Governo proíbe queimadas até terça-feira

Governo proíbe queimadas até terça-feira

[Fonte: O Jornal Económico]

O Governo assinou esta sexta-feira um despacho que proíbe a realização de queimadas e de queimas de sobrantes de exploração entre sábado e terça-feira, nos distritos de Beja, Bragança, Castelo Branco, Évora, Faro, Guarda, Lisboa, Portalegre, Santarém e Setúbal.

Esta decisão conjunta do ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, e do secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Miguel Freitas, surge na sequência das previsões meteorológicas que dão para o continente temperaturas superiores a 30º a partir de sábado e elevado risco de incêndio.

Numa nota, o Governo destaca que esta decisão resulta das informações do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) sobre o agravamento do risco de incêndio para a globalidade do território do continente.

Decorre ainda do aviso à população da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANPC) sobre o perigo de incêndio rural, do comunicado técnico-operacional da ANPC que determina a passagem ao Estado de Alerta Especial Amarelo do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais nos distritos de Beja, Évora e Faro.

“Do comunicado técnico-operacional da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil que determina a passagem ao Estado de Alerta Especial Azul, que passará a ‘Amarelo’ às 00:01 de domingo, do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais nos distritos de Bragança, Castelo Branco, Guarda, Lisboa, Portalegre, Santarém e Setúbal”, adianta a mesma nota.

Miguel A. Lopes/Lusa

Comente este artigo

O artigo Governo proíbe queimadas até terça-feira foi publicado originalmente em O Jornal Económico.

Anterior Se anima la actividad en vacuno pero sin repercutir en los precios
Próximo Se va cerrando el plazo de la PAC: Qué gestiones se pueden hacer hasta el cierre definitivo el 31 de mayo

Artigos relacionados

Nacional

Cotesi apoia o IX Encontro Nacional de Produtores de Mirtilo

A Cotesi – Companhia de Têxteis Sintéticos vai participar no 9.º Encontro Nacional de Produtores de Mirtilo, que se realiza nos dias 22 e 23 de Novembro no Teatro Municipal da Guarda. […]

Nacional

Oferta de Emprego – Engenheiro Agrónomo/Florestal (M/F) – Sintra

A Planta Livre procura candidato com formação em agronomia e florestal para estágio profissional com urgência.

Últimas

Dois anos após grande fogo, Castanheira de Pera continua sem plano da floresta

Dos 278 municípios em Portugal continental, há 53 que, mais de dois anos depois dos incêndios que mataram 66 pessoas no centro do país, […]