O aroma do Douro está no novo Azeite da Quinta do Portal

O aroma do Douro está no novo Azeite da Quinta do Portal

[Fonte: Agricultura e Mar]

Os solos xistosos do Douro são o berço das oliveiras de onde a Quinta do Portal extraiu o novo Azeite Virgem Extra Premium, um produto de qualidade superior, obtido a partir de azeitonas provenientes dos tradicionais olivais de bordadura das quatro quintas onde nascem as uvas que dão origem aos afamados vinhos de uma das marcas de referência da região duriense.

Este produto chega agora ao mercado com uma imagem completamente renovada e um preço de venda ao público de 12,95€.

Certificação biológica na calha

O azeite já faz parte do projecto de exploração agrícola da Quinta do Portal, que em 2017 iniciou duas novas plantações de olival, uma em bordadura na Quinta do Confradeiro e uma outra em sistema contínuo. Estas novas plantações juntam-se, assim, a um outro olival já em produção e nos quais a produtora pretende obter uma certificação biológica, atestando desta forma a pureza e qualidade do azeite.

Visto como um sério complemento ao vinho para uma saudável dieta mediterrânica, este Azeite Virgem Extra Premium da Quinta do Portal apresenta uma acidez de 0,14%, sendo obtido a partir das variedades Madural (40%), Cordovil (30%), Verdeal (20%) e Cobrançosa (10%). Para a produção de um litro de azeite, são necessários 7,3 quilos de azeitona.

Complexo, fresco e bastante frutado

O Azeite Virgem Extra Premium da Quinta do Portal é complexo, fresco, harmonioso e bastante frutado de azeitonas fundamentalmente verdes.

Apresenta notas marcadas de folha verde, ligeiramente amargo e picante, persistente na boca, com um final acentuado de frutos secos, nomeadamente amêndoas e nozes.

A Quinta do Portal é uma empresa que se dedica desde 1990 à produção de vinhos generosos e de mesa de elevada qualidade. Situada em Sabrosa, porta de entrada para a majestosa paisagem do Alto Douro Vinhateiro, Património Mundial da Humanidade, a Quinta do Portal desenvolveu uma política de internacionalização com participação regular nos maiores certames da especialidade, onde a qualidade dos seus vinhos e adega têm sido premiadas.

O enoturismo é outra das apostas da quinta, com a unidade hoteleira da Casa das Pipas e a já célebre adega gizada pelo arquitecto Álvaro Siza Vieira, a constituírem pólos de atracção na paisagem do Douro.

Ficha Técnica

Classificação:
Azeite Virgem Extra Premium

Variedades: Madural (40%); Cordovil (30%); Verdeal (20%); Cobrançosa (10%).

Acidez: 0,14%

Olivais: Olival tradicional em bordadura em regime de produção integrada.

Solo: Xistoso

Método de Colheita: Mecânico

Processo Produtivo: Extracção a frio

Rendimento: 7,3kg de azeitona para obter 1L de azeite.

Agricultura e Mar Actual

Comente este artigo

Receba este artigo na Newsletter do Agroportal

Aceito a Política de Proteção de Dados e dou o respetivo Consentimento para a recolha e tratamento de dados pessoais.

O artigo O aroma do Douro está no novo Azeite da Quinta do Portal foi publicado originalmente em Agricultura e Mar

Anterior Grupo Sapec Agro Business compra SDP
Próximo Faceco recebe 2.º Colóquio Hortofrutícola

Artigos relacionados

Formações

Investimento na cultura do espargo tem curso disponível

[Fonte: Voz do Campo]

Após o sucesso da realização das edições anteriores, o Forum Florestal disponibiliza agora a primeira edição do Curso de “Investimento na Cultura do Espargo”.
Recorde-se que atualmente, Portugal apresenta-se como um importador líquido desta hortícola, com uma área produtiva praticamente inexistente, […]

Últimas

Os amendoins que costuma comer podem muito bem ser portugueses

[Fonte: Voz do Campo]
É uma cultura totalmente mecanizada, com um ciclo de produção de cinco meses, que consegue vingar em solos pobres e com a vantagem de os enriquecer para a cultura seguinte. Falamos do amendoim que começou a ser produzido em Portugal de forma um pouco tímida mas do qual se vai identificando grande potencial de crescimento. […]

Últimas

Alimentação é o tema de destaque hoje no Mercado dos Lavradores

[Fonte: Jornal económico]

As palestras que se inserem no dia mundial da alimentação vão falar sobre nutrição física e emocional e de sustentabilidade alimentar.

Hoje assinala-se o dia mundial da alimentação e o Mercado do Lavradores centra as suas atividades nessa temática com um ‘showcase’ […]