Novo Matadouro do Faial estará concluído em Outubro

[Fonte: Agricultura e Mar]

O secretário Regional da Agricultura e Florestas afirmou hoje, 17 de Fevereiro, na Horta, que a obra de construção do novo Matadouro do Faial é “extremamente importante”, salientando que “vai dar melhores condições do ponto de vista tecnológico, ambiental e sanitário para os abates e criar novas oportunidades para a economia ligada ao sector agrícola” nesta ilha.

João Ponte falava no final de uma visita às obras em curso do novo Matadouro do Faial, destinado ao abate de gado e à preparação de carcaças e miudezas, que terá uma sala de desmancha anexa.

As obras, que estão a decorrer num terreno cedido por permuta com a Câmara Municipal da Horta, estão orçadas em cerca de cinco milhões de euros, incluindo o fornecimento e a instalação dos equipamentos frigoríficos, estando a sua conclusão prevista para Outubro.

A consignação da empreitada de construção do Matadouro do Faial teve lugar a 15 de Abril de 2016, com um prazo de execução de 540 dias, estando os trabalhos a decorrer conforme previsto.

mMatadouro de média dimensão

A nova unidade de abate é um matadouro de média dimensão, polivalente, contemplando todos os requisitos para que se cumpram integralmente as exigências tecnológicas, higiosanitárias e ambientais legalmente impostas, salvaguardando-se assim a qualidade da carne e a saúde dos consumidores e do público em geral.

O novo Matadouro do Faial dispõe também de uma estação de tratamento de águas residuais industriais e de uma unidade de preparação e acondicionamento de subprodutos e despojos gerados no âmbito do processo de abate, preparação e desmancha.

O edifício é constituído por uma nave de abate com capacidade instalada de 15 a 20 bovinos/hora e de 40 suínos/hora, uma abegoaria com capacidade para 37 bovinos em parques individuais e 56 suínos ou 14 bovinos ou ainda 66 ovinos/caprinos em parques colectivos, um bloco de frio com capacidade de refrigeração de 145 carcaças e uma sala de desmancha com capacidade para 10 carcaças de bovino/dia ou 20 carcaças de suínos/dia.

No novo Matadouro do Faial será construída ainda uma Unidade de Acondicionamento de Sub-produtos, onde serão armazenados em contentores de frio para depois serem encaminhados para a Central de Valorização Energética da Ilha Terceira.

Agricultura e Mar Actual

Comente este artigo

Receba este artigo na Newsletter do Agroportal

O artigo Novo Matadouro do Faial estará concluído em Outubro foi publicado originalmente em Agricultura e Mar

Anterior Subidón en los precios del aceite de oliva, especialmente en lampante
Próximo Internet of things platform looks to reduce pesticide use in farming

Artigos relacionados

Nacional

I Fórum Ibérico sobre Produção Animal Biológica ainda tem inscrições abertas

[Fonte: Agricultura e Mar]
O I Fórum Ibérico sobre Produção Animal Biológica vai realizar-se nos dias 1, 2 e 3 de Junho de 2017, no Auditório do INIAV – Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, na Quinta do Marquês, em Oeiras. As inscrições são gratuitas e ainda estão abertas, […]

Últimas

Comissão Europeia renova autorização para 31 substâncias activas de fitossanitários

[Fonte: Agricultura e Mar]
A Comissão Europeia acaba de renovar a autorização para 31 substâncias activas utilizadas em fitossanitários.
Regulamento de Execução 2017/841 da Comissão, de 17 de Maio de 2017, prorroga os períodos de aprovação das substâncias activas alfa-cipermetrina, […]

Nacional

SISAB já tem data marcada para 2018. De 12 a 14 de Fevereiro

[Fonte: Agricultura e Mar]
Parece que terminou ontem, mas o Salão Internacional do Sector Alimentar e Bebidas (SISAB), a maior feira mundial de produtos portugueses do agro-alimentar e bebidas, já tem data marcada para o próximo ano. Vai realizar-se entre 12 e 14 de Fevereiro de 2018. […]