Luís Vieira pede ajuda aos jovens no combate ao desperdício alimentar. 170 Kg de alimentos por pessoa vão para o lixo

[Fonte: Agricultura e Mar]

Todos os anos, em média, cerca de 170 Kg de alimentos, 30% do total, vão parar ao lixo. Um facto que o secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Vieira, quer combater. E para isso pede ajuda aos jovens, nas escolas, para o combate ao desperdício alimentar.

Luís Vieira, participou hoje, 19 de Maio, na comemoração da primeira edição do Dia Nacional da Agricultura na Escola. Trata-se de uma iniciativa organizada pela CAP – Confederação dos Agricultores de Portugal e pelo Fórum Estudante em parceria com a Direcção-Geral de Educação e o Instituto Politécnico de Bragança que envolveu a participação de 214 escolas de todo o País.

Luís Vieira apelou aos jovens que ajudem no combate ao desperdício alimentar, lembrando que “30% dos produtos acabam por ser desperdiçados pelos mais diversos motivos, o que equivale a 170 Kg de alimentos por pessoa e por ano”.

Dieta Mediterrânica

O secretário de Estado da Agricultura e Alimentação lembrou ainda a necessidade de “retomar hábitos alimentares saudáveis, designadamente de consumir mais alimentos ligados à Dieta Mediterrânica, cujo abandono por parte da nossa população tem tido consequências ao nível da saúde, que se traduzem numa aumento dramático do número de casos de diabetes, hipertensão e obesidade”. Para Luís Vieira, é importante retomar a Dieta Mediterrânica, apostando sobretudo no consumo de produtos nacionais “que estão a ser produzidos com grande qualidade e sobre os quais incide esta intolerável taxa de desperdício que queremos combater. Esse combate só pode ser travado”, acrescentou o Secretário de Estado,“ com a vossa ajuda, tendo em conta que esta é a nova geração de agricultores e de consumidores”.

Luís Vieira afirmou ter consciência de que “esta é uma geração muito desperta para a importância da sustentabilidade, motivo pelo qual todos estes elementos de que falámos têm de estar ligados e têm de ser geridos em conjunto. Luís Vieira não esqueceu a Agricultura Biológica, lembrando que “a produção em modo biológico está ao alcance de todos e por pequena que seja a experiência, é sempre gratificante acompanhar o processo de nascimento e crescimento de uma planta até que ela se converta numa alimento capaz de nos sustentar”. Luís Vieira rematou, afirmando que “o desafio da agricultura vai ser ganho convosco”.

Agricultura e Mar Actual

Comente este artigo

Receba este artigo na Newsletter do Agroportal

O artigo Luís Vieira pede ajuda aos jovens no combate ao desperdício alimentar. 170 Kg de alimentos por pessoa vão para o lixo foi publicado originalmente em Agricultura e Mar

Anterior Suedzucker reclaims top spot in sugar production as it sets sights on global market
Próximo EU quota sugar prices up as exports still lag

Artigos relacionados

Nacional

CNA acusa Parlamento Europeu de não defender cidadãos ao aprovar o CETA

Lisboa, 15 fev (Lusa) – A Confederação Nacional da Agricultura (CNA) acusou hoje o Parlamento Europeu de ter ficado ao lado “das grandes corporações e contra o interesse dos cidadãos europeus” ao aprovar o acordo comercial entre a União Europeia e o Canadá (CETA).
“Mais uma vez, […]

Últimas

Herdade do Monte da Ribeira lança vinho Pousio Branco 2016

[Fonte: Agricultura e Mar]
A Herdade do Monte da Ribeira (HMR), eleita produtora vinícola do ano 2016, acaba de lançar no mercado o vinho Pousio Branco da colheita de 2016. O vinho regional alentejano, do produtor nacional, já está à venda na grande distribuição, […]

Últimas

Potencialidades da LED para a produção de plantas

[Fonte: Vida Rural]
A iluminação LED apresenta uma série de vantagens relativamente às tecnologias de iluminação tradicionalmente utilizadas. Consomem menos energia, apresentam uma maior vida útil, permitem a utilização de comprimentos de onda específicos de acordo com o objetivo de produção desejado, […]