Pintar a dívida de “verde” para ajudar a salvar o planeta

Pintar a dívida de “verde” para ajudar a salvar o planeta

“Isto é o tema, lá fora, literalmente”. Carlos Almeida, diretor de investimentos do Banco Best, não poupa entusiasmo sobre a crescente importância das obrigações verdes (green bonds, em inglês) no mercado internacional de dívida. “É mais do que uma moda, é uma tendência, com várias forças, de vertente regulatória, de imposição dos próprios investidores, que na hora de investir, querem assegurar a sustentabilidade”.

O gestor sublinha que esse tipo de emissões de dívida, destinadas a financiar projetos sustentáveis da perspetiva ambiental, vai crescer de forma significativa nos próximos anos. Portugal não vai ficar de fora e duas cotadas do PSI 20 já deram os primeiros passos nos últimos meses. Antes de satisfazer o crescente apetite dos investidores por este tipo de obrigações, as empresas têm, no entanto, de preparar o terreno.

A produtora de pasta e papel Altri em fevereiro tornou-se na segunda empresa portuguesa a emitir uma green bond, a 10 anos e no valor de 50 milhões euros para financiar a construção de uma central termoelétrica a biomassa na Figueira da Foz. Miguel Valente, diretor de mercado de capitais e gestão de risco da empresa, recordou que a emissão de obrigações não é terreno novo para a Altri, que tem atualmente 12 linhas ativas, mas a mais recente foi especial.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor.

O artigo foi publicado originalmente em O Jornal Económico.

Comente este artigo
Anterior “Alterações Climáticas e Agricultura”
Próximo Ermelinda Produtor Europeu do ano 2019

Artigos relacionados

Nacional

Madeira com 90% de ocupação hoteleira no fim de semana forte da Festa da Flor

A taxa de ocupação hoteleira na Madeira nos dias mais procurados da Festa da Flor (4 e 5 de maio) é […]

Últimas

Seis motivos para conhecer os vinhos do Dão

Elegante e inesquecível são alguns adjetivos usados para traduzir os vinhos produzidos na região do Dão, ao centro-norte de Portugal. Reconhecidos internacionalmente pela combinação de sabores e aromas, […]

Notícias apoios

Moratória das Operações de Crédito – COVID-19

O Decreto-Lei n.º 10-J/2020, de 26 de março, estabelece medidas excecionais de proteção dos créditos das famílias, empresas e instituições particulares […]