Fitofármacos também ajudam agricultura biológica

Fitofármacos também ajudam agricultura biológica

[Fonte: Anipla - fitotema]

A agricultura biológica está a crescer em todo o mundo e é já uma opção diária de milhões de consumidores. Só em 2013 os gastos com produtos biológicos na União Europeia ultrapassaram os 22 milhões de euros e o mercado cresceu quase 6%, com a Alemanha e a França a liderarem. São 10 milhões de hectares dedicados a este modo de produção, que recorre a práticas sustentáveis que não prejudicam o ambiente e o bem-estar de seres humanos, plantas ou animais.

Em Portugal, a superfície ocupada com agricultura biológica no Continente chegou perto dos 240 mil hectares em 2015, mais 12% face a 2014. Desde 2009 que se regista um aumento generalizado da superfície em todas as regiões do País.

Neste modo de produção privilegiam-se medidas preventivas para evitar o avanço de pragas e doenças, tais como rotações de culturas, adubos verdes, compostagem, entre outros. Contudo, quando não é possível proteger as culturas, podem ser usados produtos fitofarmacêuticos, devidamente autorizados e homologados. Nestes casos, os produtores devem justificar no caderno de campo a necessidade de utilizar estas substâncias.

Um dos objetivos da Estratégia Nacional para a Agricultura Biológica – que visa aumentar a competitividade e a dimensão económica desta atividade – passa por facilitar a homologação em Portugal de produtos fitofarmacêuticos para utilização neste modo de produção que já são autorizados em Estado-Membros com condições climatéricas semelhantes. “Os operadores biológicos defrontam algumas dificuldades de gestão de alguns problemas fitossanitários, por falta de produtos fitofarmacêuticos homologados e autorizados em Portugal”, lê-se no documento.

Este modo de produção dá prioridade a medidas preventivas, mas é certo que nem sempre é possível travar o avanço dos inimigos das culturas. Os produtos fitofarmacêuticos devidamente homologados para agricultura biológica também são aliados da produção sustentável.

Comente este artigo

O artigo Fitofármacos também ajudam agricultura biológica foi publicado originalmente em Anipla - fitotema

Anterior AMFAR y el Ayuntamiento de Bolaños cumplen su compromiso con la I Feria de la Cebolla del Campo de Calatrava
Próximo La región mediterránea será una de las más afectadas por el cambio climático

Artigos relacionados

Nacional

Quatro distritos estão hoje em risco máximo de incêndio. Cinco ocorrências em curso PP

[Fonte: Observador]

Existem 21 ocorrências de incêndio, das quais cinco em curso, segundo Patrícia Gaspar, adjunta de operações da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC). Os planos municipais continuam ativados, nomeadamente no distrito de Santarém.
As localidades de Mação, em Santarém, […]

Últimas

Açores recebe especialistas internacionais para debater futuro da apicultura

Num momento em que a fileira apícola nacional vive uma conjuntura favorável, fruto do aumento da produção e do preço do mel, decorre pela primeira vez na Região Autónoma dos Açores o Fórum Nacional de Apicultura. Este sábado, 15 de Outubro, no Auditório do Ramo Grande, […]

Últimas

Pós-graduação em Agribusiness tem candidaturas abertas

[Fonte: Voz do Campo]
A Universidade de Lisboa criou um curso de Pós-Graduação em “Agribusiness”, especialmente dirigido a profissionais do setor, através de uma parceria entre o Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) e o Instituto Superior de Agronomia (ISA), englobando também a CONSULAI – […]