Práticas de reflorestação com coletores de neblina

Práticas de reflorestação com coletores de neblina

Projeto ibérico “Life Nieblas” vai ajudar na recuperação de algumas zonas afetadas pelos incêndios na região da CIM Viseu Dão-Lafões.

A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão-Lafões está a participar num projeto transfronteiriço ibérico de mitigação dos efeitos das alterações climáticas no Sul da Europa que desenvolve práticas de reflorestação com protótipos de coletores de neblina, que permitem a recuperação de aquíferos e a consolidação de áreas florestais.

No âmbito do projeto “Life Nieblas”, algumas zonas da região Viseu Dão-Lafões afetadas por incêndios irão beneficiar deste novo processo que, “aliado a novas metodologias de reflorestação, melhora significativamente a capacidade de infiltração de água no subsolo e reduz a evapotranspiração, revertendo ou desacelerando o processo de desertificação”, afirma a CIM em comunicado.

Para além do crescimento sustentado do coberto vegetal, haverá ainda ganhos significativos ao nível da eficiência energética e rentabilidade económica, “em contraste com as práticas tradicionais de reflorestação”.

O projeto, que envolve oito parceiros dos dois lados da fronteira, vai desenvolver-se durante 36 meses e está orçado em cerca de 2,25 milhões de euros, sendo financiado pelo Programa para o Ambiente e a Ação Climática (LIFE).

O artigo foi publicado originalmente em Produtores Florestais.

Comente este artigo
Anterior Madeira, cortiça e papel podem minimizar a crise
Próximo Passaportes Fitossanitários - código de rastreabilidade

Artigos relacionados

Cotações PT

Cotações – Frutos Frescos e Secos – 23 a 29 de agosto 2021

Abacate – No Algarve, a oferta de abacate “Tipo Hass” foi baixa e suficiente para a procura. Produto com boa qualidade e boa apresentação. Escoamento pontual. Cotações estáveis […]

Dossiers

AgroVida maio – UE: recessão histórica grita por orçamento histórico – editorial de Teresa Silveira

A Comissão Europeia (CE) falhou esta quarta-feira, 6 de maio, a apresentação de uma proposta de fundo de recuperação económica […]

Nacional

In Loco lança um Guia que desafia os cidadãos a repensar hábitos de consumo alimentar

“A produção local procura consumidores locais” é o mote lançado pela associação, na semana do lançamento do “Guia para Consumir Local”. […]