Morreram 57 pessoas em acidentes com tratores em 2019

Morreram 57 pessoas em acidentes com tratores em 2019

Bragança é o distrito onde se registaram mais vítimas mortais com veículos agrícolas.

Pelo menos 57 pessoas morreram em 2019 vítimas de acidentes envolvendo tratores agrícolas, mais duas do que em 2018. A maioria dos sinistros aconteceu em ambiente agrícola, fora de estrada, sendo que o distrito onde se registaram mais vítimas mortais foi em Bragança, com 11 óbitos. Seguiram-se Braga e Guarda, com seis. Nesta estatística não entram eventuais vítimas que sofreram ferimentos graves e acabaram por não resistir e morrer em ambiente hospitalar.

A sinistralidade com tratores agrícolas tem aumentado de forma preocupante, apesar de, várias vezes por ano, a GNR realizar campanhas de sensibilização junto dos utilizadores. Os condutores destes veículos arriscam ao circular por estradas e caminhos desnivelados, acabando por se despistar e capotar, morrendo esmagados. Este é quase sempre o relato de testemunhas e operadores de socorro nestes sinistros.

A juntar a isso, o facto de muitos agricultores continuarem a não fazer uso de um arco, conhecido como ‘arco de Santo António’, que em caso de acidente, protege a integridade física do tratorista ou pelo menos minimiza as consequências.

Entre as 57 vítimas mortais estão dois menores, ambos nos distrito de Braga e que se encontravam com familiares mais velhos, e quatro mulheres, que também acompanhavam outras pessoas em trabalhos agrícolas. As outras vítimas são homens com idades entre os 65 e 80 anos. “Com o avançar da idade vai-se perdendo agilidade e destreza na condução”, diz fonte da GNR.

O artigo foi publicado originalmente em Correio da Manhã.

Comente este artigo
Anterior Robôs do campo permitem chegar onde o Homem não consegue
Próximo Europa lança regulamentos fitossanitários

Artigos relacionados

Nacional

Acha que enoturismo é apenas prova de vinho?

O Soalheiro propõe-lhe uma experiência cultural que pode ser vivenciada em família e entre amigos… dos 8 aos 80 anos.
De férias ou sem ideias para relaxar no fim de semana? […]

Nacional

Produção de banana na Madeira regista quebra de 5 mil toneladas em 2018

A produção de banana na Madeira não deverá ultrapassar as 17 mil toneladas este ano, o que representa um decréscimo de cinco mil toneladas face a 2017, […]

Últimas

Opinião – Por Dom Dinis, levantem-se!


Paulo Júlio

Não regressámos à monarquia, mas, hoje, sabemos que um dos imodestos ministros deste governo tem-na como referência de boas reformas. […]