Fitofármacos também ajudam agricultura biológica

Fitofármacos também ajudam agricultura biológica

[Fonte: Anipla - fitotema]

A agricultura biológica está a crescer em todo o mundo e é já uma opção diária de milhões de consumidores. Só em 2013 os gastos com produtos biológicos na União Europeia ultrapassaram os 22 milhões de euros e o mercado cresceu quase 6%, com a Alemanha e a França a liderarem. São 10 milhões de hectares dedicados a este modo de produção, que recorre a práticas sustentáveis que não prejudicam o ambiente e o bem-estar de seres humanos, plantas ou animais.

Em Portugal, a superfície ocupada com agricultura biológica no Continente chegou perto dos 240 mil hectares em 2015, mais 12% face a 2014. Desde 2009 que se regista um aumento generalizado da superfície em todas as regiões do País.

Neste modo de produção privilegiam-se medidas preventivas para evitar o avanço de pragas e doenças, tais como rotações de culturas, adubos verdes, compostagem, entre outros. Contudo, quando não é possível proteger as culturas, podem ser usados produtos fitofarmacêuticos, devidamente autorizados e homologados. Nestes casos, os produtores devem justificar no caderno de campo a necessidade de utilizar estas substâncias.

Um dos objetivos da Estratégia Nacional para a Agricultura Biológica – que visa aumentar a competitividade e a dimensão económica desta atividade – passa por facilitar a homologação em Portugal de produtos fitofarmacêuticos para utilização neste modo de produção que já são autorizados em Estado-Membros com condições climatéricas semelhantes. “Os operadores biológicos defrontam algumas dificuldades de gestão de alguns problemas fitossanitários, por falta de produtos fitofarmacêuticos homologados e autorizados em Portugal”, lê-se no documento.

Este modo de produção dá prioridade a medidas preventivas, mas é certo que nem sempre é possível travar o avanço dos inimigos das culturas. Os produtos fitofarmacêuticos devidamente homologados para agricultura biológica também são aliados da produção sustentável.

Comente este artigo

O artigo Fitofármacos também ajudam agricultura biológica foi publicado originalmente em Anipla - fitotema

Anterior AMFAR y el Ayuntamiento de Bolaños cumplen su compromiso con la I Feria de la Cebolla del Campo de Calatrava
Próximo La región mediterránea será una de las más afectadas por el cambio climático

Artigos relacionados

Nacional

Contratos de Tranformação de Tomate têm de ser entregues no IFAP até 1 de Março

[Fonte: Agricultura e Mar]
A celebração dos Contratos de Transformação de Tomate, formalização para o ano de 2017, tem como data limite o dia 15 de Fevereiro de 2017. Assim, deverá ser entregue no IFAP – Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas uma cópia dos respectivos contratos, […]

Últimas

Menos recursos mas mais produção! Com a gestão integrada da Hidrosoph é possível

[Fonte: Voz do Campo]
Vivemos numa era em que, como nunca, existe a consciência de que a água não é um recurso infindável e que a sua racionalização, bem como dos outros recursos utilizados na exploração agrícola podem ser um fator de sucesso. […]

Últimas

Militares a caminho de Proença-a-Nova para vigiar floresta não ardida

Proença-a-Nova, Castelo Branco, 28 jul (Lusa) – Um grupo de militares com três viaturas está hoje a caminho de Proença-a-Nova para patrulhar a área de floresta não ardida, após um pedido do município, disse hoje o presidente da Câmara.

Comente este artigo […]