Novo Matadouro do Faial estará concluído em Outubro

[Fonte: Agricultura e Mar]

O secretário Regional da Agricultura e Florestas afirmou hoje, 17 de Fevereiro, na Horta, que a obra de construção do novo Matadouro do Faial é “extremamente importante”, salientando que “vai dar melhores condições do ponto de vista tecnológico, ambiental e sanitário para os abates e criar novas oportunidades para a economia ligada ao sector agrícola” nesta ilha.

João Ponte falava no final de uma visita às obras em curso do novo Matadouro do Faial, destinado ao abate de gado e à preparação de carcaças e miudezas, que terá uma sala de desmancha anexa.

As obras, que estão a decorrer num terreno cedido por permuta com a Câmara Municipal da Horta, estão orçadas em cerca de cinco milhões de euros, incluindo o fornecimento e a instalação dos equipamentos frigoríficos, estando a sua conclusão prevista para Outubro.

A consignação da empreitada de construção do Matadouro do Faial teve lugar a 15 de Abril de 2016, com um prazo de execução de 540 dias, estando os trabalhos a decorrer conforme previsto.

mMatadouro de média dimensão

A nova unidade de abate é um matadouro de média dimensão, polivalente, contemplando todos os requisitos para que se cumpram integralmente as exigências tecnológicas, higiosanitárias e ambientais legalmente impostas, salvaguardando-se assim a qualidade da carne e a saúde dos consumidores e do público em geral.

O novo Matadouro do Faial dispõe também de uma estação de tratamento de águas residuais industriais e de uma unidade de preparação e acondicionamento de subprodutos e despojos gerados no âmbito do processo de abate, preparação e desmancha.

O edifício é constituído por uma nave de abate com capacidade instalada de 15 a 20 bovinos/hora e de 40 suínos/hora, uma abegoaria com capacidade para 37 bovinos em parques individuais e 56 suínos ou 14 bovinos ou ainda 66 ovinos/caprinos em parques colectivos, um bloco de frio com capacidade de refrigeração de 145 carcaças e uma sala de desmancha com capacidade para 10 carcaças de bovino/dia ou 20 carcaças de suínos/dia.

No novo Matadouro do Faial será construída ainda uma Unidade de Acondicionamento de Sub-produtos, onde serão armazenados em contentores de frio para depois serem encaminhados para a Central de Valorização Energética da Ilha Terceira.

Agricultura e Mar Actual

Comente este artigo

Receba este artigo na Newsletter do Agroportal

O artigo Novo Matadouro do Faial estará concluído em Outubro foi publicado originalmente em Agricultura e Mar

Anterior Subidón en los precios del aceite de oliva, especialmente en lampante
Próximo Internet of things platform looks to reduce pesticide use in farming

Artigos relacionados

Nacional

DGAV volta a actualizar o mapa da zona demarcada do Citrus Greening

[Fonte: Agricultura e Mar]

54 mins atrás Agricultura, Featured, Frutos, Frutos Frescos 20 Visualizações

A DGAV – Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária actualizou o mapa bem como a lista de freguesias que integram total ou parcialmente a zona demarcada respeitante a Trioza erytreae, […]

Últimas

Grandes Escolhas – Vinhos & Sabores tem 10 grandes provas para visitantes, na FIL

[Fonte: Agricultura e Mar]
A estreia do Grandes Escolhas – Vinhos & Sabores vai premiar os visitantes com 10 ‘Grandes Provas’, de 27 a 30 de Outubro na FIL em Lisboa.
Segundo a organização do evento este será o maior, em número de expositores, […]

Últimas

Falta de água preocupa Associação de Agricultores da Madeira

[Fonte: Jornal económico]

O presidente da Associação de Agricultores da Madeira, João Ferreira, refere que a falta de água provoca o baixar dos caudais de rega e dificulta a tarefa aos agricultores que possuem terrenos que não tenham sistemas de tubagem e de levadas cimentadas. […]