IFCN beneficia de pastos do Perímetro Florestal do Poiso para dar mais alimento a ovinos

IFCN beneficia de pastos do Perímetro Florestal do Poiso para dar mais alimento a ovinos

[Fonte: O Jornal Económico]

O Instituto das Florestas e Conservação da Natureza está a beneficiar de algumas áreas dos pastos do Perímetro Florestal das Serras do Poiso, com o objetivo de criar condições para dar mais alimento aos ovinos da Associação de Criadores de Gado das Serras do Poiso.

Esta iniciativa abrange mais de 20 hectares, o que corresponde a cerca de 20 campos de futebol, e, para além das áreas de apascentação passarem a dispor de prados mais adequados e com melhor produção forrageira para os animais, vai ser igualmente possível contribuir para o controlo da proliferação de espécies infestantes e invasoras, salienta o presidente do IFCN, Manuel Filipe.

“A intervenção compreende o arranque de matos e a mobilização superficial do solo para proporcionar o seu arejamento e criar boas condições para as espécies pratenses (forrageiras) melhoradas, que se pretende instalar sobre as pastagens espontâneas existentes”, explica Manuel Filipe.

O presidente do IFCN completa ainda que as ações mecanizadas vão ocorrer apenas nas superfícies com declives suaves, sem riscos de fenómenos erosivos e que esta beneficiação compreende a adubação para criar as condições à boa instalação da pastagem e a sementeira das espécies forrageiras adequadas ao gado, ao solo e ao clima, e resistentes ao pastoreio.

Comente este artigo

O artigo IFCN beneficia de pastos do Perímetro Florestal do Poiso para dar mais alimento a ovinos foi publicado originalmente em O Jornal Económico.

Anterior Deputados querem conceito de “pagamento justo” à produção de leite através do PT 2030
Próximo Produtores de leite portugueses receberam menos 421ME do que a média da UE de 2010 a 2018

Artigos relacionados

Últimas

Açores asseguram transporte marítimo exclusivo para a saída de gado vivo da Ilha das Flores

[Fonte: Agricultura e Mar]
O secretario Regional da Agricultura e Florestas, João Ponte, afirmou que o Governo dos Açores está […]

Nacional

UE aprova novas substâncias como aditivo em alimentos para suínos

[Fonte: Agricultura e Mar]
A Comissão Europeia aprovou novas substâncias como aditivo em alimentos para suínos. […]

Sugeridas

Nuno Tiago Russo é o novo secretário de Estado da Agricultura

[Fonte: Vida Rural]

O primeiro-ministro António Costa apresentou esta segunda-feira (21 de outubro) a lista de 50 secretários de Estado que vão integrar o Executivo. […]