Glifosato: União Europeia renova licença por 5 anos

[Fonte: Anipla - fitonotícias]

A União Europeia decidiu pela renovação da licença para a utilização do glifosato na agricultura do espaço comunitário por um período de cinco anos, com o voto positivo de 18 estados membros, e nove votos contra. Portugal manteve a abstenção.

A votação foi realizada numa reunião de recurso do Comité Permanente dos Vegetais, Animais e Alimentos para Consumo Humano e Animal, após ter sido, por duas vezes, adiada a decisão, pela ausência da maioria qualificada exigida nas votações dos representantes dos Estados Membros da União Europeia, nos passados dias 25 de outubro e 9 de novembro.

Esta decisão tem em vista a autorização da utilização do glifosato na agricultura do espaço comunitário, cuja licença para a aplicação da substância termina já no final deste ano.

Para António Lopes Dias, Diretor Executivo da Anipla, “A Anipla está satisfeita com um sinal de confiança e seriedade da União Europeia, pela votação positiva na renovação da licença do glifosato.”

Para este responsável, “Apesar de estarmos num dia em que milhares de agricultores e produtores europeus podem ver o futuro com mais confiança, a Anipla mantém alguma preocupação pelo atraso na decisão e demonstração da insegurança de alguns dos Estados Membros. Os consumidores europeus ficam a perder quando a União Europeia cede a pressão meramente política para a demora na tomada de decisões que são da ciência – uma vez que cientificamente já foi provada a não perigosidade do Glifosato. Por outro lado, mantemos a insatisfação pelo facto de não haver uma renovação por 15 anos, como acontece em todas as situações semelhantes, e voltamos a lembrar que se acaba de introduzir um precedente perigoso na avaliação europeia.”

“A posição neutra de Portugal é preocupante e injusta para com todo o sector agrícola português, porque demonstra como o nosso Governo não assume a posição que melhor defende os interesses dos seus consumidores e da sua economia”, conclui ainda.

Comente este artigo

O artigo Glifosato: União Europeia renova licença por 5 anos foi publicado originalmente em Anipla - fitonotícias

Anterior Mercado Agrícola Tradicional (mat) em Marco de Canaveses
Próximo El olvido de la PAC: Las mujeres rurales como piezas clave de la agricultura en Europa y el futuro de los alimentos

Artigos relacionados

Últimas

Limiano muda identidade e aposta nas fatias e amanteigados

[Fonte: Dinheiro Vivo – empresas]
A Limiano renovou a sua identidade e assinatura, tendo lançado novas campanhas com criatividade da Young & Rubican. A marca da Bel Portugal acaba de renovar a sua oferta de queijo fatiado, com uma nova embalagem, […]

Nacional

Homem morre num acidente de um trator agrícola em Vila Nova de Poiares


Um homem morreu hoje, no concelho de Vila Nova de Poiares, distrito de Coimbra, na sequência de um acidente com o trator agrícola que conduzia.
O alerta para o acidente, na localidade de Ribas, na freguesia de Santo André de Poiares, foi dado às 09H43 de hoje, […]

Nacional

Prémio Nacional de Agricultura 2017 anuncia vencedores

[Fonte: Agricultura e Mar]

A Cerimónia de Entrega do Prémio Nacional de Agricultura 2017 é já amanhã, 1 de Março. Esta iniciativa, organizada pela Cofina, em parceria com o BPI, conta com o patrocínio do Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural.
Capoulas Santos preside à cerimónia, […]