Exportações agroalimentares da UE aumentam 3,7%

Exportações agroalimentares da UE aumentam 3,7%

[Fonte: Anipla - fitonotícias]

Os valores do comércio agroalimentar da União Europeia (UE) diminuíram em abril, relativamente a março, para 11,1 mil milhões de euros em exportações e 9,6 mil milhões de euros em importações, em linha com um padrão sazonal, refere o relatório mensal de comércio publicado pela Comissão Europeia.

No entanto, as exportações aumentaram 3,7% em abril, face ao mesmo mês do ano passado. Os valores mensais das importações, por outro lado, diminuíram 2% em relação a abril de 2017, facto que elevou o superavit comercial mensal agroalimentar para 1,5 mil milhões de euros ou um aumento de 66% em relação a abril de 2017.

Por setor, o maior crescimento das exportações foi conseguido pelos couros e peles em bruto (93 milhões de euros), seguido pelo vinho (90 milhões de euros), bebidas espirituosas (62 milhões de euros) e açúcar (47 milhões de euros). As exportações de frutas caíram 30 milhões.

Já o valor das importações agroalimentares da UE em abril de 2018, relativamente a abril de 2017, aumentou principalmente para os produtos provenientes da Costa do Marfim (50 milhões de euros), Chile (42 milhões de euros) e Tunísia (37 milhões de euros).

Quedas significativas foram registadas nas importações de bagaço de oleaginosas, café não torrado, açúcar e óleo de palma, enquanto as importações de frutas tropicais, tabaco em rama, frutas não tropicais e carne bovina apresentaram os maiores aumentos em termos de valor.

Ver mais informações aqui.

Comente este artigo

O artigo Exportações agroalimentares da UE aumentam 3,7% foi publicado originalmente em Anipla - fitonotícias

Anterior Produits biologiques : «Le parent pauvre de la recherche industrielle»
Próximo Grupo Sapec Agro Business compra SDP

Artigos relacionados

Últimas

População portuguesa vê nos produtos fitofarmacêuticos um aliado da produção agrícola

[Fonte: Anipla – fitonotícias]

A larga maioria dos portugueses acredita que os produtos fitofarmacêuticos são concebidos com o objetivo de proteger as plantas e que, para que os alimentos sejam acessíveis, os agricultores devem ter a capacidade de combater infestantes, pragas e doenças. […]

Nacional

Apoios para agricultores do Algarve afectados pelo mau tempo

[Fonte: ffl revista]

O secretário de Estado da Agricultura e Alimentação anunciou apoios para os agricultores afectados pelo mau tempo.
O anúncio foi feito à margem da visita que fez à região do Algarve onde ocorreram estragos em explorações agrícolas, na sequência do mau tempo que afectou a zona. […]

Nacional

Vinhos de Colares em destaque no The New York Times

[Fonte: Observador]

Vinhas em forma de “serpentes esverdeadas” que deslizam pela areia. Numa primeira abordagem, é assim que o crítico de vinhos do jornal The New York Times começa por descrever Colares, uma das nove Denominações de Origem Controlada (DOC) na região dos vinhos de Lisboa (antiga Estremadura). […]