Madeira lança campanha de prevenção contra incêndios

Madeira lança campanha de prevenção contra incêndios

A Madeira lançou uma campanha de prevenção contra incêndios, sob o tema “Uma floresta segura, depende de todos nós!”, que vai decorrer entre 1 de junho e 31 de outubro. A secretária regional do Ambiente e Recursos Naturais, Susana Prada, apelou à população para cumprir orientações para evitar fogos florestais e preservar a natureza da região. O objetivo da campanha passa ainda por sensibilizar e educar para a prevenção a incêndios.

“Não atirem cigarros para a floresta; não realizem queimadas até 31 de outubro, porque não estão autorizadas; não façam fogueiras; não façam churrascos fora dos locais próprios e apaguem completamente as brasas; não deitem lixo na floresta, porque acumula combustível e as garrafas de vidro podem provocar incêndios; e não utilizem máquinas que possam provocar faísca durante os períodos secos e quentes”, foram algumas das indicações deixadas pela governante na apresentação desta campanha de prevenção a incêndios.

De referir que o executivo madeirense aprovou, em conselho de governo, a 9 de maio, o Plano Operacional de Combate aos Incêndios Florestais (POCIF) 2019.

O plano vai estar em vigor entre 15 de junho e 15 de outubro de 2019, com um dispositivo de intervenção permanente, podendo vir a ser reforçado. O prazo pode ser prolongado ou antecipado caso se justifique.

O plano operacional contará, pelo segundo ano consecutivo, com a utilização do meio aéreo, designadamente um helicóptero de ataque inicial e a respetiva equipa.

O artigo foi publicado originalmente em O Jornal Económico.

Comente este artigo
Anterior Comissão Europeia adota novas regras para circulação de drones
Próximo PAN quer sentar o seu eurodeputado na comissão da Agricultura

Artigos relacionados

Nacional

Colheita da batata confirma aumentos de produtividade de 5%

O início da apanha da batata de regadio vem confirmar um aumento na produtividade (+5%, face à campanha anterior), que ocorreu também na batata de sequeiro, […]

Nacional

Obrigatoriedade na aplicação de medidas fitossanitárias em citrinos

A Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro através de edital torna publico o seguinte:
1. A Trioza erytreae (Del Guercio), […]

Nacional

José Maria da Fonseca com os olhos postos em novos mercados

A José Maria da Fonseca (JMF) planeia expandir-se para novos mercados, em 2019. Depois de um 2018 em crescendo no mercado nacional e além-fronteiras, […]