Mais sapadores na vigilância da floresta

Mais sapadores na vigilância da floresta

[Fonte: Voz do Campo]

Três equipas de sapadores florestais, cada uma com cinco elementos, reforçam desde 1 de agosto a vigilância da floresta nos concelhos de Proença-a-Nova, Oleiros e Vila Velha de Ródão.

Estas equipas de sapadores florestais surgem no âmbito de uma candidatura realizada pela Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB) à 1ª Brigada de Sapadores Florestais, numa iniciativa promovida pela Secretaria de Estado das Florestas e do desenvolvimento Rural.

Os veículos, disponibilizados pelo Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, já estão no terreno, garantindo, nesta primeira fase, mais meios para a prevenção aos incêndios florestais através de vigilância em locais previamente definidos em cada um dos concelhos, em articulação com os Gabinetes Florestais dos respetivos Municípios.

Após o período crítico, a brigada de sapadores florestais, constituída pelas três equipas, irá realizar silvicultura preventiva, essencialmente em rede primária e secundária, trabalho a efetuar em conjunto no âmbito da Comunidade Intermunicipal em todos os seis concelhos.

Desta forma, através da implementação deste projeto, assegura-se presença durante todo o ano na floresta de mais 15 sapadores florestais. A CIMBB candidatou-se a uma 2ª Brigada de Sapadores Florestais, constituída por três novas equipas, que realizará a sua atuação nos restantes concelhos da Comunidade Intermunicipal, Castelo Branco, Idanha-a-Nova e Penamacor, que aguarda aprovação pelo ICNF.

Comente este artigo

O artigo Mais sapadores na vigilância da floresta foi publicado originalmente em Voz do Campo

Anterior Ministério da Agricultura entrega de ração de emergência, palha e feno nas zonas afectadas pelo incêndio de Monchique
Próximo Cultivares de Oliveira: Bico de Corvo

Artigos relacionados

Nacional

Analistas alertam para riscos na dívida europeia. Portugal será a excepção

[Fonte: Jornal De Negócios]

Com uma reentrada potencial em vários índices-chave de obrigações em Janeiro, Portugal será a excepção na subida de juros no próximo ano, destaca a Bloomberg. Esta reentrada vai depender da decisão da Fitch sobre se retira o “rating” […]

Últimas

De que serviram as lições de Pedrógão Grande?

[Fonte: Observador]
O relatório da comissão independente nomeada para analisar os incêndios que em junho atingiram a região de Pedrógão Grande e Góis não poupava críticas a toda a linha de comando que esteve no terreno, apontando múltiplas falhas ao modo de atuação das autoridades portugueses no combate ao fogo. […]

Nacional

Governo vai criar estatuto do jovem empresário rural para rejuvenescer população


DR

O Governo vai criar o estatuto do jovem empresário rural e “definir apoios associados”, para promover “o rejuvenescimento da população rural”, disse este sábado o ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Capoulas Santos.
A medida pretende incentivar “a instalação de jovens empresários em atividades não agrícolas no mundo rural”, […]