Plano de combate à vespa das galhas do castanheiro realiza 700 largadas de parasitas até ao final do mês

Plano de combate à vespa das galhas do castanheiro realiza 700 largadas de parasitas até ao final do mês

[Fonte: Vida Rural]

Estão previstas, até ao final do mês de maio, 700 largadas dos parasitas que eliminam a vespa das galhas do castanheiro, uma praga que está a afetar a produção de castanha nacional. Esta largada vai acontecer em 90 concelhos do país e tem um investimento previsto em 700 mil euros.

Por detrás desta ação está a RefCast – Associação Portuguesa da Castanha, que em coordenação com a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) e com as respetivas direções regionais do país e municípios, irá fazer a largada dos parasitas que têm a capacidade de matar esta vespa que ataca os gomos foliares, reduzindo o crescimento dos ramos e a frutificação.

Os parasitas que estão a ser largados pelo país foram importados de Itália e chegam acondicionados em tubos e envolvidos em gelo. De acordo com os responsáveis pela iniciativa, este é o método mais eficaz de combate à vespa das galhas do castanheiro.

De acordo com o vice-presidente da Câmara de Valpaços, António Medeiros, em declarações à Lusa, a produção de castanha representa um volume de negócios na ordem dos 60 milhões de euros para o concelho.

Comente este artigo

O artigo Plano de combate à vespa das galhas do castanheiro realiza 700 largadas de parasitas até ao final do mês foi publicado originalmente em Vida Rural

Anterior Barato defiende que es hora de “una negociación española” de la PAC antes de ir a debatir a Europa
Próximo Barato reclama que las negociaciones de la PAC se centren “en el trabajo en el campo”

Artigos relacionados

Nacional

AgroGlobal, a Feira de Valada do Ribatejo já tem inscrições abertas para expositores

[Fonte: Agricultura e Mar]

A 6ª edição da AgroGlobal – Feira das Grandes Culturas realiza-se de 5 a 7 de Setembro de 2018, em Valada do Ribatejo. E o maior evento profissional agrícola nacional, impulsionado pelo empresário Joaquim Pedro Torres, já tem inscrições abertas para expositores. […]

Últimas

9º Colóquio Nacional do Milho já tem data marcada

[Fonte: Voz do Campo]
A ANPROMIS organiza o 9º Colóquio Nacional do Milho a 7 de fevereiro de 2018, no Hotel Axis Vermar, na Póvoa de Varzim.
Ponto de encontro obrigatório para produtores de milho, téc­nicos e empresas do setor agrícola, a 9ª […]

Sugeridas

Castilla y León comenzará a abonar los anticipos de la PAC 2017 el lunes 16

[Fonte: Agropopular]
La Consejería de Agricultura y Ganadería de Castilla y León ha anunciado que comenzará a abonar a partir del lunes 16 de octubre los anticipos de la Política Agraria Comunitaria (PAC) de 2017.

Según la Junta,  de este modo cumple con la previsión de comenzar a transferir los importes correspondientes al 70% de las ayudas directas solicitadas por los agricultores y ganaderos en el primer semestre de 2017. […]