Fruit Attraction organizada pela IFEMA e pela FEPEX, será celebrada de terça-feira, 23, a quinta-feira, 25 de outubro de 2018

Fruit Attraction organizada pela IFEMA e pela FEPEX, será celebrada de terça-feira, 23, a quinta-feira, 25 de outubro de 2018

A Fruit Attraction 2018 confirmou a participação de 58 empresas portuguesas

A Feira, que terá lugar nos pavilhões 1, 3, 5, 6, 7, 8, 9 e 10 da Feira de Madrid , apresenta a maior e mais completa das suas edições com a participação de 1.600 empresas distribuídas em 50.000 m2 de oferta hortofrutícola e 70.000 profissionais de 120 países

Madrid, 19 de outubro de 2018.- Mais uma vez este ano, Portugal voltará a ter uma grande participação de empresas expositoras na Fruit Attraction, cujo 10º aniversário será celebrado de 23 a 25 de outubro. Um total de 58 empresas portuguesas estarão presentes nesta convocatória consolidada como a melhor plataforma comercial e de negócios para o setor hortofrutícola.

A Fruit Attraction 2018, que terá lugar nos pavilhões 1, 3, 5, 6, 7, 8, 9 e 10 da Feira de Madrid, apresenta a maior e mais completa das suas edições com a participação de 1.600 empresas distribuídas em 50.000 m2 de oferta hortofrutícola e 70.000 profissionais de 120 países. São números que, para a IFEMA e a FEPEX , organizadora da feira, demonstram o interesse e o apoio do setor das frutas e legumes para promover a Fruit Attraction como instrumento fundamental para a internacionalização do setor e ponto de encontro do conjunto de profissionais que compõem toda a cadeia de fornecimento.

O segmento Fresh Produce voltará a ser o de maior representatividade, com 70% da oferta da Fruit Attraction que, por sua vez, conta com um peso importante da Indústria Auxiliar, com 30%. Além disso, este ano associa-se o setor das flores e das plantas, com a Flower&Garden Attraction.

Da mesma forma, a Fruit Attraction 2018 terá uma maior participação internacional: países da UE, sendo que, para além de Portugal, estarão presentes Itália, Holanda, Polónia, Grécia e França, da qual cabe destacar o seu forte crescimento; e países não-membros da UE, como Chile, Brasil, Peru, Costa Rica, Colômbia, Argentina ou África do Sul, entre outros, criando pela primeira vez uma área completa do hemisfério sul que estará localizada no pavilhão 10. Além disso, Angola, Emiratos Árabes, Finlândia, Índia, Irão, Mali, Malta, Rússia e Sérvia participam pela primeira vez no Salão. Desta forma, a participação internacional representa 24% do total, o que efetivamente confirma a Fruit Attraction como um evento comercial-chave para a produção, comercialização e distribuição global.

Programa de compradores e país importador convidado

A Fruit Attraction permite oferecer aos participantes uma plataforma de promoção e expansão internacional. Neste sentido, a IFEMA volta a efetuar um investimento significativo no Programa de Convidados Internacionais, que atrairá a Madrid 1.000 compradores de 80 países, chefes de compras de retalho, importadores e grossistas convidados de todo o mundo.

O “País Importador Convidado” foi adicionado a este programa, que nesta ocasião serão o Canadá e a área da Península Arábica. Esta ação favorecerá as relações comerciais entre os países da União Europeia e estes mercados extracomunitários, com o contributo de um programa completo de mesas redondas e sessões de B2B

Áreas de exposição na Feira

Nesta ocasião, a Feira potenciou áreas como o Organic Hub, dedicado a empresas de produtos hortofrutícolas biológicos -localizado no pavilhão 6-; o espaço Smart Agro -pavilhão 7-, centrado na aplicação de novas tecnologias e conectividade, tendo por objetivo aumentar a produtividade das explorações hortofrutícolas; e a área Nuts Hub, destinada aos frutos secos. The Innovation Hub e o Foro Innova serão as áreas dedicadas à inovação e às novidades empresariais no setor. Neste âmbito, a feira acolhe os Prémios Acelera de Inovação e Empreendedorismo, que se tornaram um acontecimento fundamental para o apoio à aposta empreendedora empresarial do setor. E, claro, o grande festival do setor acomodará a secção Fruit Fusion, que mais uma vez representará o espaço gastronómico.

Flower&Garden Attraction

No seu décimo aniversário, a Feira integra uma nova área de exposição, no pavilhão 1, dedicada ao setor profissional que comercializa flores e plantas vivas, denominado Flower&Garden Attraction, com o objetivo de contribuir para dinamizar o setor e ampliar a capacidade das empresas participantes como plataforma internacional de vendas, onde a diversidade, a inovação e as tendências serão os eixos fundamentais da convocatória.

Programa de Jornadas Técnicas

Um completo programa de jornadas técnicas e atividades fará com que a Feira seja o centro de conhecimento para o setor, com sessões caracterizadas pela grande diversidade de conteúdos, bem como pelo alto nível dos participantes e oradores.

Entre alguns a destacar, encontra-se o World Fresh Forum, como espaço de networking empresarial e institucional para aproveitamento das oportunidades na Península Arábica e no Canadá. Também o Biofruit Congress, que debaterá o futuro dos mercados ecológicos; a jornada Walnut Attraction, que analisará a realidade do setor das nozes em Espanha e na Europa; o Congresso Internacional do Kiwi, Kaki Attraction; o V Congresso Internacional das uvas de mesa sem sementes, Grape Attraction; a Digital Attraction, experiências, inovação e oportunidades de internacionalização na Smart Agro; a Technology Attraction, que debaterá novas oportunidades da biologia vegetal. Acolherá, ainda, outras sessões, como a Abertura de novos mercados: negociações bilaterais e logística e Apresentação da Aliança para a agricultura sustentável. Da mesma forma, a Fruit Attraction também sediará a cerimónia de premiação da Associação de Jornalistas Agroalimentares da Espanha -APAE-, dedicada aos meios internacionais do setor agroalimentar, em reconhecimento ao profissionalismo e à qualidade informativa dos seus artigos.

A Fruit Attraction 2018, organizada pela IFEMA e pela FEPEX, será celebrada em Madrid, de terça-feira, 23, a quinta-feira, 25 de outubro, no horário das 9:30 às 19:00 h.

Comente este artigo
Anterior Mercado de Luanda (Angola) espreita mercados de Portugal
Próximo Fito-Entrevista: Os desafios à produção de alimentos por João Júlio Cerqueira.

Artigos relacionados

Comunicados

European milk package strengthens dairy producers' position in the supply chain

The report shows that after three years of implementation, European farmers are increasingly using the tools provided by the Milk Package, […]

Comunicados

Gastronomia portuguesa em destaque no continente – 26 de Maio 2017 – Lisboa

No próximo dia 26 de maio, a gastronomia portuguesa vai estar em destaque na loja Continente do Centro Comercial Colombo, num desfile de várias Confrarias Gastronómicas, […]

Comunicados

Já são conhecidas as dez equipas finalistas do prémio Ecotrophelia Portugal 2018

Foram deliberadas as dez equipas finalistas que concorrem ao Prémio ECOTROPHELIA Portugal 2018. A competição nacional, que se realiza no dia 25 de maio, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, determinará os três melhores produtos em competição, […]