Governo dos Açores espera crescimento da ovinicultura em Santa Maria

[Fonte: Agricultura e Mar]

O secretário Regional da Agricultura e Florestas dos Açores manifestou confiança no crescimento da ovinicultura em Santa Maria, ilha que já teve quase 4.000 ovelhas, salientando a importação de vários animais reprodutores provenientes de França.

“Este ano esperamos a vinda de uma centena de ovelhas reprodutoras de França para desenvolver uma experiência em Santa Maria ao nível da produção e comercialização de queijos de ovelha ou de mistura”, afirmou João Ponte, sublinhando que esta ilha possui “um grande potencial” nesta área.

Em 1928 existiam em Santa Maria quase 4.000 ovelhas, que ocupavam os solos mais pobres da zona ocidental da ilha, actualmente ocupados por infraestruturas aeroportuárias, mas 20 anos depois a ovinicultura sofreu um declínio devido à construção do aeroporto, à emigração e aos ataques de cães vadios. Actualmente existem em Santa Maria 638 ovelhas de várias raças.

Importação de ovelhas

O secretário Regional salientou que a importação de ovelhas é uma via para a diversificação agrícola e também para a inovação na agricultura mariense, possibilitando “um produto diferente para o qual irá haver mercado”.

No sábado, 20 de Maio, decorre no Jardim Municipal de Vila do Porto a ‘Festa da Tosquia’, promovida pela Associação dos Criadores de Ovinos e Caprinos da ilha de Santa Maria (ARCOA), onde será possível observar a tosquia de ovelhas e o processo de tratamento da lã.

O evento inclui ainda uma palestra da chefe de Divisão do Serviço de Desenvolvimento Agrário de Santa Maria, Janyne Teves Sousa, sobre a produção ovina nesta ilha.

Agricultura e Mar Actual

Comente este artigo

Receba este artigo na Newsletter do Agroportal

O artigo Governo dos Açores espera crescimento da ovinicultura em Santa Maria foi publicado originalmente em Agricultura e Mar

Anterior EU agriculture policy diary: the week ahead (May 22-26)
Próximo IMIT - Queijos da Beira Baixa - 25 de Maio de 2017 - Castelo Branco

Artigos relacionados

Últimas

Pelcor desafia estudantes a criar produtos inovadores com cortiça

[Fonte: Vida Rural]
Criar produtos inovadores e novas soluções de utilização de cortiça: é este o desafio da Pelcor e da Universidade de Évora, que querem colocar os estudantes a pensar em novas formas de utilizar cortiça.
Este concurso pretende explorar o potencial da cortiça como material natural com características como resistência, […]

Nacional

Fumeiro de Montalegre promoveu encontro de produtores

[Fonte: Voz do Campo]
O 3º Encontro de Produtores, decorreu no passado dia 24 de agosto, destinado a promover a cooperação e coopetição empresarial, no âmbito da execução do projeto Fumeiro de Montalegre – Cooperar para competir e desenvolver.
A iniciativa contou com a presença de 50 produtores de fumeiro de Montalegre, […]

Últimas

Inovação Rural premiada em Idanha-a-Nova

[Fonte: Voz do Campo]
O Fórum Mundial de Inovação Rural, na sua terceira edição, distinguiu em Idanha-a-Nova os projetos que mais inovam, geram riqueza, emprego e fixação de população, pre­servam o equilíbrio ambiental e valorizam a utilização dos recur­sos endógenos.
Na cerimónia de entrega do prémio, […]