GPA: Filipe Duarte Santos e Pedro Cunha Serra recebem Prémio Especial Carreira pela Sustentabilidade

[Fonte: Agricultura e Mar]

Filipe Duarte Santos, especialista de renome internacional na área das alterações climáticas e presidente do Conselho Nacional do Ambiente, e Pedro Cunha Serra, especialista em recursos hídricos e políticas públicas e assessor da administração da TPF-Planege, foram hoje, 12 de Janeiro, galardoados com o Prémio Especial Carreira pela Sustentabilidade pelo Green Project Awards 2017, no âmbito da V Conferência e Cerimónia de Entrega de Prémios da 10ª Edição da iniciativa.

A iniciativa que promove as boas práticas e a discussão pública para a sustentabilidade atribuiu os galardões por nomeação directa do ministro do Ambiente e do presidente da Câmara do Porto, visando destacar personalidades cujo o trabalho contribuiu para o Desenvolvimento Sustentável de Portugal.

Biografia Filipe Duarte Santos

Físico de formação, Filipe Duarte Santos é um dos maiores especialistas em alterações climáticas em Portugal, causa a que se dedica há mais de 20 anos. É na natureza que encontra o seu habitat e, além de licenciado em Geofísica e doutorado em Física Nuclear, é também um apaixonado por orquídeas silvestres e por pintura, o seu hobby. Gosta de passear e diz que “o segredo de uma vida longa é mantermo-nos activos, curiosos e criativos”.

Já foi professor nas mais prestigiadas Universidades Europeias e Americanas. Prémio Quercus em 2015, dedicou-se, primeiramente, à investigação científica em física nuclear teórica e astrofísica nuclear desde o período do doutoramento e, depois, à investigação em ciências do ambiente e sustentabilidade com especial enfoque nas alterações climáticas. Proferiu mais de 250 palestras e conferências sobre estes temas em Portugal e no estrangeiro e tem mais de 150 trabalhos de investigação publicados em revistas da área.

Ao longo dos anos, o especialista tem procurado contribuir para a divulgação das problemáticas do ambiente, do desenvolvimento sustentável e das alterações climáticas antropogénicas, tendo coordenado diversos projectos nacionais e internacionais na área.

Entre estes projectos destacam-se a sua acção como investigador coordenador do Projecto SIAM – Climate Change in Portugal e a sua participação enquanto coordenador no projecto PORTCOAST, Centro de Geofísica da Universidade de Lisboa. É o actual diretor do Centro de Física Nuclear da Universidade de Lisboa e foi galardoado em 2008 com o Prémio Universidade de Lisboa.

Biografia Pedro Cunha Serra

Pedro Cunha Serra é um dos principais protagonistas das modernas políticas ambientais em Portugal, granjeando um singular reconhecimento nacional e internacional, em particular na área dos recursos hídricos e da gestão da água. Entre tantos sucessos profissionais é comumente conhecido como o grande obreiro da histórica Convenção de Albufeira que regula a água entre Portugal e Espanha.

Engenheiro e Mestre em engenharia civil pelo Instituto Superior Técnico, Pedro Cunha Serra tem um currículo sem paralelo nas áreas de projecto e engenharia, gestão de recursos hídricos ao mais alto nível no Estado, regulação de entidades gestoras do ciclo urbano da água e de resíduos, e gestão da holding pública nacional de água e de resíduos. Geriu ainda a permeio as estradas portuguesas.

Depois de ter trabalhado como projectista durante cerca de 25 anos, assumiu a presidência do Instituto da Água de Portugal, tendo liderado as negociações da Convenção Luso-Espanhola de Albufeira para os rios internacionais ibéricos, bem como os trabalhos preparatórios da Directiva-quadro da União Europeia da água. Mais recentemente foi coordenador dos trabalhos de elaboração do Plano Nacional da Água.

Pedro Cunha Serra foi presidente do Instituto Regulador de Águas e Resíduos e do Instituto de Estradas de Portugal, a autoridade rodoviária nacional. Posteriormente assumiu a presidência do Conselho de Administração e foi CEO da Águas de Portugal, SGPS.

A convite do ministro do Ambiente dirigiu a revisão do Plano Estratégico de Abastecimento de Águas e Saneamento de Águas Residuais 2007-2013. Mais recentemente, coordenou os trabalhos de elaboração do Plano Nacional da Água e, actualmente, é consultor e assessor da administração da TPF-Planege e consultor do ministério do ambiente nas negociações luso-espanholas em matéria de água.

Agricultura e Mar Actual

Comente este artigo

Receba este artigo na Newsletter do Agroportal

O artigo GPA: Filipe Duarte Santos e Pedro Cunha Serra recebem Prémio Especial Carreira pela Sustentabilidade foi publicado originalmente em Agricultura e Mar

Anterior Al menos un bebé afectado por salmonela en España tras consumir leche infantil Lactalis
Próximo XX Edição do Congresso de Zootecnia - 5, 6 e 7 de Abril de 2018 - Vila Real

Artigos relacionados

Nacional

Obras portuárias em curso nos Açores ascendem a cerca de 30 milhões de euros

[Fonte: Agricultura e Mar]
O presidente do Governo Regional dos Açores visitou hoje, 6 de Novembro, as obras de requalificação do Porto das Poças, na ilha das Flores, que constitui um dos exemplos dos investimentos que estão em curso em infra-estruturas portuárias da Região, […]

Últimas

Jungheinrich apresenta novo empilhador ETV 216i na Cemat

[Fonte: ffl revista]

Está a decorrer, desde 23 de Abril e até 27 de Abril, em Hannover, na Alemanha, a Cemat, feira internacional de intralogística e gestão da cadeia de abastecimento. A Jungheinrich, um dos expositores deste evento, tem em destaque a sua mais recente novidade: o ETV 216i, […]

Últimas

Produção de anona na Madeira sofreu quebra de 85 toneladas em 2016 

[Fonte: Gazeta Rural]

Cerca de 400 agricultores participaram este fim-de-semana na Festa da Anona, certame que decorreu na freguesia do Faial, norte da ilha da Madeira, numa época em que a produção do fruto sofreu uma quebra de 85 toneladas. […]