Portugal Fresh. Frutas, legumes e flores reforçam aposta no mercado espanhol

Portugal Fresh. Frutas, legumes e flores reforçam aposta no mercado espanhol

[Fonte: Jornal económico]

A Portugal Fresh – Associação para a Promoção de Frutas, Legumes e Flores está a reforçar a sua aposta na exportação para o mercado espanhol.

Este ano, entre 18 e 20 de outubro, datas durante as quais se realiza a ‘Fruit Attraction 2017’, em Madrid, a Portugal Fresh, vai levar um número recorde de empresas a este certame, na capital de Espanha, que é o principal destino das exportações portuguesas de fruta, legumes e flores

A Portugal Fresh vai apresentar em Madrid 38 empresas e associações de produtores vão marcar presença naquela que é uma das principais feiras empresariais da Europa, onde se reúnem 60 mil profissionais de 110 países.

“Comparando com 2016, a presença portuguesa aumentou 46%. Também a área ocupada pela Portugal Fresh cresceu 10% face à edição passada, para 417 metros quadrados”, sublinha um comunicado desta associação.

Segundo este documento, Espanha é o principal destino das exportações de frutas, legumes e flores nacionais, absorvendo 30,3% das vendas internacionais em 2016.

Segue-se França (11,9%), Reino Unido (9%), Países Baixos (8,4%) e Alemanha (6,4%), esclarece a Portugal Fresh.

“Espanha é o nosso maior mercado de proximidade e o destino natural dos produtos portugueses, mas as empresas estão a exportar cada vez mais, e para novos destinos. Nesta feira, estarão presentes os principais operadores do sector, que vão mostrar o que de melhor se faz no país”, diz Gonçalo Santos Andrade, presidente executivo da Portugal Fresh.

As exportações de frutas, legumes e flores aumentaram em média 10% ao ano nos últimos dez anos e atingiram os 1.310 milhões de euros em 2016.

“A tendência de crescimento do sector nos mercados internacionais deverá manter-se em 2017: no primeiro semestre, as exportações chegaram perto dos 725 milhões de euros, o que corresponde a um aumento de mais de 23% em comparação com o mesmo período de 2016”, sublinha o referido comunicado da Portugal Fresh.

“A estratégia de promoção internacional está a traduzir-se em resultados e, em 2017, a tendência continuará a ser de aumento da presença dos produtos nacionais nos maiores mercados internacionais. O plano de atividades da Portugal Fresh para este ano inclui 20 ações de promoção em 12 países, como os Estados Unidos, México e Alemanha. A maioria dessas ações já foram concretizadas”, afirma Gonçalo Santos Andrade.

O objetivo é atingir os dois mil milhões de euros de exportações em 2020, assumem os responsáveis da Portugal Fresh.

Comente este artigo

O artigo Portugal Fresh. Frutas, legumes e flores reforçam aposta no mercado espanhol foi publicado originalmente em Jornal económico

Anterior Costa vai retirar responsabilidades políticas sobre incêndios "se for caso disso"
Próximo Sabe quem são os 33 finalistas do Food & Nutrition Awards?

Artigos relacionados

Últimas

Salamar, Toal Team e Alpha Roba vencem Ecotrophelia Portugal 2017

[Fonte: Agricultura e Mar]
Já são conhecidos os vencedores do prémio Ecotrophelia Portugal 2017. Uma iniciativa da PortugalFoods e da Federação das Indústrias Portuguesas Agro-Alimentares (FIPA) que tem por objectivo premiar a inovação do meio académico no sector agro-alimentar. A Salamar foi a grande vencedora. […]

Nacional

Sonae promove debate sobre o futuro da alimentação

[Fonte: ffl revista]

The future of food – envisioning our food systems“ é o nome do evento, que decorre entre 28 e 29 de Junho, nas instalações da Sonae MC, na Maia. O objectivo é «debater e antecipar os principais desafios e oportunidades sobre o futuro da alimentação e dos sistemas da cadeia de valor alimentar», […]

Últimas

Pouca Roupa com novo dress code

[Fonte: Voz do Campo]
O dress code de João Portugal Ramos regressa com novas colheitas de 2016, o outfit obrigatório para todas as ocasiões.
Produzido a partir das castas Verdelho, Sauvignon e Viosinho, o Pouca Roupa Branco 2016 é ideal para acompanhar pratos de peixe, […]