Governo avança com taxa sobre as batatas fritas

[Fonte: Jornal De Negócios]

Bolachas e biscoitos; alimentos que integrem flocos de cereais e cereais prensados; e batatas fritas ou desidratadas. São estes os produtos que, desde que tenham um teor de sal igual ou superior a um grama por cada 100 gramas, passarão a ser tributados por uma nova taxa que o Governo quer introduzir com o Orçamento do Estado para 2018.

De acordo com a versão preliminar do documento, a que o Negócios teve acesso, para o cálculo do imposto a pagar será tido em conta o peso do produto já acabado, sobre o qual incidirá uma taxa de 0,80 cêntimos por cada quilograma.

Os produtos que sejam adquiridos noutro Estado membro da União Europeia e que sejam importados estarão também sujeitos a imposto em Portugal, a menos que se esteja perante uma aquisição para uso pessoal e se forem transportados pelo próprio consumidor.

A taxa sobre os produtos com elevado teor de sal é uma bandeira do ministro da Saúde. Adalberto Campos Fernandes considera que é uma medida de protecção da saúde pública. Em Junho, numa entrevista à Lusa, o governante falava em “dar um passo inovador” no sentido de penalizar a chamada “junk food”, prejudicial à saúde e usada sobretudo pelas camadas mais pobres da população.

Como o Negócios adiantou, a introdução desta taxa na proposta de OE para 2018 chegou a estar tremida, uma vez que o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes seria de opinião de que a criação de um imposto de raiz, como agora se pretende fazer, exigia um trabalho prévio para o qual não houvera ainda tempo suficiente.

A medida acaba mesmo por avançar e, segundo a versão preliminar da proposta de OE, a ideia é aplicar as mesmas regras que já existem para as bebidas não alcoólicas em matéria de produção e armazenagem de produtos e, posteriormente, de circulação. 

(notícia actualizada às 18:40)

Comente este artigo

O artigo Governo avança com taxa sobre as batatas fritas foi publicado originalmente em Jornal De Negócios

Anterior Annonces d'Emmanuel Macron Confédération paysanne : « Le cap est donné, traduisons-le en actes »
Próximo O Conselho de Administração é um excelente órgão de gestão para a empresa familiar

Artigos relacionados

Nacional

Matéria Orgânica do Solo e Ambiente – Manuel Chaveiro Soares

Portugal é deficitário em carne de bovino e de suíno, e, simultaneamente, a maioria dos solos agrícolas é pobre em matéria orgânica e, por conseguinte, dotada de baixa fertilidade; mas, para se elevar a produção de carne terão de se produzir mais efluentes pecuários, que poderiam elevar a produtividade dos solos. […]

Últimas

Presidente constata “preocupante situação de reservas de água” na Aguieira

[Fonte: Correio da Manhã]

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, visitou hoje a barragem da Aguieira, no distrito de Coimbra “inteirando-se da preocupante situação das reservas de água”, divulgou o Palácio de Belém.
“O Chefe de Estado esteve esta tarde na barragem da Aguieira, […]

Últimas

Plenário do parlamento dos Açores adiado um dia devido ao luto nacional

[Fonte: Açoriano Oriental]
“Tendo sido decretado luto nacional nos dias 18, 19 e 20 de junho pelas vítimas do incêndio que deflagrou no município de Pedrógão Grande e afetou vários concelhos do nosso país, a presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores informa que o período Legislativo de junho foi adiado”, […]