Europeias. Nós, Cidadãos defende mais dinheiro da UE para reforma da política agrícola

[Fonte: Agricultura e Mar]

Paulo Morais é o cabeça de lista do Nós, Cidadãos às eleições europeias de 26 de maio de 2019. O partido, que se diz centrista, defende a alocação de recursos suficientes no orçamento da União para “proteger a natureza, realizar a transição da gestão das pescas para a conservação dos oceanos, reformar radicalmente a sua política agrícola, reverter a desflorestação global e apoiar a restauração dos ecossistemas”. Mas, não explica como.

O objectivo do Nós, Cidadãos é “travar a perda de biodiversidade e acabar com a sobrepesca e a desflorestação”.

Economia azul

No que diz respeito ao mar, a lista liderada por Paulo Morais afirma que, pela sua “localização geo-estratégica privilegiada e pela extensão da plataforma continental portuguesa, Portugal tem de assegurar a oportunidade para o acesso e sucesso de uma economia azul que seja simultaneamente circular e sustentável, através da potenciação do valor económico das actividades relacionadas com o mar e com os seus recursos.

Ao nível da União Europeia, Portugal tem “um papel importante na exploração da plataforma atlântica e deverá a todos os níveis garantir a protecção da biodiversidade marítima, proteger o mar da poluição, acabar com a sobre-exploração de recursos e assegurar a sustentabilidade do sector das pescas”, acrescenta o programa do Nós, Cidadãos.

Economia circular

A lista liderada por Paulo Morais quer garantir que as “medidas ambiciosas já previstas pela União Europeia em medida de economia circular sejam efectivamente implementadas a nível do mercado único e de Portugal”.

“Há que lutar pela defesa dos nossos recursos naturais, pelo fim do desperdício e pela reutilização de bens e serviços passíveis de continuarem a ser activos do mercado único. Continuaremos a pugnar pelo cumprimento rigoroso das metas estabelecidas no protocolo de Paris e na promoção dos Objectivos do Desenvolvimento Sustentável e da Agenda 2030”, refere o programa do partido.

Europa um líder mundial em emissões zero

Para o partido, o próximo Parlamento Europeu deverá ainda regulamentar para eliminar a poluição, ruídos e emissões de CO2, em particular através de uma estratégia que torne a Europa um líder mundial em emissões zero e em transporte partilhado alimentado por electricidade limpa e renovável.

“Refugiado climático/migrante ambiental”

Outra das pretensões do Nós, Cidadãos passa por “lutar pela definição de “refugiado climático/migrante ambiental” e dos direitos destes cidadãos que têm de deslocar a sua residência para sua sobrevivência e sustento, devido aos efeitos de eventos climáticos extremos adversos (seca, cheias, incêndios, desertificação).

Pode ler as linhas programáticas do Nós, Cidadãos aqui.

Agricultura e Mar Actual

Comente este artigo

O artigo Europeias. Nós, Cidadãos defende mais dinheiro da UE para reforma da política agrícola foi publicado originalmente em Agricultura e Mar.

Anterior Se va cerrando el plazo de la PAC: Qué gestiones se pueden hacer hasta el cierre definitivo el 31 de mayo
Próximo Inseminação Artificial em Caprinos de Raça Serrana com Sémen Refrigerado em debate em Santarém

Artigos relacionados

Últimas

Grandes Escolhas – Vinhos & Sabores – 27 a 30 de Outubro 2017 – Lisboa

Faltam apenas 18 dias para a estreia do  ‘Grandes Escolhas – Vinhos & Sabores’. De 27 a 30 de Outubro de 2017 todos os caminhos báquicos vão dar ao maior evento do sector – em número de expositores, vinhos e visitantes esperados. Durante quatro dias, o Pavilhão 4 da Feira Internacional de Lisboa (FIL), […]

Últimas

Operação 10.2.1.3. diversificação de atividades na exploração

O PDR2020 disponibiliza o segundo período para a apresentação de candidaturas à operação 10.2.1.3 – Diversificação de Atividades na Exploração Agrícola, entre as 9h00 do dia 15 de março e as 18h00 do dia 15 de junho de 2017.
OBJETIVO DA OPERAÇÃO

Investimentos na diversificação de atividades na exploração para atividades não agrícolas até um máximo 200 000 € de investimento. […]

Últimas

GIPS sensibilizam população contra os incêndios em Macedo de Cavaleiros

ovEmsZ5gHvABaUYQpFTW

GIPS sensibilizam população contra os incêndios em Macedo de Cavaleiros

O Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro da GNR associou-se à Proteção Civil Municipal de Macedo de Cavaleiros e desenvolveu uma ação de sensibilização florestal contra incêndios. Nesta primeiro visita foram sinalizados algumas situações de risco e notificados alguns proprietários para o cumprimento voluntário das obrigações de limpeza dos terrenos. […]