Governo proíbe queimadas até terça-feira

Governo proíbe queimadas até terça-feira

[Fonte: O Jornal Económico]

O Governo assinou esta sexta-feira um despacho que proíbe a realização de queimadas e de queimas de sobrantes de exploração entre sábado e terça-feira, nos distritos de Beja, Bragança, Castelo Branco, Évora, Faro, Guarda, Lisboa, Portalegre, Santarém e Setúbal.

Esta decisão conjunta do ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, e do secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Miguel Freitas, surge na sequência das previsões meteorológicas que dão para o continente temperaturas superiores a 30º a partir de sábado e elevado risco de incêndio.

Numa nota, o Governo destaca que esta decisão resulta das informações do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) sobre o agravamento do risco de incêndio para a globalidade do território do continente.

Decorre ainda do aviso à população da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANPC) sobre o perigo de incêndio rural, do comunicado técnico-operacional da ANPC que determina a passagem ao Estado de Alerta Especial Amarelo do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais nos distritos de Beja, Évora e Faro.

“Do comunicado técnico-operacional da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil que determina a passagem ao Estado de Alerta Especial Azul, que passará a ‘Amarelo’ às 00:01 de domingo, do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais nos distritos de Bragança, Castelo Branco, Guarda, Lisboa, Portalegre, Santarém e Setúbal”, adianta a mesma nota.

Miguel A. Lopes/Lusa

Comente este artigo

O artigo Governo proíbe queimadas até terça-feira foi publicado originalmente em O Jornal Económico.

Anterior Se anima la actividad en vacuno pero sin repercutir en los precios
Próximo Se va cerrando el plazo de la PAC: Qué gestiones se pueden hacer hasta el cierre definitivo el 31 de mayo

Artigos relacionados

Últimas

Pedido Urgente – Alimento para as Abelhas

O concelho de Tondela necessita de ajuda neste seguintes produtos:
– Açucar Branco
– Açúcar Amarelo
– Cera em Broa ou laminada
– Rede Pronta : procura contactos de fornecedores e lojas online que entreguem ao domincílio, contactos de Associaçöes apicultoras e cientistas.

“O Sr Vital (960067676). […]

Últimas

“As cabras sapadoras são um show off político”

[Fonte: Rádio Renascença]
O Governo anunciou, no ano passado, rebanhos dedicados à gestão do combustível florestal.

Há agricultores e pastores que se queixam da libertação sem controlo de cabras selvagens, no distrito de Coimbra. O Governo avançou no ano passado com o projeto-piloto das “cabras sapadoras” […]

Últimas

Moçambique vacina 450 mil animais contra febre aftosa

[Fonte: Observador] Mais de 450 mil animais foram vacinados contra o surto de febre aftosa em Moçambique, no âmbito das medidas preventivas de proteção do gado bovino contra uma eventual ocorrência da febre.

Mais de 450 mil animais foram vacinados contra o surto de febre aftosa em Moçambique, […]