Feira Nacional de Agricultura o sucesso ultrapassou os 200 mil visitantes

Feira Nacional de Agricultura o sucesso ultrapassou os 200 mil visitantes

[Fonte: O Ribatejo]

Termina em ambiente de contentamento geral a 55.ª Feira Nacional de Agricultura / 65.ª Feira do Ribatejo, evento que decorreu no Centro Nacional de Exposições, em Santarém, e cuja temática se centrou no “Olival e Azeite”, ponto de encontro da agricultura durante nove dias com a presença de Comissários Europeus, organizações internacionais, participantes estrangeiros oriundos de países como Espanha, Itália, França, Grécia, Tunísia, entre outros.
De 2 a 10 de junho, a Feira deu a conhecer algumas das mais avançadas tecnologias e novidades para a produção agrícola e termina este domingo com um balanço positivo na participação de expositores e área ocupada pelas empresas que marcaram presença no evento para divulgação de produtos e serviços. A Feira afirmou-se, uma vez mais, como o principal evento deste mercado e a grande montra do sector agrícola em Portugal para satisfação dos expositores e dos visitantes. Nesta área, realce para o investimento das empresas que tornaram possível uma exposição com uma imagem cada vez mais cuidada e que revela a importância do certame para estabelecer contactos e negócios. E são estas as razões para Luís Mira sublinhar o seu contentamento pelo sucesso da Feira. A FNA18 ultrapassou este ano os 200 mil visitantes, um número que a organização considera extraordinário, com mais de 20 mil pessoas em média por dia na Feira. “Este é o número ideal para a Feira funcionar bem; quando há enchentes de 41 mil pessoas como aconteceu no sábado já se sabe que há mais dificuldades de estacionamento, trânsito, etc.”, disse Luís Mira.

Dia de Santarém foi um sucesso
Este domingo ao final da manhã, na conferência de imprensa de balanço final da FNA18, o secretário-geral da CAP Luís Mira esteve acompanhado do presidente da Câmara de Santarém e do administrador da Resitejo, dois dos parceiros desta edição que contribuíram para o sucesso alcançado este ano em diversas vertentes. O maior envolvimento de Santarém com a sua Feira do Ribatejo / Feira Nacional de Agricultura esteve bem patente da ação do dia 7 que trouxe à feira 25 mil pessoas, das quais 15.547 munícipes de Santarém que vieram a convite da Câmara. O sucesso da iniciativa foi vincado nesta conferência pelo presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves que anunciou o reforço da iniciativa na próxima edição. “Apenas 30% das pessoas que vêm à Feira são do concelho de Santarém, o que mostra existir uma grande margem de progressão para reforçar a participação dos municípes, das nossas tradições, e assim ajudar também a Feira a crescer”, disse o autarca.

Cuidar do ambiente
é preocupação
Outro exemplo de colaboração salientado por Luís Mira é a parceria com a Resitejo, que faz a gestão dos resíduos sólidos urbanos na Feira, trabalho que vem sendo desenvolvido desde há 3 anos e que está a dar frutos com o aumento da separação dos lixos. “A preocupação ambiental tem-nos trazido ao longo dos anos a trabalhar nesta parceria com a Resitejo que está a dar frutos e este ano conseguimos ter um terço do lixo separado, com 10 toneladas de vidro, 7 de cartão, 5 de plástico e 45 toneladas de lixo indiferenciado. A meta para 2020 é atingir os 50% de resíduos separados para reciclagem, como afirmou nesta conferência Diamantino Duarte, administrador da Resitejo. “Temos agora o desafio, que também é nacional, dos plásticos , e estamos a preparar o plano de ataque aos plásticos”.

FNA 18 marcou
a agenda politica
A Feira Nacional de Agricultura marcou a agenda política da agricultura nacional e internacional com a presença de diversas individualidades com destaque para a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, do 1º Ministro, António Costa, do Comissário Europeu da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Phil Hogan, do Comissário Europeu para a Ciência, Investigação e Inovação, Carlos Moedas, Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, da Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino e de outros responsáveis como a Secretária de Estado da Segurança Social, Cláudia Sampaio, o Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luis Medeiros Vieira, entre outros.

Comente este artigo

O artigo Feira Nacional de Agricultura o sucesso ultrapassou os 200 mil visitantes foi publicado originalmente em O Ribatejo

Anterior António Costa apela aos americanos investimentos no regadio português
Próximo Feira marcou agenda política nacional e lançou o debate da PAC

Artigos relacionados

Últimas

Mercado Agrícola Tradicional (mat) em Marco de Canaveses

[Fonte: Voz do Campo]
A APROVAL – Associação dos Produtores Agrícolas do Vale do Sousa e Tâmega, com o apoio da Câmara Municipal do Marco de Canaveses e da Junta de Freguesia do Marco, vai realizar, de 21 a 24 de dezembro, mais uma edição do Mercado Agrícola Tradicional do Marco (mat2017 – […]

Últimas

Sessão sobre desenvolvimento agrícola em pequena propriedade

[Fonte: ffl revista]
A EDIA, em parceria com a Câmara Municipal de Cuba e a Associação de Jovens Agricultores de Portugal, vai realizar uma sessão de informação em Cuba sob o tema “Desenvolvimento agrícola da pequena propriedade”.
Este encontro, aberto a todos os interessados, […]

Nacional

Stet organiza Dias da Batata

[Fonte: Voz do Campo]
A Stet Holland, empresa holandesa que obtém, multiplica e comercializa batata de semente, realiza nos próximos dias 8, 9 e 10 de novembro (de 4ª a 6ª feira) das 9 às 17 h, os “STET Potato Days / Dias da Batata Stet” […]