Plano de combate à vespa das galhas do castanheiro realiza 700 largadas de parasitas até ao final do mês

Plano de combate à vespa das galhas do castanheiro realiza 700 largadas de parasitas até ao final do mês

[Fonte: Vida Rural]

Estão previstas, até ao final do mês de maio, 700 largadas dos parasitas que eliminam a vespa das galhas do castanheiro, uma praga que está a afetar a produção de castanha nacional. Esta largada vai acontecer em 90 concelhos do país e tem um investimento previsto em 700 mil euros.

Por detrás desta ação está a RefCast – Associação Portuguesa da Castanha, que em coordenação com a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) e com as respetivas direções regionais do país e municípios, irá fazer a largada dos parasitas que têm a capacidade de matar esta vespa que ataca os gomos foliares, reduzindo o crescimento dos ramos e a frutificação.

Os parasitas que estão a ser largados pelo país foram importados de Itália e chegam acondicionados em tubos e envolvidos em gelo. De acordo com os responsáveis pela iniciativa, este é o método mais eficaz de combate à vespa das galhas do castanheiro.

De acordo com o vice-presidente da Câmara de Valpaços, António Medeiros, em declarações à Lusa, a produção de castanha representa um volume de negócios na ordem dos 60 milhões de euros para o concelho.

Comente este artigo

O artigo Plano de combate à vespa das galhas do castanheiro realiza 700 largadas de parasitas até ao final do mês foi publicado originalmente em Vida Rural

Anterior Barato defiende que es hora de “una negociación española” de la PAC antes de ir a debatir a Europa
Próximo Barato reclama que las negociaciones de la PAC se centren “en el trabajo en el campo”

Artigos relacionados

Últimas

Ecotrophelia Portugal premeia campeões da eco-inovação alimentar

[Fonte: Voz do Campo]

Estão abertas as candidaturas para a 2ª Edição do Prémio Ecotrophelia Portugal.
Trata-se de uma competição coorganizada pela PortugalFoods e a FIPA – Federação das Indústrias Portuguesas AgroAlimentares, que promove a inovação do meio académico no setor agroalimentar. Os estudantes do ensino superior têm até […]

Nacional

1918-2018. Centenário do Ministério da Agricultura em vídeo. Já viu?

[Fonte: Agricultura e Mar]
Assinala-se em 2018, o centenário do Ministério da Agricultura desde a sua criação em 1918, celebrando-se a agricultura e a floresta e o seu papel no desenvolvimento do País.
Há 100 anos uma dúzia de ovos equivalia a 60% do salário médio de um trabalhador. […]

Últimas

Lucros da Monsanto sobem 28,7% no trimestre

[Fonte: Jornal De Negócios]

A Monsanto, gigante de origem norte-americana da área das sementes e da agroquímica, fechou o trimestre terminado a 28 de Fevereiro com lucros de 1.370 milhões de dólares (1.283 milhões de euros à cotação actual), […]