Margarida Pocinho refere importância de fundos da UE para investimento em proteção contra incêndios

Margarida Pocinho refere importância de fundos da UE para investimento em proteção contra incêndios

[Fonte: O Jornal Económico]

A candidata do CDS-PP Madeira às eleições europeias, Margarida Pocinho, visitou, na passada quinta-feira, o projeto de reflorestação do Montado do Louro, na Ribeira das Cales, que faz partilha com o Parque Ecológico do Funchal. O projeto foi co-financiado pelos fundos comunitários em cerca de 90% do custo total e previne os incêndios.

“Este projeto inclui a prevenção de incêndios, com uma comparticipação de 100%, e a reflorestação é de 90%”, indicou Margarida Pocinho, louvando os privados que investem nesta área, “porque se o retorno financeiro é diminuto, já o retorno é grande em termos de património da natureza e equilíbrio ecológico, mas também em termos de futuros projetos que podem nascer aqui dentro, como a agroflorestação, misturando a produção de alguns animais com este paraíso ecológico”.

A centrista acredita que sem os fundos comunitários seria muito difícil desenvolver projetos com esta dimensão, acrescentando que este é um exemplo para o futuro e que têm de ser os jovens “a agarrar” estes projetos e a aproveitar os fundos da União Europeia. A candidata do CDS disse que é possível retirar dali mais valias para o turismo, em termos de paisagem, mas que também é possível promover o desenvolvimento noutras áreas, como o agroturismo e a agropecuária.

Para que mais projectos sejam aprovados pela União Europeia, Margarida Pocinho afirma que é preciso “a intervenção urgente” do Governo Regional no cadastro rústico e florestal. “Por vezes há muitos herdeiros, outras vezes não sabemos de quem é o terreno, tudo isto complica a documentação necessária para candidatar os projectos”, sublinhou.

Sendo assim, a candidata considera que o Governo Regional “tem de se despachar” com as questões burocráticas, para que possam existir mais projetos deste género, “mas o cadastro e a falta de registos dos terrenos são a primeira grande dificuldade”.

Margarida Pocinho fez-se acompanhar do líder do partido, Rui Barreto, e dos deputados José Manuel Rodrigues, António Lopes da Fonseca e Roberto Rodrigues.

Comente este artigo

O artigo Margarida Pocinho refere importância de fundos da UE para investimento em proteção contra incêndios foi publicado originalmente em O Jornal Económico.

Anterior Com previsão de chuva é preciso tratar para prevenir o míldio
Próximo Casa Ermelinda Freitas é o Produtor Europeu de 2019

Artigos relacionados

Últimas

Único concurso internacional de azeites virgem extra realizado em Portugal é organizado pela Ovibeja

A 35ª Ovibeja, agendada para a semana de 27 de Abril a 01de Maio, já está a receber muitas manifestações de interesse nas várias temáticas em destaque.
O 8º Concurso Internacional de Azeites Virgem Extra – Prémio CA OVIBEJA, já está em marcha e já conta com uma larga adesão. […]

Últimas

Ambiente e agricultura são áreas de “futuro e necessárias”, mas há cada vez menos alunos

[Fonte: Público]

São cada vez menos os alunos interessados em áreas como o paisagismo ou o território Andre Rodrigues

Em 2004, cerca de 1300 estudantes tinham sido colocados em cursos relacionados com o ambiente, agricultura, silvicultura e pescas. Em 2018, […]

Nacional

Governo anuncia investimento de “60 milhões de euros em regadio para todo o país”

[Fonte: O Jornal Económico]

O Governo acaba de anunciar o lançamento de um novo investimento de “60 milhões de euros em regadio para todo o país”, através de um comunicado no qual indica que “está já aberto mais um novo concurso para apresentação de candidaturas ao Programa Nacional de Regadios (PNRegadios). […]