Fundos europeus vão apoiar aquisição de mais 199 autocarros amigos do ambiente

Fundos europeus vão apoiar aquisição de mais 199 autocarros amigos do ambiente

[Fonte: ECO]

Os Fundos Europeus vão financiar a compra de mais 199 autocarros limpos, ou seja, veículos amigos do ambiente, entre autocarros elétricos e movidos a gás natural. O ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes, revelou que o Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos (POSEUR) recebeu 17 candidaturas ao segundo aviso para aquisição de autocarros limpos.

De acordo com a nota informativa do ministro, ao abrigo destas candidaturas — que encerraram no dia 26 de outubro — foi solicitado apoio para a aquisição de 199 autocarros limpos, sendo que 118 são a gás natural e os restantes 81 são elétricos.

A Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) apresentou a maior candidatura do segundo aviso, solicitando 86 autocarros, seguida da Carris, que contempla a aquisição de 15 autocarros. Contudo, além de autocarros, foi também pedido financiamento para adquirir 29 postos de abastecimento, 26 elétricos e três de gás natural.

Mobilizando perto de 23 milhões de euros de fundos comunitários, as candidaturas agora apresentadas perfazem um investimento de quase 64 milhões de euros.

Este é o segundo aviso do POSEUR para o apoio à aquisição de autocarros de elevada performance ambiental, sendo que no primeiro aviso, em 2016, foi financiada a compra de 516 veículos e de 16 postos de abastecimento. Na altura, as 11 candidaturas, posteriormente aprovadas, foram financiadas em 54 milhões de euros, o que permitiu um investimento de aproximadamente 156 milhões de euros. O POSEUR é um programa estrutural do Portugal 2020, sob a tutela do Ministério do Ambiente e, até agora, o investimento total ultrapassa os 220 milhões de euros.

Comente este artigo

O artigo Fundos europeus vão apoiar aquisição de mais 199 autocarros amigos do ambiente foi publicado originalmente em ECO

Anterior Las cuentas de la PAC que no todos entienden: En Francia se cobra 21.480€ de media; en España, 6.320€
Próximo “Há um ano tínhamos 50 milhões disponibilizados às empresas. Já passámos os 300 milhões”

Artigos relacionados

Últimas

Encontros de Networking – Inovação nas fileiras do Mel e dos Cogumelos – 9 de Novembro 2017 – Portalegre

Gostaria de partilhar experiências empreendedoras, saber mais sobre inovação e investimentos na fileira dos recursos silvestres?
A ADPM e a INOVISA vão promover encontros de Networking dirigidos aos diferentes intervenientes dos recursos silvestres do Alentejo (produtores, transformadores, utilizadores), como forma de contribuir para o estabelecimento de novas parcerias, […]

Nacional

Vencedor: Azinheira Secular do Monte do Barbeiro de Mértola é a Árvore do Ano

[Fonte: Agricultura e Mar]
Os portugueses escolheram a “Árvore Portuguesa do ano de 2019”. O vencedor do concurso nacional foi conhecido hoje, 21 de Novembro. A eleita foi a Azinheira Secular do Monte do Barbeiro, de Mértola.
A melhor forma de perceber a grandiosidade da “Azinheira Secular do Monte do Barbeiro” […]

Nacional

Vasco Cordeiro participa no Comité das Regiões que analisa futuro da Política Agrícola Comum

O Presidente do Governo participa, quarta e quinta-feira, em Bruxelas, na reunião plenária do Comité das Regiões que, entre outros temas, vai analisar o futuro da Política Agrícola Comum (PAC) e formas de reforçar o apoio aos jovens agricultores, com vista à criação de riqueza e de emprego nas zonas rurais. […]