Exportações agroalimentares nacionais superaram 900 milhões de euros até julho

Exportações agroalimentares nacionais superaram 900 milhões de euros até julho

[Fonte: O Jornal Económico]

As exportações no setor agroalimentar nacional cresceram mais do que as importações no mesmo setor nos primeiros sete meses de 2019.

Segundo um comunicado do Ministério da Agricultura, “os dados hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística revelam que as exportações aumentaram 3,1% relativamente ao período homólogo, um valor que fica 0,6% acima do crescimento de 2,5% das importações”.

“Estamos a vender mais do que compramos ao exterior, o que significa que estamos menos dependentes, aumentámos a nossa capacidade de autoaprovisionamento e estamos a substituir importações por produção nacional”, explica Luís Medeiros Vieira, secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, que considera “este dado muito positivo”.

O referido comunicado sublinha que, “para esta ‘performance’, contribuíram as exportações do setor hortofrutícola que, até ao mês de julho, ultrapassaram já os 900 milhões de euros, valor que corresponde a um crescimento de 11% face ao período homólogo”.

“Neste setor, há a destacar a produção da floricultura (+23%), dos pequenos frutos (+22%), dos produtos hortícolas (+21,2%) e das frutas (+12,3%)”, destaca o comunicado do Ministério da Agricultura.

“A exemplo do que sucedeu nos últimos anos, em 2019 o setor hortofrutícola está a registar um desempenho notável, especialmente ao nível das exportações”, acrescenta Luís Medeiros Vieira, salientando que “o setor agroalimentar português está a produzir mais e melhor, de forma sustentável e a exportar mais, numa dinâmica que corresponde à aposta que o Governo implementou na internacionalização da economia”.

O Ministério da Agricultura assinala ainda que, “desde que assumiu funções, este Governo já abriu 54 mercados, para 210 produtos (161 da área animal e 49 de origem vegetal) e está a trabalhar de forma intensa e empenhada na abertura de 59 mercados, para viabilização da exportação de 272 produtos, sendo 220 da área animal e 52 da área vegetal”.

Comente este artigo

O artigo Exportações agroalimentares nacionais superaram 900 milhões de euros até julho foi publicado originalmente em O Jornal Económico.

Anterior Cotações – Ovinos e Caprinos – Informação Semanal – 2 a 8 Setembro 2019
Próximo Produção nacional substitui importações

Artigos relacionados

Nacional

Autarcas de Pedrógão Grande e Figueiró dos Vinhos acusados de homicídio por negligência

[Fonte: Rádio Renascença]

Os 10 arguidos pronunciados para julgamento no processo que investiga as responsabilidades no incêndio de Pedrógão Grande, em 2017, estão acusados entre dois e 63 crimes de homicídio por negligência, refere o despacho do Tribunal de Leiria. A estas somam-se ainda várias acusações por ofensa à […]

Nacional

“Devolvemos os animais à sua natureza”

[Fonte: Vida Rural]
A Go Organic é uma das maiores produções em modo biológico de porco branco da Europa e fica no Alentejo, na Herdade da Barrosinha, junto a Alcácer do Sal. Ao todo, são mais de 500 hectares, onde a empresa Go Organic contrariou um dos mais velhos dogmas da agropecuária, […]

Nacional

Governo abre concursos de 17,5 M€ em apoios ao investimento agrícola

[Fonte: Vida Rural]

O Governo acaba de abrir novos concursos, no âmbito do PDR 2020, num montante total de 17,5 milhões de euros destinados a apoiar projetos de investimento nas explorações agrícolas.
De acordo com o gabinete do ministro da Agricultura, […]