronómica e Económica
– […]

Nacional

MAI admite ajuste direto para assegurar meios áreos de combate a incêndios

[Fonte: Expresso]

O ministro da Administração Interna admitiu esta quinta-feira a realização de ajuste diretos para assegurar, em caso de necessidade, os meios aéreos de combate a incêndios rurais, tal como aconteceu em 2018.
“Certamente teremos a capacidade de, como no ano passado aconteceu, […]

Nacional

Jovem de Albergaria vence Olimpíadas de Economia da UC

FOTO DB/CARLOS JORGE MONTEIRO

E o grande vencedor foi… Albergaria-a-Velha. Francisco Santos, aluno da Escola Secundária da cidade que pertence ao distrito de Aveiro, arrecadou o primeiro lugar da 4.ª edição das Olimpíadas de Economia, deixando para trás 1.270 alunos de 93 escolas, distribuídas por 68 municípios e 14 distritos. […]