Glifosato: União Europeia renova licença por 5 anos

[Fonte: Anipla - fitonotícias]

A União Europeia decidiu pela renovação da licença para a utilização do glifosato na agricultura do espaço comunitário por um período de cinco anos, com o voto positivo de 18 estados membros, e nove votos contra. Portugal manteve a abstenção.

A votação foi realizada numa reunião de recurso do Comité Permanente dos Vegetais, Animais e Alimentos para Consumo Humano e Animal, após ter sido, por duas vezes, adiada a decisão, pela ausência da maioria qualificada exigida nas votações dos representantes dos Estados Membros da União Europeia, nos passados dias 25 de outubro e 9 de novembro.

Esta decisão tem em vista a autorização da utilização do glifosato na agricultura do espaço comunitário, cuja licença para a aplicação da substância termina já no final deste ano.

Para António Lopes Dias, Diretor Executivo da Anipla, “A Anipla está satisfeita com um sinal de confiança e seriedade da União Europeia, pela votação positiva na renovação da licença do glifosato.”

Para este responsável, “Apesar de estarmos num dia em que milhares de agricultores e produtores europeus podem ver o futuro com mais confiança, a Anipla mantém alguma preocupação pelo atraso na decisão e demonstração da insegurança de alguns dos Estados Membros. Os consumidores europeus ficam a perder quando a União Europeia cede a pressão meramente política para a demora na tomada de decisões que são da ciência – uma vez que cientificamente já foi provada a não perigosidade do Glifosato. Por outro lado, mantemos a insatisfação pelo facto de não haver uma renovação por 15 anos, como acontece em todas as situações semelhantes, e voltamos a lembrar que se acaba de introduzir um precedente perigoso na avaliação europeia.”

“A posição neutra de Portugal é preocupante e injusta para com todo o sector agrícola português, porque demonstra como o nosso Governo não assume a posição que melhor defende os interesses dos seus consumidores e da sua economia”, conclui ainda.

Comente este artigo

O artigo Glifosato: União Europeia renova licença por 5 anos foi publicado originalmente em Anipla - fitonotícias

Anterior Mercado Agrícola Tradicional (mat) em Marco de Canaveses
Próximo El olvido de la PAC: Las mujeres rurales como piezas clave de la agricultura en Europa y el futuro de los alimentos

Artigos relacionados

Nacional

Quer exportar carne de porco congelada para a China? Peça aqui à DGAV

[Fonte: Agricultura e Mar]
A República Popular da China assinou recentemente com Portugal um protocolo para exportação de carne congelada de suíno. Se é produtor e está interessado, tem de apresentar um pedido formal por escrito para à DGAV – Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária preenchendo o modelo de requerimento, […]

Últimas

36 mortos e menos 3422 bombeiros na luta

[Fonte: Correio da Manhã]

Os alertas de calor extremo para a época foram atempados e sucessivos – ao longo da semana passada. Vento forte, mais de 30 graus e baixa humidade. Somados à seca severa e à ‘manta morta’ de vegetação a cobrir os solos. […]

Nacional

Exportações nacionais de frutos vermelhos já ultrapassam as de pera rocha

[Fonte: Vida Rural]
Quem o diz é o Ministério da Agricultura: em 2015, as exportações de frutos vermelhos, em valor, já ultrapassaram as exportações de pera rocha, ao atingir cerca de 91 milhões de euros. As de pera rocha ficaram-se pelos 87 milhões de euros. […]