Michael, furacão potencialmente “fatal”, chega à Florida esta quarta-feira

Michael, furacão potencialmente “fatal”, chega à Florida esta quarta-feira

O furacão Michael, que irá atingir a costa do estado norte-americano da Florida esta quarta-feira, foi reclassificado esta noite como uma tempestade de categoria 3 (numa escala de 1 a 5), sendo considerado “potencialmente fatal”, informou o Centro Nacional de Furacões norte-americano.

Às 17h locais (22h em Lisboa), o furacão situava-se a 470 quilómetros a Sul de Panama City, uma cidade costeira com uma forte indústria turística, e movimentava-se a uma velocidade de 19 quilómetros por hora. É esperado que a tempestade continue a movimentar-se durante a noite e que atinja durante o dia a zona da Florida que faz fronteira com a Geórgia e o Alabama.

Quando o furacão chegar a terra, trará consigo rajadas que podem ir até aos 195 quilómetros por hora e chuva que, em algumas zonas, chegará aos 30 centímetros. A zonas leste e sudeste dos EUA estão sob alerta meteorológico até pelo menos sexta-feira.

O governador da Florida, Rick Scott, pediu aos residentes das áreas afectadas que respeitem as ordens de evacuação das autoridades. “Não nos podemos esconder de uma tempestade”, disse. “Esta tempestade é mortífera. Não arrisquem”, cita a agência noticiosa Associated Press.

As autoridades locais dão conta, para já, de 900 pessoas temporariamente alojadas em 25 abrigos no centro e norte da Florida. Ao longo dos dois últimos dias, várias pessoas foram levadas para outras zonas do estado, uma vez que os abrigos na região não são considerados seguros para tempestades mais fortes do que uma de categoria 2.

Florence foi a última grande tempestade a atingir o território norte-americano, afectando principalmente os estados da Carolina do Norte e da Carolina do Sul em Setembro. A tempestade matou mais de uma dezena de pessoas e trouxe consigo chuvas torrenciais e inundações, deixando muitos habitantes sem electricidade.

Comente este artigo
Anterior Portugal, Espanha e França mantêm defesa da manutenção do orçamento da PAC
Próximo Fijado el importe provisional de las ayudas acopladas a cultivos 2018

Artigos relacionados

Nacional

Incêndios. Ministro admite que pode ser decretado novo alerta vermelho a partir de quinta-feira

[Fonte: Expresso]

O alerta especial vermelho de agravamento do risco de incêndio florestal que vigorava em vários distritos vai terminar às 23h59 de hoje passando todo o continente a estar em alerta laranja, devido à diminuição das temperaturas até quinta-feira.
O anúncio foi feito esta terça-feira pelo ministro da Administração Interna, […]

Sugeridas

Javalis agravam medo de contágio de peste suína no Alentejo

[Fonte: TSF] Vários casos da doença na Europa deixam em alerta os produtores portugueses.

O aumento de javalis nos campos do Alentejo está a deixar os produtores do porco preto em alerta máximo, perante a presença da peste suína em vários países da Europa, […]

Nacional

Parlamento Europeu quer melhor segurança dos animais transportados

[Fonte: Vida Rural]

Todos os anos, milhões de animais são transportados em longas distâncias, entre países da União Europeia (UE), e para países terceiros, para reprodução, criação ou abate, bem como para competições e para o comércio de animais de estimação. […]