Previsão – Frio intenso
“Primeira vaga de frio deste Inverno no continente.”
— Perturbação polar trará Frio intenso, vento e neve.
A partir de 6ª feira dia 4 de Dezembro teremos a chegada de uma perturbação polar, que forçará um fluxo de noroeste frio e húmido sobre o território.
A massa de ar frio virá acompanhada de vento de norte/noroeste por vezes moderado a forte.
As condições do tempo deverão manter-se bastante desagradáveis durante pelo menos 3 a 5 dias.
” Frio intenso, vento e precipitação sob forma de neve nas serras do norte e centro. “

Ar frio ( AZUL ESCURO ) deverá avançar sobre toda a Península Ibérica, trazendo tempo de puro inverno.
— Prognóstico detalhado.
Acompanhando a descarga de ar polar, teremos uma descida da cota de neve para altitudes até 500-600m na região norte. Isto deverá ocorrer logo no dia 4, e prolongar-se pelo fim de semana.
Esperamos um regime de aguaceiros por vezes fortes, e com granizo, no litoral ocidental.
A precipitação atingirá também algumas áreas do interior, onde as cotas permitirão que caia neve em muitas das serras especialmente no norte e centro.
Teremos condições de tempo frio, com temperaturas máximas abaixo do 15ºC no litoral e abaixo dos 10ºC no interior, os valores nocturnos deverão descer para perto dos 0ºC no interior e 5ºC no litoral.
Este frio intenso deverá ser acompanhado de vento por vezes moderado a forte, com sensação térmica muito inferior aos valores reais de temperatura.
Atenção também à possibilidade de trovoadas no litoral ocidental.
Teremos ainda um agravamento das condições do estado do mar no litoral ocidental, com ondulação até 7-8m de altura máxima.

Descida significativa da cota neve no norte e centro logo na 6ª feira dia 04, com alguma queda de neve esperada nas serras do norte e centro.
O artigo foi publicado originalmente em BestWeather.
Veja a previsão do tempo e a melhor altura para pulverizar na nossa página de Meteorologia powered by Syngenta.
Artigos relacionados
Produtos tradicionais podem ajudar economias rurais, defende investigadora
A venda de artigos típicos e artesanais ou de produtos com denominação de origem protegida, nas lojas das cidades, são contributos essenciais para a revitalização das frágeis economias rurais. Esta […]
“Que lições aprendemos com o debate sobre os OGM?” – Pedro Fevereiro
No passado mês de Junho, na Feira Nacional da Agricultura, em Santarém, decorreu a Conferência Internacional sobre o tema em título. Desde 1998, ano em que os primeiros carregamentos de milho geneticamente modificado chegaram à Europa, que defendo que as variedades agrícolas melhoradas com recurso à engenharia genética […]
El Parlamento Europeo fija su posición sobre una PAC pensada para jóvenes, profesionales, explotaciones pequeñas y más verde
El Parlamento Europeo (PE) fijó este viernes 23 su posición sobre la reforma de la Política Agrícola Común (PAC) que quiere que sea más verde y que regulará el campo europeo entre 2023 y 2027 y […]