Madeira dispõe de 9 ME para reflorestar e combater alterações climáticas em 2021

Madeira dispõe de 9 ME para reflorestar e combater alterações climáticas em 2021

A Região Autónoma da Madeira tem nove milhões de euros para reflorestar e combater as alterações climáticas, no seu orçamento para 2021, revelou hoje a secretária do Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas, Susana Prada.

Os fundos disponíveis para a Secretaria do Ambiente estão destinados à limpeza e reflorestação de mais 400 hectares, adiantou Susana Prada, à margem de uma ação de reflorestação, juntamente com o Clube Desportivo do Nacional, numa faixa corta-fogo, em que foram plantadas 110 árvores, número alusivo ao aniversário que o emblema madeirense completou na terça-feira.

“Foi com muita alegria que vimos os jogadores a se associarem a esta ação do Governo Regional. Isto é extremamente importante em termos de ‘sequestro’ de dióxido de carbono para se poder conter o aumento da temperatura e cumprir o acordo de Paris”, explicou a secretária regional, salientando a importância de reflorestar com plantas adequadas a uma “zona definida para a gestão de combustíveis”.

O terreno onde decorreu a plantação, em cerca de 250 dos 640 hectares, é uma das parcelas doadas ao Instituto de Florestas e Conservação da Natureza por privados, no âmbito da criação da faixa corta-fogo.

Susana Prada defende que nunca se “limpou e reflorestou tanto” como nos últimos quatro anos, relembrando que já foram realizadas intervenções de limpeza, reconversão e reflorestação em 1.200 hectares, além do que tem sido feito na faixa corta-fogo, que já se encontra a 40%.

O defesa do Nacional Júlio César foi o porta-voz do grupo de atletas presente na ação de reflorestação e enalteceu a “extrema importância” deste tipo de iniciativas, relembrando que também tem de existir “responsabilidade social” no desporto.

Em representação do emblema madeirense estiveram ainda presentes Rui Encarnação, Mabrouk, Bobal e Witi.

Comente este artigo
Anterior Indústria replantou 5700 hectares em 2019
Próximo Regista AGROS - edição n.º 100 - O Papel da Agricultura em Tempos de Crise

Artigos relacionados

Formações

Curso: Universidade de Évora promove Curso de Operadores de Máquinas Agrícolas – 25 de julho a 13 de setembro

A Universidade de Évora vai realizar, entre 25 de julho e 13 de setembro de 2019, o curso de Operadores de Máquinas Agrícolas (COMA). […]

Últimas

Oferta de emprego – Engenheiro Agrónomo – Torre de Moncorvo

Empresa Recente no ramo da exploração agrícola, contrata para os seus quadros: […]

Nacional

Açores: Inaugurado sistema de Abastecimento de Água Agrícola em Ponta Delgada, nas Flores

O Secretário Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural inaugurou, esta terça-feira, o Sistema de Abastecimento de Água Agrícola na freguesia […]