Fitofármacos também ajudam agricultura biológica

Fitofármacos também ajudam agricultura biológica

[Fonte: Anipla - fitotema]

A agricultura biológica está a crescer em todo o mundo e é já uma opção diária de milhões de consumidores. Só em 2013 os gastos com produtos biológicos na União Europeia ultrapassaram os 22 milhões de euros e o mercado cresceu quase 6%, com a Alemanha e a França a liderarem. São 10 milhões de hectares dedicados a este modo de produção, que recorre a práticas sustentáveis que não prejudicam o ambiente e o bem-estar de seres humanos, plantas ou animais.

Em Portugal, a superfície ocupada com agricultura biológica no Continente chegou perto dos 240 mil hectares em 2015, mais 12% face a 2014. Desde 2009 que se regista um aumento generalizado da superfície em todas as regiões do País.

Neste modo de produção privilegiam-se medidas preventivas para evitar o avanço de pragas e doenças, tais como rotações de culturas, adubos verdes, compostagem, entre outros. Contudo, quando não é possível proteger as culturas, podem ser usados produtos fitofarmacêuticos, devidamente autorizados e homologados. Nestes casos, os produtores devem justificar no caderno de campo a necessidade de utilizar estas substâncias.

Um dos objetivos da Estratégia Nacional para a Agricultura Biológica – que visa aumentar a competitividade e a dimensão económica desta atividade – passa por facilitar a homologação em Portugal de produtos fitofarmacêuticos para utilização neste modo de produção que já são autorizados em Estado-Membros com condições climatéricas semelhantes. “Os operadores biológicos defrontam algumas dificuldades de gestão de alguns problemas fitossanitários, por falta de produtos fitofarmacêuticos homologados e autorizados em Portugal”, lê-se no documento.

Este modo de produção dá prioridade a medidas preventivas, mas é certo que nem sempre é possível travar o avanço dos inimigos das culturas. Os produtos fitofarmacêuticos devidamente homologados para agricultura biológica também são aliados da produção sustentável.

Comente este artigo

O artigo Fitofármacos também ajudam agricultura biológica foi publicado originalmente em Anipla - fitotema

 

Saiba mais sobre a campanha →considere os factos←

Anterior AMFAR y el Ayuntamiento de Bolaños cumplen su compromiso con la I Feria de la Cebolla del Campo de Calatrava
Próximo La región mediterránea será una de las más afectadas por el cambio climático

Artigos relacionados

Nacional

Capoulas Santos espera aprovação mais célere de projectos do PDR 2020 a partir de Abril

[Fonte: Agricultura e Mar]
O ministro da Agricultura, Luís Capoulas santos, diz que a situação do PDR 2020 deverá estar estabilizada em Abril e que a partir dessa data a aprovação dos projectos será mais rápida. “Todo o atraso que tínhamos, de mais de um ano, […]

Últimas

Últimas horas para participar en el Concurso de Mercedes Citan

Compartir en Facebook
Compartir en Twitter


El próximo 31 de octubre finaliza el plazo para participar en el concurso de Agropopular en el que podrán ganar una Mercedes Citan 108 CDI Furgón Compacto.
Solo tendrán que subir una fotografía con un vehículo Mercedes-Benz Citan a través del siguiente enlace
El año pasado, […]

Nacional

Concurso elegeu os 21 melhores “Queijos de Portugal”

[Fonte: Voz do Campo]
O anúncio de resultados e entrega dos prémios do 9.º Concurso “Queijos de Portugal”, aconteceu mo passado dia 30 de outubro, integrados no programa oficial da primeira edição do “Grandes Escolhas – Vinhos & Sabores”.
São 21, número que corresponde às categorias em prova, […]