Portugal e Espanha manifestam intenção de pedir antecipação da PAC em 70%

Portugal e Espanha manifestam intenção de pedir antecipação da PAC em 70%

[Fonte: Agricultura e Mar]

O Ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, e a sua homóloga espanhola, Isabel García Tejerina, anunciaram a intenção de pedir na próxima segunda-feira, 17 de Julho, em Bruxelas, no Conselho de Agricultura, duas medidas para aliviar a difícil situação de seca que afecta Portugal e Espanha.

Uma das medidas pedidas será a autorização para aumentar até 70% a antecipação das ajudas directas da Política Agrícola Comum (PAC), avança o portal espanhol Agrodigital.

O adiantamento fixado na normativa comunitária é de 50%, pelo que “é provável a permissão desta medida, tendo em conta que também se autorizou em 2015 e 2016 devido à situação de crise do sector agrícola e pela falta de liquidez dos produtores”, realça a mesma fonte.

Menos chuva

De realçar que as chuvas acumuladas no ano hidrológico até meados de Junho foram 50% a 75% mais baixas que as do ano normal nas principais áreas agrícolas de Espanha e de 74% cento em Portugal.

A segunda medida diz respeito a uma autorização para a derrogação no pagamento verde que permita aos agricultores utilizar terras em pousio para pasto durante o período no qual esta prática é proibida.

Agricultura e Mar Actual

Comente este artigo

Receba este artigo na Newsletter do Agroportal

O artigo Portugal e Espanha manifestam intenção de pedir antecipação da PAC em 70% foi publicado originalmente em Agricultura e Mar

Anterior Uma batatada de protestos
Próximo Secretários de Estado exonerados foram cumprimentar os substitutos

Artigos relacionados

Nacional

Pegada ecológica de Portugal aumentou e está em 9º lugar entre os países mediterrânicos

[Fonte: Observador]

A pegada ecológica média de cada português, que relaciona o consumo de recursos naturais e a capacidade de resposta da natureza, aumentou 73% entre 1961 e 2013, ocupando Portugal o 9.º lugar entre os países mediterrânicos.
Segundo uma análise divulgada hoje pela Associação Sistema Terrestre Sustentável – […]

Nacional

MBIA Agrolab prolonga inscrições até 11 de Setembro

[Fonte: ffl revista]

Foram alargadas até 11 de Setembro as candidaturas para os jovens agricultores, singulares ou colectivos, apoiados pelo Programa de Desenvolvimento Rural (PDR) 2020, ao MBIA (McDonald’s Business Initiative for Agriculture) Agrolab.
«O programa, que inclui acções de mentoring e networking, […]

Internacional

Visegrad group urges Commission to set up legislation and oversight body on UTPs

[Fonte: Agra-europe news]
In two joint letters addressed to EU Agriculture Commissioner Phil Hogan, representatives of the Chambers of Agriculture of the Visegrad countries strongly urge the European Commission to tackle unfair trading practices (UTPs) in the agri-food supply chain by setting up legislation, […]