Investigadores da UBI descobrem potencial das bagas de arando

Investigadores da UBI descobrem potencial das bagas de arando

[Fonte: Gazeta Rural]

O artigo publicado este mês aponta como principais descobertas que o consumo de arandos (cranberries) reduz a incidência de infeções urinárias, especialmente em doentes com infeções urinárias recorrentes, o que pode ser muito relevante no tratamento e prevenção destes problemas e, consequentemente, na prevenção do desenvolvimento de resistência a antibióticos.

Nas próximas etapas vão ser avaliados os efeitos benéficos do consumo de frutos vermelhos para a saúde humana, particularmente no controlo dos fatores de risco de doenças cardiovasculares. Pretende-se ainda estudar as interações químicas entre os compostos bioativos maioritários dos frutos vermelhos e o efeito resultante na atividade antioxidante. Efetuar a caracterização fitoquímica e avaliar as propriedades reológicas e antioxidantes de sumos de frutos vermelhos disponíveis comercialmente, é outra das intenções.

O artigo intitulado “Can Cranberries Contribute to Reduce the Incidence of Urinary Tract Infections? A Systematic Review with Meta-Analysis and Trial Sequential Analysis of Clinical Trials” está assinado por uma equipa de três investigadores da UBI constituída por Ângelo Luís (Bolseiro de Pós-Doutoramento da Faculdade de Ciências no âmbito do Protocolo celebrado entre a UBI e o Banco Santander/Totta, Fernanda Domingues (do Centro de Investigação em Ciências da Saúde) e Luísa Pereira (Centro de Matemática e Aplicações).

De acordo com Luísa Pereira, a publicação do trabalho “vai seguramente contribuir para uma maior visibilidade e reconhecimento pela comunidade científica do trabalho interdisciplinar desenvolvido na Faculdade de Ciências e na UBI”.

Comente este artigo

O artigo Investigadores da UBI descobrem potencial das bagas de arando foi publicado originalmente em Gazeta Rural

Anterior No bastan buenas palabras: Exigen a la CE contundencia ante el acoso de EEUU a la aceituna negra española
Próximo La CE busca contrarreloj una “solución” sobre el glifosato para lograr el apoyo de los países de la UE

Artigos relacionados

Nacional

Anuário Agrícola de Alqueva já está online

[Fonte: Vida Rural]

O Anuário Agrícola de Alqueva referente ao ano de 2017 já está disponível online.
De acordo com a EDIA, empresa responsável pela gestão das infraestruturas de Alqueva, este documento pretende “fornecer um quadro, tão claro quanto possível, dos sistemas de produção existentes e potenciais em Alqueva, […]

Últimas

Candidaturas aos incentivos fiscais à I&D empresarial abertas até 31 de Julho

[Fonte: Agricultura e Mar]
O SIFIDE  – Sistema de Incentivos Fiscais à Investigação e Desenvolvimento Empresarial concede incentivos fiscais (dedução à colecta do IRC) às actividades de I&D empresarial, como forma de apoio às empresas que queiram intensificar os seus investimentos em investigação e desenvolvimento. […]

Últimas

Queijo do Alentejo mostra-se em Londres

[Fonte: Gazeta Rural]

Compartilhar no Facebook
Tweet


O queijo de ovelha do Alentejo é um dos produtos que marca presença na IFE – Feira Internacional de Comida e Bebida, que está a decorrer em Londres.
A Feira é considera a maior do sector alimentar e de bebidas do Reino Unido. […]