Governo Regional disponibiliza 1,5 ME para investimentos em armazenamento de água nas explorações agrícolas

Governo Regional disponibiliza 1,5 ME para investimentos em armazenamento de água nas explorações agrícolas

[Fonte: Açoriano Oriental]

Adianta nota do executivo que a  dotação disponível para este aviso é de 1,5 milhões de euros e irá permitir reforçar a capacidade de armazenamento de água nas explorações agrícolas, que atualmente é superior a 50 milhões de litros.

“Pretende-se com esta medida incentivar os agricultores a realizarem investimentos relativos à instalação de reservatórios ou lagoas artificiais, de modo a reforçar a capacidade de armazenamento de água nas suas explorações”, lê-se na nota do executivo regional.

Além de reforçar a viabilidade e a competitividade das explorações agrícolas, pretende-se também promover uma utilização mais eficiente dos recursos hídricos entre os agricultores.

No que diz respeito ao abastecimento de água, o Governo Regional estima concluir no próximo ano os planos de ação que avaliam as necessidades hídricas nas ilhas de Santa Maria, São Miguel, Graciosa, São Jorge e Pico, um trabalho que está a ser levado a cabo em parceria com autarquias, associações agrícolas e técnicos especialistas em Hidrologia para a definição de medidas e respostas concretas que possam acautelar a problemática das alterações climáticas.

Para além destas medidas, estão previstos para 2019 mais de três milhões de euros em investimentos na ampliação das redes de abastecimento de água e no reforço da capacidade de armazenamento.

Comente este artigo

O artigo Governo Regional disponibiliza 1,5 ME para investimentos em armazenamento de água nas explorações agrícolas foi publicado originalmente em Açoriano Oriental

Anterior Oliveira da Serra: “Somos a Apple dos azeites”
Próximo Pedro Marques espera aprovação do Portugal 2020 por Bruxelas em “poucos dias”

Artigos relacionados

Sugeridas

Agricultura portuguesa vai ter HUB digital

ISQ lança o Hub Digital para a Agricultura em Portugal (HUB4AGRI). A apresentação oficial do HUB4AGRI decorrerá no próximo dia 15 de outubro, na sede da CONFAGRI em Lisboa e contará com a presença da Senhora Secretária de Estado da Indústria Ana Lehmann e do Ministro da Agricultura, […]

Últimas

Portugal Tech vai financiar até 70% dos investimentos em startup

[Fonte: ECO]

A Instituição Financeira de Desenvolvimento (IFD) e o Fundo Europeu de Investimento (FEI) anunciaram o lançamento de um programa de investimento de 100 milhões de euros em Portugal.
“A IFD e o FEI concluíram negociações para o lançamento de um novo programa de investimento, […]

Nacional

Apostar na Prevenção e Cuidar da Floresta – 14 de Fevereiro – Barcelos

A Cooperativa Agrícola de Barcelos, associada da CONFAGRI, apostada na urgência da prevenção dos fogos florestais, vai realizar no próximo dia 14 de Fevereiro, pelas 14h00, um Colóquio subordinado ao tema “Cuidar da Floresta em Barcelos”, no Auditório do Município.
2017, mais de 100 mortos e 440 mil hectares de área ardida
Segundo o ICNF – Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, […]