Portugal é cada vez mais um país de olival e azeite

Portugal é cada vez mais um país de olival e azeite

[Fonte: Anipla - fitotema]

Feira Nacional de Agricultura deu destaque ao azeite, comprovando a importância económica que esta fileira tem vindo a conquistar

Os bons resultados saltam à vista. Depois de anos de fraca produção, o olival e o azeite são hoje um setor determinante no panorama agrícola nacional. Nunca se produziu tanto azeite como nesta última campanha: 125 mil toneladas, um valor que ultrapassou as 121 mil toneladas registadas há 64 anos, o último recorde registado.

Os portugueses consomem mais de sete quilos de azeite por ano e o “ouro líquido” é um produto incontornável na gastronomia nacional, essencial na Dieta Mediterrânica, e uma das gorduras mais saudáveis. As exportações de azeite também têm vindo a mostrar bom desempenho. De outubro a março, registou-se um crescimento de 36% em volume e 53% em valor comparando com o mesmo período do ano passado.

O azeite foi o tema central da Feira Nacional de Agricultura (FNA), o mais importante certame do setor que se realizou entre 2 e 10 de junho em Santarém. Eduardo Oliveira e Sousa, presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) e do Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas (CNEMA), organizações responsáveis pelo evento, justificou a escolha desta fileira pela “qualidade” e “impacto” que tem na economia do país.

Usando tecnologia de ponta e técnicas agrícolas sustentadas, os produtores têm conquistado prémios dentro e fora de portas, mostrando como um setor em declínio recuperou a forma e se tornou numa aposta ganha.

Comente este artigo

O artigo Portugal é cada vez mais um país de olival e azeite foi publicado originalmente em Anipla - fitotema

 

Saiba mais sobre a campanha →considere os factos←

Anterior Cotações – Bovinos – Informação Semanal – 4 a 10 Junho 2018
Próximo Porbatata e APED promovem consumo de batata portuguesa que “Nasce à sua Porta”

Artigos relacionados

Últimas

Tberries organiza IV edição do workshop Instalação e Produção de Bagas de Goji

[Fonte: Agricultura e Mar]
A Tberries Nature Flavours organiza no dia 6 de Maio de 2017, em Baião, a IV edição do workshop Instalação e Produção de Bagas de Goji, em parceria com a Douro Berries e com a Câmara Municipal de Baião. […]

Últimas

Movimento de mercadorias no Porto do Caniçal cresceu 1% em 2016

[Fonte: Agricultura e Mar]
O movimento global de mercadorias do Porto do Caniçal, na Região Autónoma da Madeira, cresceu 1% em 2016, face ao ano anterior, informa a Portos da Madeira. O porto passou das 957.361 toneladas, em 2015, para 965.853 toneladas em 2016.
Os aumentos mais significativos registaram-se nos granéis líquidos (+93%), […]

Últimas

Escola Superior de Biotecnologia da Católica do Porto quer promover reaproveitamento de alimentos

[Fonte: Vida Rural]

Ensinar os consumidores a reduzir o desperdício alimentar e a reaproveitar alimentos. É este o objetivo do workshop ‘Estratégias para a redução do desperdício alimentar – Reaproveitamento integral dos alimentos e reutilização de sobras’, uma iniciativa da Escola Superior de Biotecnologia (ESB) da Católica no Porto, […]