IPMA caracteriza áreas de empréstimo de areia para alimentar praias

IPMA caracteriza áreas de empréstimo de areia para alimentar praias

[Fonte: IPMA]

IPMA caracteriza áreas de empréstimo de areia para alimentar praias

Amostragem com vibro-corer2019-02-22 (IPMA)

O projeto CHIMERA, financiado pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR-09-2016-48), foi desenvolvido com o objetivo principal de identificação e caracterização de quatro manchas de empréstimo para recolha de areia (Costa da Caparica, Espinho-Torreira, Barra-Mira, Figueira da Foz – Leirosa) na plataforma continental proximal com o intuito de virem a ser utilizadas em intervenções de alimentação artificial de praias em zonas sensíveis à erosão costeira. A Agência Portuguesa do Ambiente, I.P. (APA) (entidade adjudicante do projeto), contratou a parceria Xavi-Sub – Mergulhadores Profissionais Lda. – Instituto Português do Mar e da Atmosfera, I.P. (IPMA, I.P.) para a realização deste projecto.

Este projeto contou com uma vasta equipa técnica para as diversas tarefas, nomeadamente levantamento hidrográfico – batimetria e retrodispersão acústica, levantamento de sísmica de reflexão ligeira – sonda paramétrica e dados multicanal, amostragem para caracterização dos sedimentos e ainda a identificação de estruturas arqueológicas com base em dados magnéticos.

A caracterização de manchas de empréstimo assume um papel importante se considerarmos que a erosão costeira é responsável pela remobilização dos sedimentos, o que acarreta impactos ambientais e económicos. Esta caracterização multidisciplinar permitiu estimar o volume de areia com determinadas características (e.g., tamanho do grão, composição mineralógica, percentagem de cascalho e de fração fina, teor em carbonatos, grau de contaminação em conformidade com a Portaria n.º 1450/2007) que serão recomendadas para alimentar as praias e assim atenuar os efeitos da erosão.

As campanhas de aquisição de dados de batimetria, sísmica, retrodispersão acústica e dados magnéticos foram realizadas a bordo das embarcações do IPMA Diplodus e Noruega com uma duração de 56 dias. Foram adquiridos 434km de sísmica (monocanal e multicanal) e 1222km de batimetria, retrodispersão acústica e dados magnéticos. A amostragem de sedimentos ficou a cargo da empresa Xavisub, tendo sido recolhidas 128 amostras de superfície e 66 vibrocores (no total das 4 áreas).

Imagens associadas

  • Backscatter da area Costa-Caparica
    Backscatter da area Costa-Caparica
  • Linha sismica Monocanal (sonda paramétrica) adquirida, após processamento
    Linha sismica Monocanal (sonda paramétrica) adquirida, após processamento
  • Analise de sedimentos usando lupa
    Analise de sedimentos usando lupa
  • Anomalia magnética da área Espinho-Torreira
    Anomalia magnética da área Espinho-Torreira

Siga-nos no:

Comente este artigo

O artigo IPMA caracteriza áreas de empréstimo de areia para alimentar praias foi publicado originalmente em IPMA

Veja a previsão do tempo e oportunidade para pulverizar na nossa página de Meteorologia powered by Syngenta 

Anterior Governo prevê para este ano 160 milhões de euros para prevenção
Próximo ​Maior abelha do mundo redescoberta na Indonésia

Artigos relacionados

Cotações ES

Bajan los precios de las naranjas que se paga en campo a 8 céntimos

[Fonte: Agropopular – Cotações]

Descensos generalizados en la Lonja de Valencia, donde las naranjas se sitúan entre 9 céntimos de la Navel-Lane-Late y 25 céntimos de euro por kilo en árbol de la Barberina.
Y entre las mandarinas, los precios van desde 7 céntimos de la Ortanique a los 65 céntimos de euro por kilo de la Orri. […]

Internacional

Consejo Ministros UE: España lidera la petición de flexibilidad en el cumplimiento de los objetivos en la nueva PAC

[Fonte: Agroinformacion – PAC]
Los ministros de Agricultura y Pesca de la Unión Europea pidieron este martes 14 más flexibilidad en el cumplimiento de los objetivos en la reforma de la Política Agrícola Común con vistas a 2021-2027 y debatieron cambios en el Fondo europeo Marítimo y de Pesca a partir de una declaración de España, […]

Internacional

Jornadas formativas sobre sanidad animal, PAC e industria alimentaria en Madrid

[Fonte: Agropopular – UE]
El usuario de Twitter `Barce´.
Del 21 de mayo al 25 de junio se celebrará en Madrid el V Ciclo de Jornadas de Formación, cuyo objetivo es informar sobre aquellos temas de gran relevancia que afectan al sector agrícola, […]