João Pontes: postos de atendimento são fundamentais na proximidade aos agricultores

[Fonte: Agricultura e Mar]

O secretário Regional da Agricultura e Florestas dos Açores afirmou hoje, 20 de Janeiro, que os Postos de Atendimento Agrícola em funcionamento no arquipélago são fundamentais para a política de proximidade que o Governo dos Açores tem promovido junto dos agricultores.

“No fundo, é um serviço que vem facilitar a vida aos agricultores. Eles são os próprios a reconhecer isso”, afirmou João Ponte, na inauguração do primeiro Posto de Atendimento Agrícola na freguesia dos Ginetes, em São Miguel.

O posto vai funcionar numa sala do edifício da Cooperativa Agro Ginetes, dois dias por semana, servindo 290 explorações localizadas nos Ginetes e nas freguesias limítrofes, com 7.000 animais registados.

43.º Posto de Atendimento Agrícola

“Este é o 43.º Posto de Atendimento Agrícola na Região. Só no último ano abrimos três postos nas ilhas de São Miguel e Terceira”, salientou João Ponte, acrescentando que, desta forma, o Governo Regional dá resposta às solicitações das cooperativas e das Juntas de Freguesia.

O secretário Regional salientou que os agricultores dos Ginetes e das freguesias limítrofes deixam de ter de percorrer vários quilómetros para se deslocarem a Ponta Delgada para tratar de assuntos administrativos.

Apoio técnico

Nos Posto de Atendimento Agrícola é possível receber apoio técnico para a realização de tarefas administrativas a que os produtores estão legalmente obrigados, como os registos de movimento (compra, venda, abate, nascimento e óbito de animais) e a emissão de guias de transporte.

Além disso, podem ser efectuadas candidaturas, por exemplo, ao Programa de Apoio à Modernização Agrícola e Florestal (PROAMAF), criar a identificação do beneficiário, actualizar parcelares e emitir passaportes para os animais.

Presentemente, os Açores têm Postos de Atendimento Agrícola localizados em sedes de cooperativas, Juntas de Freguesia e nos Serviços de Desenvolvimento Agrário de ilha.

Agricultura e Mar Actual

Comente este artigo

Receba este artigo na Newsletter do Agroportal

Aceito a Política de Proteção de Dados e dou o respetivo Consentimento para a recolha e tratamento de dados pessoais.

O artigo João Pontes: postos de atendimento são fundamentais na proximidade aos agricultores foi publicado originalmente em Agricultura e Mar

Anterior Aviso de Sismo Sentido no Continente 20-01-2018 11:42
Próximo EEUU impone a la aceituna española un nuevo arancel del 17,13% que se suma a otro del 4,47%

Artigos relacionados

Notícias apoios públicos incêndios

Incêndios: Governo alterou regime de apoios para abranger mais territórios e projetos

O regime de apoio financeiro à prevenção da floresta contra fogos florestais e pragas e doenças foi alterado para “fazer chegar os recursos a mais territórios e a mais projetos”, afirmou este sábado o secretário de Estado das Florestas.
“Como há poucos recursos houve necessidade de tomar decisões no sentido de fazer chegar esses recursos a mais territórios e a mais projetos. […]

Nacional

Associação Portuguesa de Horticultura reúne assembleia geral a 2 de Abril

[Fonte: Agricultura e Mar]

A APH — Associação Portuguesa de Horticultura (APH), nos termos dos Artigos 19º e 20º dos estatutos, convoca os seus sócios para uma Assembleia Geral Ordinária a realizar no dia 2 de Abril de 2018, com início às 15 horas, […]

Nacional

Orçamento da UE: 161 mil milhões para emprego, investimento e segurança

[Fonte: Jornal económico]

A Comissão Europeia propôs hoje um projeto de orçamento para 2018 com autorizações no valor de 161 mil milhões de euros para incentivar a criação de mais postos de trabalho, sobretudo para os jovens, e estimular o crescimento e os investimentos estratégicos. […]