Novo Matadouro do Faial estará concluído em Outubro

[Fonte: Agricultura e Mar]

O secretário Regional da Agricultura e Florestas afirmou hoje, 17 de Fevereiro, na Horta, que a obra de construção do novo Matadouro do Faial é “extremamente importante”, salientando que “vai dar melhores condições do ponto de vista tecnológico, ambiental e sanitário para os abates e criar novas oportunidades para a economia ligada ao sector agrícola” nesta ilha.

João Ponte falava no final de uma visita às obras em curso do novo Matadouro do Faial, destinado ao abate de gado e à preparação de carcaças e miudezas, que terá uma sala de desmancha anexa.

As obras, que estão a decorrer num terreno cedido por permuta com a Câmara Municipal da Horta, estão orçadas em cerca de cinco milhões de euros, incluindo o fornecimento e a instalação dos equipamentos frigoríficos, estando a sua conclusão prevista para Outubro.

A consignação da empreitada de construção do Matadouro do Faial teve lugar a 15 de Abril de 2016, com um prazo de execução de 540 dias, estando os trabalhos a decorrer conforme previsto.

mMatadouro de média dimensão

A nova unidade de abate é um matadouro de média dimensão, polivalente, contemplando todos os requisitos para que se cumpram integralmente as exigências tecnológicas, higiosanitárias e ambientais legalmente impostas, salvaguardando-se assim a qualidade da carne e a saúde dos consumidores e do público em geral.

O novo Matadouro do Faial dispõe também de uma estação de tratamento de águas residuais industriais e de uma unidade de preparação e acondicionamento de subprodutos e despojos gerados no âmbito do processo de abate, preparação e desmancha.

O edifício é constituído por uma nave de abate com capacidade instalada de 15 a 20 bovinos/hora e de 40 suínos/hora, uma abegoaria com capacidade para 37 bovinos em parques individuais e 56 suínos ou 14 bovinos ou ainda 66 ovinos/caprinos em parques colectivos, um bloco de frio com capacidade de refrigeração de 145 carcaças e uma sala de desmancha com capacidade para 10 carcaças de bovino/dia ou 20 carcaças de suínos/dia.

No novo Matadouro do Faial será construída ainda uma Unidade de Acondicionamento de Sub-produtos, onde serão armazenados em contentores de frio para depois serem encaminhados para a Central de Valorização Energética da Ilha Terceira.

Agricultura e Mar Actual

O artigo Novo Matadouro do Faial estará concluído em Outubro foi publicado originalmente em Agricultura e Mar

Anterior Subidón en los precios del aceite de oliva, especialmente en lampante
Próximo Internet of things platform looks to reduce pesticide use in farming

Artigos relacionados

Nacional

CES aposta no consenso para reformar floresta

[Fonte: Gazeta Rural]

A floresta e a sua reforma estão na ordem do dia com a proposta legislativa apresentada pelo governo. O Conselho Económico e Social (CES) entra no debate e promove hoje um seminário que envolverá os diversos agentes que intervêm no setor. […]

Sugeridas

Vai ser obrigatório revelar a origem do leite

[Fonte: Dinheiro Vivo – empresas]
O ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, anunciou hoje, em Seia, que será publicada em breve legislação que obrigará à publicação da origem do leite e dos produtos lácteos, com o objetivo de valorizar os produtos nacionais. […]

Nacional

França importa 24% dos produtos de agricultura biológica que consome

[Fonte: Agricultura e Mar]
O mercado francês de produtos de origem biológica está a ser “vítima” do próprio sucesso. Na realidade, existe um claro problema de aprovisionamento devido ao facto da oferta francesa não estar a ser capaz de acompanhar a procura. Actualmente, cerca de 24% dos produtos alimentares de origem biológica são importados do exterior. […]