Governo espera que três Kamov estejam operacionais para dispositivo de combate a fogos

Governo espera que três Kamov estejam operacionais para dispositivo de combate a fogos

[Fonte: Açoriano Oriental]

O Ministério da Administração Interna (MAI) estima que os três helicópteros Kamov estejam operacionais para integrar o dispositivo de combate a incêndios florestais, mas neste momento estão todos parados.

Dos seus helicópteros pesados do Estado, um está acidentado desde 2012, outros dois estão para reparação desde 2015 e os restantes três Kamov que têm estado aptos para voar estão também parados, dois para manutenção e um por “ausência de certificação”.

Numa resposta enviada à agência Lusa, o MAI explica que dois Kamov estão “a realizar a grande manutenção dos 10 anos” e o terceiro está operacional, “apesar de indisponível por ausência de certificação de um componente pela autoridade aeronáutica” e deverá iniciar este mês “a grande manutenção” dos 10 anos.

O Ministério da Administração Interna refere também que estes três Kamov “deverão estar operacionais para o dispositivo de combate aos incêndios”.

Quanto à reparação dos dois helicópteros inoperacionais desde 2015, o MAI adianta que o arranjo faz parte do objeto do grupo de trabalho criado entre os ministérios da Administração Interna e da Defesa Nacional para trabalhar na transição da gestão e controlo dos meios aéreos de combate a incêndios para a Força Aérea.

Estes dois helicópteros do Estado já não integraram o dispositivo de combate a incêndios florestais nos três últimos anos.

Comente este artigo

O artigo Governo espera que três Kamov estejam operacionais para dispositivo de combate a fogos foi publicado originalmente em Açoriano Oriental

Anterior Detenidos con 2.500 kg de naranjas tras huir de la finca en que las robaban
Próximo Iratxe García pide que se incluya una partida específica para la despoblación rural en los presupuestos europeos

Artigos relacionados

Últimas

Governo quer alargar a especialização em tecnologias digitais à agricultura

[Fonte: ffl revista]

O Governo pretende alargar a especialização em tecnologias digitais à agricultura e pescas, no âmbito do programa “Portugal INCoDe.2030”, que decorre entre 2017 e 2030.
De acordo com a proposta de Grandes Opções do Plano (GOP) 2018, a que a Lusa teve acesso, […]

Últimas

Concurso elegeu os 21 melhores “Queijos de Portugal”

[Fonte: Voz do Campo]
O anúncio de resultados e entrega dos prémios do 9.º Concurso “Queijos de Portugal”, aconteceu mo passado dia 30 de outubro, integrados no programa oficial da primeira edição do “Grandes Escolhas – Vinhos & Sabores”.
São 21, número que corresponde às categorias em prova, […]

Últimas

Combate às chamas em Cantanhede a evoluir favoravelmente

[Fonte: Correio da Manhã]

Um dos dois incêndios florestais que ao início da tarde de sexta-feira deflagraram no concelho de Cantanhede, distrito de Coimbra, está dominado e o outro continua ativo, mas o combate às chamas está a evoluir favoravelmente.
O fogo que eclodiu pelas 14:50 de sexta-feira, […]