Portugal tem 80% da água de que precisa para o verão, garante ministro do Ambiente 

Portugal tem 80% da água de que precisa para o verão, garante ministro do Ambiente 

[Fonte: O Jornal Económico]

O ministro do Ambiente afirmou esta terça-feira que o país tem armazenada “80 por cento” da água que precisa para o verão, que deverá “passar-se normalmente” com “fenómenos pontuais de ausência de capacidade das redes municipais”.

João Pedro Matos Fernandes falava aos deputados da comissão parlamentar de Ambiente, Ordenamento do Território, Descentralização, Poder Local e Habitação, a quem disse que o “verão parece que não virá a ser tão dramaticamente seco e quente” como se chegou a admitir.

Matos Fernandes afirmou que nos “pequenos aglomerados” em que a população aumenta durante as festas de verão, “normalmente na raia”, poderá haver falta de água.

A albufeira “mais crítica” é a de Monte da Rocha, no concelho de Ourique, que hoje está a 11% da sua capacidade máxima, tal como há quatro meses, o que significa que a chuva só conseguiu repor a água que tem sido utilizada.

Para prevenir as faltas, há que subir o nível de algumas barragens e reforçar o sistema de abastecimento de água, como se fez em Beja e Odemira, adiantou.

Questionado pelo deputado Álvaro Castelo Branco, do CDS-PP, sobre as medidas a longo curso para prevenir situações de seca, Matos Fernandes afirmou que “só há uma solução de longo curso: poupar, consumir menos”.

Comente este artigo

O artigo Portugal tem 80% da água de que precisa para o verão, garante ministro do Ambiente  foi publicado originalmente em O Jornal Económico.

Anterior ​Costa quer Portugal sem centrais a carvão em 2030 e antecipa proibição do plástico descartável
Próximo Agricultura e pecuária debatidas em Alcácer do Sal

Artigos relacionados

Nacional

Quem já disse o quê sobre o salário mínimo nacional?

Qual a meta para o salário mínimo nacional (SMN) em 2020? O valor ainda não se sabe, mas estará prestes a ser conhecido esta quarta-feira. […]

Sugeridas

O montado ibérico desafia as alterações climáticas

[Fonte: SAPO 24]
Entre barracas, estábulos e moinhos, José Carlos Ruivo percorre diariamente a Herdade da Coitadinha. Reflorestação de árvores, sistemas de irrigação para sobreiros ou gado bovino de mertolenda

Últimas

Abrantes | Vespa asiática já entrou em Bemposta e continua a expandir-se para sul

[Fonte: Médio Tejo] O primeiro ninho de vespa velutina, ou vespa asiática, foi encontrado e neutralizado esta terça-feira, […]