Portugal em projeto de investigação internacional para recuperação de solos contaminados

Portugal em projeto de investigação internacional para recuperação de solos contaminados

[Fonte: Vida Rural]

Um grupo de investigadores portugueses integrou um projeto internacional cuja finalidade é recuperar solos contaminados de forma sustentável através da aplicação controlada de plantas, microrganismos e fungos.

O trabalho científico intitulado de PhytoSUDOE é esta semana apresentado na Escola Superior de Biotecnologia (ESB) da Universidade Católica e inclui ainda entidades espanholas e francesas que pretendem melhorar a biodiversidade do solo através do uso e implementação de plantas associadas a microrganismos, designadas por fitotecnologias.

Paula Castro, coordenadora do projeto na ESB, explicou em declarações à Lusa que estas fitotecnologias permitem aumentar a biodiversidade de plantas do solo, ajudando a recuperar a sua funcionalidade. Já as bactérias e os fungos permitem estabelecer e promover o crescimento das plantas em locais que sofrem de diferentes tipos de degradação, desde a contaminação por metais provenientes de minas antigas até à contaminação industrial.

“Os solos suportam quase um quarto da biodiversidade do planeta, sendo o nosso recurso base para muita coisa, como a produção de alimentos e de biomassa, a disponibilização da água e a reciclagem de nutrientes. É essencial que os protejamos e que tentemos recuperar a sua funcionalidade”, explica ainda a investigadora nacional.

Para além da Universidade Católica, fazem também parte do projeto as instituições nacionais Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra e Universidade de Aveiro.

Comente este artigo

O artigo Portugal em projeto de investigação internacional para recuperação de solos contaminados foi publicado originalmente em Vida Rural

Anterior Herdade do Vale da Rosa quer duplicar área de produção de uvas para 500 hectares
Próximo Parlamento dos Açores arranca trabalhos com interpelação sobre transportes

Artigos relacionados

Últimas

Projecto de estudo dos solos PhytoSUDOE foi aprovado

[Fonte: ffl revista]
Fruto de uma parceria que integra instituições espanholas, francesas e portuguesas, o projecto PhytoSUDOE foi aprovado pelo programa INTERREG SUDOE, com um financiamento total de 1.263.879 euros.

O projecto irá demonstrar os benefícios ambientais, económicos e sociais gerados durante e após a implementação de fitotecnologias (tecnologias que utilizam organismos vivos para descontaminar solos de locais contaminados e recuperar os ecossistemas afetados). […]

Últimas

Greenfest reúne 20 mil pessoas no Centro de Congressos do Estoril

[Fonte: Gazeta Rural]

O Greenfest, o maior evento em Portugal dedicado à sustentabilidade, decorre entre 28 de setembro e 1 de outubro, no Centro de Congressos do Estoril (CCE).
Ao longo dos quatro dias do evento são esperadas 20 mil pessoas para participar nas dezenas de atividades do programa. […]

Nacional

Évora recebe Jornadas de Sanidade Animal dedicadas aos bovinos, caprinos e ovinos

[Fonte: Agricultura e Mar]
A Coprapec – Cooperativa Agrícola de Compra e Venda de Montemor-o-Novo está a organizar as Jornadas de Sanidade Animal, a realizar nos próximos dias 25 e 26 de Maio, no Évora Hotel. Estas serão dedicadas à sanidade em bovinos, caprinos e ovinos. […]