Portugal e Espanha manifestam intenção de pedir antecipação da PAC em 70%

Portugal e Espanha manifestam intenção de pedir antecipação da PAC em 70%

[Fonte: Agricultura e Mar]

O Ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, e a sua homóloga espanhola, Isabel García Tejerina, anunciaram a intenção de pedir na próxima segunda-feira, 17 de Julho, em Bruxelas, no Conselho de Agricultura, duas medidas para aliviar a difícil situação de seca que afecta Portugal e Espanha.

Uma das medidas pedidas será a autorização para aumentar até 70% a antecipação das ajudas directas da Política Agrícola Comum (PAC), avança o portal espanhol Agrodigital.

O adiantamento fixado na normativa comunitária é de 50%, pelo que “é provável a permissão desta medida, tendo em conta que também se autorizou em 2015 e 2016 devido à situação de crise do sector agrícola e pela falta de liquidez dos produtores”, realça a mesma fonte.

Menos chuva

De realçar que as chuvas acumuladas no ano hidrológico até meados de Junho foram 50% a 75% mais baixas que as do ano normal nas principais áreas agrícolas de Espanha e de 74% cento em Portugal.

A segunda medida diz respeito a uma autorização para a derrogação no pagamento verde que permita aos agricultores utilizar terras em pousio para pasto durante o período no qual esta prática é proibida.

Agricultura e Mar Actual

Comente este artigo

Receba este artigo na Newsletter do Agroportal

O artigo Portugal e Espanha manifestam intenção de pedir antecipação da PAC em 70% foi publicado originalmente em Agricultura e Mar

Anterior Uma batatada de protestos
Próximo Secretários de Estado exonerados foram cumprimentar os substitutos

Artigos relacionados

Nacional

Quer exportar pêra e maçã para o peru? Faça o registo até 30 de Abril

[Fonte: Agricultura e Mar]
O mercado de exportação do Peru está aberto. Mas é preciso preencher várias formalidades. A DGAV – Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária informa que, a fim de se dar cumprimento aos requisitos fitossanitários estabelecidos nos Planos de Trabalho para exportação de pêra e maçã […]

Últimas

Cadeia de supermercados Mercadona entra na APED

[Fonte: Agricultura e Mar]
A Mercadona já faz parte da Associação de Empresas de Distribuição (APED), organismo que representa e defende os interesses das empresas de retalho.
A directora de relações externas da Mercadona em Portugal, Elena Aldana, explica que “para a Mercadona este é um passo muito importante pois consideramos que a APED é uma associação com muito prestígio a nível nacional e internacional, […]

Últimas

Sapec Agro apresenta novas soluções para a vinha em Jornada Técnica

[Fonte: Agricultura e Mar]
A Sapec Agro está a correr o País em jornadas técnicas e a mostrar as suas novas soluções fitofarmacêuticas. A empresa organizou dois eventos, no Norte e Centro, nos quais, em conjunto com alguns especialistas da área, debateu alguns dos problemas da vinha que mais preocupam os profissionais deste sector, […]