Investigadores da UBI descobrem potencial das bagas de arando

Investigadores da UBI descobrem potencial das bagas de arando

[Fonte: Gazeta Rural]

O artigo publicado este mês aponta como principais descobertas que o consumo de arandos (cranberries) reduz a incidência de infeções urinárias, especialmente em doentes com infeções urinárias recorrentes, o que pode ser muito relevante no tratamento e prevenção destes problemas e, consequentemente, na prevenção do desenvolvimento de resistência a antibióticos.

Nas próximas etapas vão ser avaliados os efeitos benéficos do consumo de frutos vermelhos para a saúde humana, particularmente no controlo dos fatores de risco de doenças cardiovasculares. Pretende-se ainda estudar as interações químicas entre os compostos bioativos maioritários dos frutos vermelhos e o efeito resultante na atividade antioxidante. Efetuar a caracterização fitoquímica e avaliar as propriedades reológicas e antioxidantes de sumos de frutos vermelhos disponíveis comercialmente, é outra das intenções.

O artigo intitulado “Can Cranberries Contribute to Reduce the Incidence of Urinary Tract Infections? A Systematic Review with Meta-Analysis and Trial Sequential Analysis of Clinical Trials” está assinado por uma equipa de três investigadores da UBI constituída por Ângelo Luís (Bolseiro de Pós-Doutoramento da Faculdade de Ciências no âmbito do Protocolo celebrado entre a UBI e o Banco Santander/Totta, Fernanda Domingues (do Centro de Investigação em Ciências da Saúde) e Luísa Pereira (Centro de Matemática e Aplicações).

De acordo com Luísa Pereira, a publicação do trabalho “vai seguramente contribuir para uma maior visibilidade e reconhecimento pela comunidade científica do trabalho interdisciplinar desenvolvido na Faculdade de Ciências e na UBI”.

Comente este artigo

O artigo Investigadores da UBI descobrem potencial das bagas de arando foi publicado originalmente em Gazeta Rural

Anterior No bastan buenas palabras: Exigen a la CE contundencia ante el acoso de EEUU a la aceituna negra española
Próximo La CE busca contrarreloj una “solución” sobre el glifosato para lograr el apoyo de los países de la UE

Artigos relacionados

Últimas

Açores: futuro do sector leiteiro passa por apoiar modernização das cooperativas

[Fonte: Agricultura e Mar]

O secretário Regional da Agricultura e Florestas dos Açores defendeu hoje, 14 de Março, em São Jorge, que apoiar os projectos de modernização e inovação das cooperativas de lacticínios é essencial para assegurar o futuro do sector leiteiro.
“As apostas na modernização e na inovação não são apenas chavões de discursos políticos, […]

Últimas

Agri Milk Show marcado para Novembro dedicado às novas tecnologias e promoção dos lacticínios

[Fonte: Agricultura e Mar]
A Exponor recebe, de 3 a 5 de Novembro, a segunda edição da Agri Milk Show, a feira internacional do agro-negócio, leite e alimentação. Após “o sucesso da edição do ano passado”, numa organização da IS International e da Associação Portuguesa de Criadores de Raça Frísia, […]

Últimas

Macfrut regista grande número de participantes internacionais

[Fonte: Voz do Campo]

Um em cada quatro expositores é estrangeiro, superando a meta de 1.500 compradores, com a presença das principais redes de retalho do mundo e importadores europeus de frutas tropicais. O resultado será uma Macfrut 2018 cada vez mais internacional (Rimini, […]