Portugal pede ajuda a Bruxelas no combate aos incêndios

Portugal pede ajuda a Bruxelas no combate aos incêndios

[Fonte: O Jornal Económico]

Recorde-se que relativamente a 2017, um dos piores anos de sempre de fogos florestais em Portugal, o comissário Christos Stylianides reconheceu recentemente que a ajuda da Comissão Europeia a Portugal nesta matéria foi bastante insuficiente.

O Governo português pediu ajuda à União Europeia no combate aos incêndios que estão a assolar, desde ontem, dia 20 de julho, diversos concelhos dos distritos de Castelo Branco e de Santarém.

Segundo a RTP, o pedido de ajuda prende-se com a disponibilização de mapas mais detalhados e atualizados das regiões onde estão a deflagrar os incêndios para melhor coordenar as operações de ataque aos incêndios dos diversos locais dos fogos.

Bruxelas, através de Christos Stylianides, Comissário Europeu para a Ajuda Humanitária e a Gestão de Crises, já reagiu afirmativamente, sublinhando que o pedido de ajuda de Portugal poderá abranger outras áreas em que o nosso país considera que a União Europeia poderá proporcionar apoio no combate a estes incêndios.

Recorde-se que relativamente a 2017, um dos piores anos de sempre de fogos florestais em Portugal, o comissário Christos Stylianides reconheceu recentemente que a ajuda da Comissão Europeia a Portugal nesta matéria foi bastante insuficiente.

Os fogos iniciados há cerca de 48 horas nos concelhos da Sertã e de Vila de Rei, no distrito de Castelo Branco, e que alastraram depois ao concelho de Mação, no distrito de Santarém, já devem ter consumido mais de 10 mil hectares de floresta, além de terem reduzido a cinzas habitações (seis, segundo as últimas contagens) e alfaias agrícolas, e de terem provocado ferimentos em 20 pessoas, uma delas em estado grave.

Comente este artigo

O artigo Portugal pede ajuda a Bruxelas no combate aos incêndios foi publicado originalmente em O Jornal Económico.

Anterior Especialista em incêndios diz que "infelizmente continua a faltar trabalho de preparação da floresta"
Próximo 2º Encontro pelas Florestas - 13 a 15 de setembro - Montemor-o-Novo

Artigos relacionados

Internacional

La nueva consejera andaluza se estrena en el cargo con una jornada formativa sobre la PAC

[Fonte: Agroinformacion – PAC]
La Consejería de Agricultura, Ganadería, Pesca y Desarrollo Sostenible ha iniciado en Sevilla la actividad formativa para la presentación de la Solicitud Única de la Política Agrícola Común (PAC) 2019. La consejera andaluza Carmen Crespo ha asistido al acto de apertura para saludar al personal que ha acudido a la jornada, […]

Últimas

Incêndio em Castelo Branco atacado com 11 meios aéreos

[Fonte: Rádio Renascença]

Mais de 140 bombeiros, apoiados por 34 viaturas e 11 meios aéreos, combatem um incêndio que deflagrou este sábado numa zona florestal em Oleiros, no distrito de Castelo Branco.
Segundo a Proteção Civil, citada pela agência Lusa, o fogo começou pelas 12h40 e encontra-se numa fase inicial. […]

Comunicados

2BForest apresenta seu grupo de Certificação em Evento da ESAC, 24/02/2018

[Fonte: 2BForest]

Comente este artigo
#wpdevar_comment_6 span,#wpdevar_comment_6 iframe{width:100% !important;}O artigo 2BForest apresenta seu grupo de Certificação em Evento da ESAC, 24/02/2018 foi publicado originalmente em 2BForest. […]