Pedro Queiroz Pereira. Morreu o homem que ameaçou sair do País contra as barreiras à plantação de eucalipto

Pedro Queiroz Pereira. Morreu o homem que ameaçou sair do País contra as barreiras à plantação de eucalipto

[Fonte: Agricultura e Mar]

Pedro Queiroz Pereira morreu este sábado, 18 de Agosto, vítima de um ataque cardíaco fulminante. O empresário Pedro Queiroz Pereira, presidente do conselho de administração da Semapa e da Navigator, foi dos que mais lutou contra as medidas contra a plantação e replantação de eucalipto anunciadas, em 2016, pelo Governo de António Costa.

Pedro Queiroz Pereira, dono de uma das maiores fortunas de Portugal, chegou mesmo a ameaçar cancelar os seus investimentos em Portugal, na sequência da decisão de se travar a expansão da área de eucalipto no País.

“Temos de pensar duas vezes e enchermo-nos de coragem” antes de investir em Portugal, disse na altura Pedro Queiroz Pereira, numa das suas últimas entrevistas, ao Expresso, em Fevereiro de 2016.

A defender o eucalipto até ao fim

A luta contra os “contra eucalipto”, foi levada até ao fim pelo empresário. “Em vez de medidas positivas, porém, anunciam-­se barreiras e obstáculos à plantação e replantação de eucalipto, que é discriminado em relação a outras fileiras florestais, sem qualquer justificação económica ou ambiental e com a consequência, imediata e a prazo, de um ainda maior abandono de propriedades rurais em Portugal”, salientava Pedro Queiroz Pereira na sua última mensagem aos accionistas sobre o exercício de 2017 da Navigator.

Realçava ainda que “haverá, como é óbvio, o agravamento do já muito oneroso peso das importações de matéria-prima para a indústria de pasta de eucalipto. Perdem as empresas deste sector, que vêem agravada a sua competitividade externa, e perde o País, sob a forma de escoamento de divisas e de destruição de postos de trabalho”.

Levantar artificial de obstáculos internos

Na mesma mensagem aos accionistas, Pedro Queiroz Pereira dizia: “Devo reconhecer que esta perspectiva me provoca algum desencanto, por me obrigar a concluir que, em vez de se melhorar os nossos factores endógenos de competitividade, se torna cada vez mais difícil a vida das empresas produtivas e mais arriscados os investimentos”.

Frisava ainda que quando, um pouco por todo o lado, “renascem, sob formas mais ou menos encapotadas, barreiras protecionistas, bem se dispensava este levantar artificial de obstáculos internos. Decididamente, não parece ser este o caminho para evitar a desindustrialização”.

“Somos o que somos porque somos produtores florestais.” Pedro Queiroz Pereira

“Empresa socialmente responsável”

Acrescentava ainda Pedro Queiroz Pereira “somos uma empresa socialmente responsável, que gosta de prestar contas da sua actividade à sociedade, como, de maneira ampla e sistematizada, o seu Relatório de Sustentabilidade, publicado bienalmente, reflecte. Temos, também por isso, uma política de abertura à comunidade, sendo as nossas plantações, viveiros e fábricas visitados anualmente por vários milhares de pessoas”.

Por outro lado, salientava que entre os fornecedores da Navigator “têm lugar de relevo muitas dezenas de milhar de produtores florestais e de prestadores de serviços ligados à exploração florestal e ao transporte de madeira. Com estes produtores, e com muitas das suas associações, existe uma intensa história de colaboração, orientada para a superação de alguns dos problemas mais sérios que afectam a floresta nacional: práticas de silvicultura deficientes, doenças fitossanitárias, plantas pouco adequadas às condições edafo­climáticas, incêndios, falta de certificação”.

Agricultura e Mar Actual

Comente este artigo

Receba este artigo na Newsletter do Agroportal

Aceito a Política de Proteção de Dados e dou o respetivo Consentimento para a recolha e tratamento de dados pessoais.

O artigo Pedro Queiroz Pereira. Morreu o homem que ameaçou sair do País contra as barreiras à plantação de eucalipto foi publicado originalmente em Agricultura e Mar

Anterior Equilibrio entre oferta y demanda en el porcino de capa blanca
Próximo Lista de pesticidas a pesquisar em águas destinadas ao consumo humano já está online

Artigos relacionados

Internacional

EU merges school fruit, vegetables and milk schemes

The newly merged EU school fruit, vegetables and milk scheme is set to enter into force tomorrow (August 1), so that programmes can run for the 2017/18 school year.

Nacional

Edia convoca agricultores para reuniões

[Fonte: Voz do Campo]
Começou hoje um conjunto de nove sessões para apresentação do Modelo Participativo dos Perímetros de Rega de Alqueva aos agricultores dos perímetros de rega geridos pela EDIA, tendo sido convocados os cerca de 6 mil agricultores abrangidos por estas infraestruturas. […]

Dossiers

Programa do Governo ‘Reabilitar para Arrendar’ só financiou 10 projetos em três anos

[Fonte: ECO]
O Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) está atrasado na execução do projeto de reabilitação de casas para arrendar com renda acessível, aprovado em maio de 2015. Até agora, apenas foram submetidos dez projetos para avaliação do Banco Europeu de Investimento (BEI), […]